CARÁTER CRISTÃO – Mateus 25.1-12

| 19-09-2011 12:15:53

As dez virgens representam a Igreja aparente, ou seja, representam todos os crentes que vão à Igreja, participam dos estudos nos lares, lêem a Bíblia, entregam dízimos, dão ofertas, fazem caridades, oram em nome de Jesus...

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 2.76mb).

Contexto histórico de Mateus 25.1-12: Naquele tempo era costume o noivo dirigir-se à casa da noiva para recebê-la das mãos dos seus pais; depois, o noivo e a noiva eram acompanhados por virgens e outros convidados até onde aconteceria a celebração nupcial, mas era necessário que cada um tivesse sua lampada e azeite de reserva.

As dez virgens tinham, aparentemente, a mesma esperança: Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo - v.1.

Note bem, num primeiro momento, as dez virgens estão em igualdade de comportamento aparente, até pegaram as suas lâmpadas e saíram ao encontro do Noivo. Aparentemente puras e maravilhosas, representam a Igreja que auto-intitula-se avivada, correm para lá e para cá esperando a vinda de Jesus. Pelas suas atitudes parecem muito ativas, emocionam-se e causam grandes emoções; enchem templos com milhares de pessoas. É um grande frenesi arrebatador à espera do Maravilhoso Noivo. No entanto, Jesus deixa bem claro que há virgens/Crentes de verdade e que, também, existem as falsas que parecem, mas não são. Cinco dentre elas eram néscias e cinco prudentes - v. 2.

E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando - v.5-8.

Vemos que todas as virgens dormiram, mas somente cinco dormiram na presença de Deus e estavam prontas para o Noivo, as demais ficaram fora.

Apocalipse 22.15: Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.   

01. O caráter das virgens néscias - v.3

Néscio quer dizer estúpida/o, insensível, apática/o. As néscias representam todos aqueles querem Jesus, mas não querem ser de Jesus, estão sempre postergando {adiando} os compromissos da fé, com Deus e com a Igreja.

As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo - v.3.

As néscias representam as pessoas que só vivem de aparências e não buscam a provisão Divina. As virgens néscias "tomaram as suas lâmpadas", isto representa a aparência exterior, mas não levaram azeite para as lâmpadas. Uma lâmpada é sempre uma lâmpada, mas é do seu interior que vem a energia geradora de luz, assim deve ser o Crente, pois, só será a verdadeira luz se o Espírito de Deus habitar nele.

As virgens estúpidas pensavam tirar proveito das demais: E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando - v.8.  

Meus irmãos a comunhão é vital para o Cristianismo, mas deve nascer de dentro para fora, é uma experiência pessoal, ninguém é recebido por Jesus se não buscar a santidade pessoal. Cada um deve buscar o "azeite"; a unção do Espírito Santo não pode ser emprestada por pessoas, é doação de Deus Pai. Os estúpidos na fé são secos, não têm o azeite que representa o Espírito Santo e Sua Unção.

Notem bem a auto-suficiência das virgens estúpidas, pois tentaram buscar a solução fora da comunhão: E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta- v.10.

Notamos que elas apenas estavam entre as pessoas santas, mas não sendo santas esperavam conseguir a salvação por meio de recursos terrenos.

As néscias representam aquelas pessoas que são oportunistas e se consideram muito espertas; vivem correndo atrás de adivinhações; fazem muitas rezas (tentar passar a lábia em Deus); não lêem a Bíblia, mas dedicam muitas horas na internete; não se santificam e são rebeldes; sempre estão se sentindo injustiçadas; têm muita comunhão com incrédulos; até examinam o horóscopo diário; evitam a visita pastoral; evitam a comunhão sincera e se irritam quando o Pastor convida para um discipulado libertador. As pessoas que assim agem, na verdade precisam de arrependimento e conversão dos seus maus caminhos.

 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço - v.11-12.

Que palavra dura de ouvir: Não vos conheço!

Esta frase de Jesus lembra-nos o que está escrito em Mateus 7.22-23: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura (Jesus não cai na lábia dos estúpidos), não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de MIM, os que praticais a iniqüidade. Mateus 25.30: E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Como está a tua reserva de "azeite"?

02. O caráter das virgens prudentes - v.4

No entanto, as prudentes, além das lâmpadas {abastecidas}, levaram azeite nas vasilhas - v.4.

Prudente quer dizer cautelosa/o, previdente, sábia/o, sensata/o.

As prudentes representam a verdadeira Igreja do Senhor Jesus; são obedientes e tomam todos as cuidados, pois Jesus voltará como Justo Juiz e só receberá os puros.

A salvação das prudentes foi que, além das lâmpadas com azeite, levaram azeite de reserva. Este azeite retrata a sabedoria do Crente na busca do caráter cristão diário para que não caia nas ciladas do diabo e seja luz.

O azeite ao queimar produz a chama que ilumina; o verdadeiro crente tem o caráter moldado no fogo do Espírito, é luz e não envergonha o nome de Jesus (Marcos 8.38).

As prudentes, além das lâmpadas {abastecidas}, levaram azeite nas vasilhas. Levar azeite nas vasilhas significa fazer manutenção diária da fé, ter vida ativa com Deus e sua Igreja: Hebreus 10.24-27 - Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo - 1ªTs 5.23

Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! - v.6. Meia-noite é o momento das mais profundas trevas; o mundo jaz no maligno; vivemos tempos de profundas trevas, somente os prudentes estarão prontos para Jesus. As trevas encobrem a humanidade, você está pronta/o para ver Jesus?    

V. 10... Chegou o noivo, e as que estavam apercebidas (prudentes) entraram com Ele para as bodas; e fechou-se a porta: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade - 2ª Timóteo 2.15.

No Céu não entram crentes penetras, só Crentes aprovados... Fora ficam os cães, os feiticeiros (1º Samuel 15.23 rebeldia = feitiçaria), os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira - Apocalipse 22.15.   

 

Conclusão

Irmãos, eis a igreja visível formada por todos aqueles que se dizem serem Crentes Cristãos, já notaram a diferença, há crentes estúpidos na fé e há Crentes sábios no poder da Palavra e do Espírito Santo.

Os estúpidos pensam que podem dar um jeitinho para entrar no Céu, não buscam o caráter de Cristo (Gálatas 5.22-23).

Os prudentes buscam a provisão diária na leitura da Bíblia, na oração, na comunhão da Igreja, nas boas obras; buscam o Reino de Deus e sua Justiça em primeiro lugar (Mateus 6.33).

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora - v.13.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 01.04.2007 e 18.09.2011 - noite.