O RETRATO FALADO DE CRISTO - Apocalipse 1.12-18

Pr. Paulino Cordeiro | 14-10-2011 21:22:13

O homem, na sua vaidade e ganância, tem criado falsos retratos de Cristo; vemos esculturas e desenhos, que dizem ser de Cristo, idolatrados pelo mundo afora. Carregam tais retratos e até beijam tais figuras, pensando obter algum tipo de proteção.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.59mb).

Vemos aqueles que penduram um "crucifixo" na cabeceira da cama, no retrovisor do automóvel, no pescoço, atribuindo poderes místicos a estes objetos. Tudo isto é engano e idolatria, pois, o próprio Jesus Cristo, nos fornece um retrato muito verdadeiro e muito além daquilo que o homem possa imaginar. Jesus apareceu ao apóstolo João na ilha de Patmos, e assim o apóstolo o descreveu:

01. Sua Cabeça e Cabelos eram brancos como alva lã, como neve - v.14a

A brancura de Seus cabelos simboliza a sabedoria e a eternidade de Jesus Deus, pois Ele é o ancião de dias - Rei eterno - Dn 7.9: Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.

Ele é eterno: v.17. ... Não temas; eu sou o primeiro e o último

Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida - Apocalipse 21.6.

02.    Seu Rosto: - v.16b... O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

Mateus 13.43 - Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

O Glorioso rosto de Cristo ilumina: Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo - 2 Coríntios 4.6.

Jesus andou nos caminhos da santidade e obediência, quem segue os Seus caminhos não andará em trevas: João 8.12 - Nos passos de Jesus temos a luz da vida.

Quem segue a Jesus sabe para onde vai: Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai. - João 12.35.

03.    Seus olhos eram como chamas de fogo - v.14b

Fala da Onisciência de Jesus, vê todas as coisas. Esta simbologia mostra Onisciência de Deus/Jesus e sua Ira contra o que não é Puro e Santo. Fala da justiça de Deus/Jesus que consome toda a impureza, fazendo justificação e fazendo juízo.

A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível - Lucas 3.17.

E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana - João 2.25.

04.    Sua voz era como a de muitas águas - v.15b

Jesus é o Divino trazido ao nível humano, a fim de transformar a natureza humana.

Todos nós sabemos como a vós das águas é forte e se faz conhecida no mundo inteiro. A voz do Dilúvio é conhecida até hoje; lembram-se da voz do Tzunami? E das atuais enchentes que apavoram multidões pelo mundo afora?

A Poderosa voz de Deus é ouvida por todos, mas muitos não obedecem. Chegará o dia em que todos ouvirão e se curvaram diante de Jesus, quando Ele voltar.

Porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai! - Mateus 25.33-34.

Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas.  A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade - Salmo 29.3-4.

05.    Da Sua Boca saía afiada espada de dois gumes - v.16b

A palavra de Jesus julga com perfeição: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas - Hebreus 4.12-13.

A palavra de Jesus tem autoridade - João 7.46: Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem.

06. Tinha na mão direita sete estrelas - v.16a

As sete estrelas simbolizam os pastores das sete Igrejas (v. 20). Aleluia, Jesus tem na Sua mão todos os pastores (anjo = mensageiro) e ninguém escapa do Seu amor e da Sua justiça; a Igreja está inteiramente sujeita ao Senhor Jesus, através dos pastores, seus anjos mensageiros, que são os encarregados para liderarem as ovelhas e alimentá-las com a sã doutrina, extraída exclusivamente da Bíblia. Quem obedece ao Cristo tem segurança total, pois está na Sua poderosa mão.

07.    Tenho nas mãos as chaves da morte e do inferno - v.18

Jesus está firmando que tem toda a autoridade sobre a vida e a morte, sobre todo o sistema sideral, sobre o Céu e o inferno, sobre anjos bons e maus. Ele recebeu a mesma autoridade do Pai, pois afirma: Eu e o Pai somos um (João 10.30).

...estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

Jesus, após morrer e ressuscitar, assentou-se à direita do Pai e recebeu todo o poder, inclusive sobre satanás e suas legiões: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra - Mateus 28.18.

O apóstolo Paulo, no poder do Espírito Santo, declara que Jesus derrotou a morte e o inferno: E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo -1ª Coríntios 15.54-57.

08.    Vestia roupas talares e uma cinta de ouro cingia-lhe o peito - v.13

Cinta de ouro fala do Serviço Pastoral de Jesus, como Rei e Sacerdote; indica poder, dignidade, retidão e veracidade. A cinta do Sumo Sacerdote terreno era trançada com ouro, bordado, mas a de Jesus Cristo é inteiramente de ouro, indicando que tem poder superior, é Celestial.

Ouro e riquezas, na linguagem apocalíptica, fala de Divindade e Glória - proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos - Apocalipse: 5.12-13.

09.    Os seus pés eram semelhantes ao bronze polido - v.15ª

Os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha, transmitem a idéia de que estes pés eram brilhantes e ardentes como fogo, como o juízo de Deus. Ele está em pé entre as Igrejas locais, espalhadas pela face da terra, é gracioso, mas precisa julgar os Crentes e os incrédulos.

Na Bíblia, bronze simboliza o Juízo de Deus. Então, podemos entender que Jesus está prestes a voltar, como Justo Juiz, como Ele mesmo anunciou: Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti - Apocalipse 3.3 (Mateus 25.13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora).

Conclusão

Estes simbolismos de Jesus, na visão, são descritos como Sua presença no meio da Igreja: 1.12-13 - Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro (totalidade das igrejas) e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem (Jesus), com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro...

Este retrato falado é apenas uma amostra da verdadeira pessoa de Jesus, reinando sobre a Igreja verdadeira. Terão a satisfação de contemplar o verdadeiro Jesus e ter com Ele a comunhão eterna no Céu somente quem aceitar a Jesus Cristo como SENHOR e Salvador, obedecer e permanecer fiel até a morte.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 04.03.2007 e 09.10.2011 - noite.