O LUGAR DO TRONO DE DEUS – 1ª Co 3.16-17

| 15-12-2011 18:53:51

No Tabernáculo (Habitação de Deus) a Glória de Deus estava presente, Deus habitava no meio do seu povo, mas não habitava no ser humano, o Espírito de Deus vinha sobre eles quando era necessário. Os rebeldes eram fulminados pelo poder de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 4.95mb).

Agora o Espírito Santo diz: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado - 1ª Co 3.16-17.

Hoje, a Glória de Deus está dentro do Crente e "Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá".

          O Tabernáculo de Moisés era dividido em três partes inseparáveis:

a) Átrio, chamado de Caminho, onde eram oferecidos os sacrifícios no Altar de Bronze, ali também tinha a Bacia de Bronze, onde era feita a purificação;

b) Santo Lugar, chamado de Verdade, era o lugar de comunhão na Mesa dos Pães, só havia uma fonte de luz, o Candelabro e tinha um lindo Altar Dourado, onde era queimado incenso a Deus.

c) Santos dos Santos, chamado de Vida, ali havia uma gloriosa mobília que era o Trono da Glória de Deus, a Arca da Aliança com o Propiciatório.

O Altar de Bronze aponta para Jesus, o Cordeiro sacrificial pelos nossos pecados; a Bacia de Bronze com a água purificadora representa a purificação pela Palavra de Deus, no poder do Espírito Santo; a Mesa dos Pães aponta para a comunhão na Carne de Jesus; O Candelabro com suas sete lâmpadas aponta para Jesus, com a Igreja, como a única fonte de Luz para o mundo; o Altar de Incenso representa a oração e intercessão do justo, Jesus o nosso intercessor; a Arca da Aliança com o Propiciatório, ali fica o Trono de Deus, representa a soberania de Deus e a Sua Justiça, aponta para Jesus, o nosso Sumo Sacerdote, o único que tem poder para interceder pelo pecador.

Jesus veio para cumprir a Lei e disse: Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida (Eu sou o Tabernáculo de Deus na terra); ninguém vem ao Pai senão por mim - Jo 14.6. Com estas Palavras Jesus mudou a história do povo de Deus, Ele cumpriu todos os rituais da Lei, estabeleceu o Trono de Deus dentro de todo aquele que Nele crê. Daí em diante o tripé do ser humano, esta tricotomia formada pelo corpo, alma e espírito, passou a ser o Tabernáculo de Deus.

01. O corpo passou a ser o Átrio, chamado Caminho

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado - 1ª Co 3.16-17

O Átrio era a parte externa do Tabernáculo de Moisés, o corpo é a parte externa do ser humano.

O corpo (Átrio) é lugar de sacrifício: Rm 12.1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

O animal não tinha vontade, mas o ser humano tem inteligência e deve escolher; o nosso caminho até Deus é via sacrifício.

Gl 2.19-20 - Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.                

Rm 6.4-6 - Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.

Como está o teu corpo como átrio do Santuário de Deus, tem cuido bem dele?

02. A alma passou a ser o Santo Lugar, chamado de Verdade

O Santo Lugar era a primeira sala interna do Tabernáculo, pois a Tenda era formada pelo Santo Lugar e pelo Santo dos Santos, assim é com o ser humano, internamente temos a alma e o espírito.

A alma é lugar para ser depositada a sabedoria de Deus: 1ª Co 3.18-20 Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos. Mateus 24.4 Vede que ninguém vos engane.

Lugar de transformação: Rm 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente (alma), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Fp 4.8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (alma).

Lugar de comunhão: 1ª Jo 1.6-7 Se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado..

No Santo Lugar só havia uma fonte de luz, o Candelabro Sagrado. Na alma deve haver somente uma fonte de Luz, a Trindade Santa e sua Palavra, Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo (Mateus 28.19; João 8.12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz...).

Na tua alma tem habitado somente a Luz da Verdade?   

03. O espírito humano passou a ser o Santo dos Santos, chamado Vida

O espírito é a parte sobrenatural do ser humano, onde habita o Espírito Santo de Deus.

Gênesis 2.7 Então formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra (FEZ O CORPO) e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (DEU-LHE ESPÍRITO, a sua imagem e semelhança), e o homem passou a ser alma vivente (DEU-LHE INTELIGÊNCIA PARA COORDENAR O CORPO).

Deus, quando doou espírito ao homem, colocou uma miniatura da Sua essência dentro de cada um de nós.

Gênesis 1.26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Números 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? João 4.24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.

Só mantém comunhão com Deus quem é Santuário do Espírito Santo de Deus: Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. - 2ª Co 3.17-18.

Conclusão

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se eu estou unido com Cristo e o Espírito de Deus habita em mim, então posso dizer que em mim está o Caminho, a Verdade e a Vida.

Disse Jesus: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância - João 10.10.

O nosso Deus é Deus de vivos e não de mortos, pois, em Jesus Cristo, Filho de Deus, ressuscitamos para a vida eterna e no dia do Juízo seremos chamados com corpo glorificado para vivermos eternamente com o Pai.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 03.06.2007 e 11.12.2011 - noite.