CENSURAS À IGREJA – Ap 2.1 - 3.22 (Pr. Paulino Cordeiro)

| 13-05-2012 12:32:53

Jesus decreta elogios, CENSURAS, conselhos e recompensas às sete igrejas locais que se situavam na Ásia. Para entendermos o que Jesus estava escrevendo àquelas igrejas locais, não podemos perder de vista que a Igreja do Senhor Jesus é única, formada por todos os verdadeiros Crentes de todos os lugares. Então, na verdade, o conteúdo das cartas direcionadas às sete igrejas é para a Igreja de todos os lugares e de todos os tempos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 4.8mb).

Já compartilhamos sobre os elogios de Jesus, agora estejamos atentos às Suas CENSURAS. Então, o que seria uma CENSURA? É uma verdade comunicada com profunda sinceridade, criticando o erro de alguém, com fim construtivo.

Passados quase dois mil anos, estas Igrejas locais não existem mais, as cidades não existem mais, hoje, naquela região acha-se a Turquia.

Jesus é o Deus que tudo vê; via a Igreja daquele tempo e vê a Igreja de hoje.

01. À Igreja em Éfeso - Ap 2.4

Significado: Éfeso significa desejável.

Contexto: Era um grande pólo econômico da Ásia, foi a maior cidade da costa Oeste da Ásia Menor, no mar Egeu. Tinha o maior porto da Ásia e duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, sua provável população seria em torno de 350.000. Era o centro de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.

Os Crentes daquela cidade eram perseguidos pelos nicolaítas. Estes nicolaítas seduziam o laicado (povo) com falsas doutrinas, filosofias e imoralidades. Seriam falsos mestres, falsos pastores?

Censura: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor - Ap 2.4.

Os Crentes da Igreja em Éfeso estavam acomodados, não comunicavam o grande amor de Deus, apenas ficavam na defensiva: Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio - Ap 2.6.  

02. À Igreja em Esmirna - 2.9-11

Significado: Esmirna significa mirra, um dos presentes dado ao Senhor Jesus, pelos reis. A mirra é um pequeno arbusto encontrado nos desertos da África. É necessário esmagar os galhos para extrair a sua perfumada resina.

Contexto: Esmirna, hoje se chama Izmir, a terceira maior cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país. Durante o domínio romano, foi um centro de idolatria oficial, conhecida como Guardião do Templo (gr. neokoros). Foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério. Foram descobertas imagens, na praça principal da cidade, de Posêidon (deus grego do mar) e de Deméter (deusa grega da ceifa e da terra). Quem não prestasse culto ao imperador romano poderia ser condenado à morte.

Censura: Não foi censurada porque exalava o perfume de Cristo.

Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias - Ap 2.9-10a.

Aqueles crentes estavam sendo quebrados, eram perseguidos pelos adoradores do imperador romano e pelos falsos judeus (sinagoga de satanás - v.9), eram provados, mas exalavam o perfume de Cristo. Sofriam danos materiais e emocionais, entretanto, o seu tesouro era acumulado no Céu - mas tu és rico.

03. À Igreja em Pérgamo - 2.14-15

Significado: Pérgamo pode significar casamento, uma igreja mundana; falsas doutrinas circulavam dentro dela, crentes de Pérgamo estavam casados com o mundo.

Contexto: Pérgamo era Muito idólatra. Era famosa por sua escola de medicina e Esculápio, simbolizado por uma serpente, era adorado como o deus da medicina. A Igreja era muito influenciada com doutrinas falsas que incentivavam os irmãos a praticarem idolatria e imoralidade. Tinha dois tronos de satanás: o altar de Zeus, com 60 metros de altura e um templo de culto ao imperador romano.

Depois de Alexandria, possuiu a segunda maior biblioteca. Foi em Pérgamo que nasceu o uso de peles de animais para fazer pergaminhos, substituindo o papiro.

Censura: Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas - Ap 2.14-15.

Alguns crentes tinham suas qualidades, mas queriam casar as doutrinas de Jesus com as imoralidades oferecidas pelo mundo.

04. À Igreja em Tiatira - Ap - 2.20-23

Significado: Tiatira significa sacrifício, dificuldade.

Contexto: estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes e atualmente, chama-se Akhisar. A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (Atos 16.14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc.

Tiatira teve templos e santuários religiosos, aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (Atos 19.34) e um santuário a Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.

Censura: Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que EU SOU AQUELE que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras - Ap 2.20-23.

 Esta censura alerta para o cuidado com profecias extra Bíblia, pois existem muitos adivinhadores, demoníacos, se fazendo passar por profetas ou profetizas, como é o caso de Jezabel. Tais falsos profetas, atualmente, dentro das igrejas, servos de satanás, têm sido mensageiros de muitas desgraças e, por serem inimigos de Deus, não devem ser tolerados.

05. À Igreja em Sardes - 3.1

Significado: Sardes significa remanescente, o que escapou.

Contexto: hoje restam apenas ruínas perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Foi situada numa rota comercial importante no vale do Hermo, com a parte superior da cidade (a acrópole) quase 500 metros de altitude. Pela produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc., se tornou próspera. Era uma cidade com um passado memorável, mas, com um presente insignificante nas áreas políticas e comerciais. 

O espírito de Jezabel regia o culto a Baal, pervertendo o povo de Deus a práticas abomináveis, como a prostituição e a alimentação com carnes sacrificadas a ídolos.

Censura: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto - Ap 3.1.

Nesta igreja local a maioria vivia de aparências, queriam ser Crentes sem obediência à Palavra de Deus, eram sepulcros caiados, bonitos por fora e podres por dentro.

06. À Igreja em Filadélfia - 3.7-13

Significado: Filadélfia significa amor fraternal

Contexto: Tinha uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. A região produzia uvas e o povo adorava Dionísio, o deus grego do vinho, equivalente a Baco, o deus Romano do vinho. A cidade servia como base para a divulgação do helenismo (imposição da cultura Grega) às regiões de Lídia e Frígia. Foi localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia. Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia.

Censura: sem censuras, os Crentes daquela cidade viviam o amor fraternal, tinham amor à Palavra e ao nome de Jesus. Tinham pouca força, mas suas obras eram realizadas no poder do Espírito Santo de Deus.

João 13.34-35: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como EU vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

07.  À Igreja em Laodicéia - 3.15-17

Significado: Laodicéia significa que é de Laodice. Laodice significa justiça pública, justiça do povo, uma justiça da tradição.

Contexto: Situava-se no local da atual cidade de Denizli, na Turquia.

Naquele tempo, a cidade era abastecida por aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. A água chegava, na cidade, morna e sua qualidade não era boa. Ao engolir esta água, muitas pessoas tinham vontade de vomitar, como Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia - 3.15-16.

Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Foi conhecida como um centro do poder financeiro (3.17-18). A região produzia lã preta (3.18) e um tipo de colírio para os olhos (3.19).

Censuras: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

A igreja em Laodicéia era tão ruim quanto à sua água morna, por isto é que Jesus censura a sua arrogância, decretando que era infeliz, para contrariar a falsa felicidade das riquezas; que era miserável e pobre, contrariando o poder financeiro; que era cega, contrariando a fama do seu colírio; que estava nua, contrariando a sua fama na produção de roupas. Jesus estava decretando que os poderes da terra, sem Deus, são para destruição e perdição.

Conclusão

As sete Igrejas locais, mencionadas por Jesus, representam a totalidade da Sua Igreja, pois, Ele dirige-se à IGREJA QUE ESTÁ EM Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, portanto escreve ao Corpo de Cristo.

Cada Igreja local enfrenta situações diferentes, é por isto que Jesus se reporta a cada uma de maneira diferente, mas, podemos facilmente perceber que estes decretos dados às igrejas formam um conteúdo único, direcionado à Igreja de todos os tempos.

Que CENSURAS servem para nós?

Como estamos nos comportando, o mundo tem prevalecido sobre nós ou nós temos vencido o mundo?

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé - 1ª João 5.4.

Será que as igrejas locais, de hoje, não estariam piores que as da Ásia?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 11.11.2007 e 06.05.2012 - noite.