VANTAGENS POR SER JUSTO E ÍNTEGRO – Gn 6.5 - 7.16

| 03-08-2011 13:25:42

O dilúvio representa o Juízo de Deus e a Arca representa a Graça Libertadora de Deus. Os que estão na Graça (na Arca da Salvação) navegam acima daqueles que estão na desgraça (tragados pelo dilúvio).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.73mb).

As pessoas correm à procura das melhores "ofertas do dia", tanto no comércio como noutras áreas da vida secular. E nesta correria atrás do que é material e perecível, se esquecem das ofertas de Deus, da eterna e incomparável oferta espiritual. A oferta do dia era a Arca e quem nela não entrou pereceu, tanto pessoas como animais.

A Arca de Noé, que não é de Noé porque Deus é o autor (Genesis 6.14-16), tem sido um ídolo para desviar nossa atenção da Graça de Deus. Precisamos entender que a Arca e o Dilúvio são objetos da Graça e do Juízo de Deus.

O juízo veio sobre tudo o que estava corrompido, terra, homens e animais; entretanto Deus reservou Graça libertadora para quem era justo e íntegro. É sobre este cuidado de Deus para com quem é fiel que eu quero compartilhar (1ª Pedro 5.6-7).

01. Acha Graça diante de Deus - Gn 6.8-9

Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus - Genesis 6.5-8.

Tudo estava corrompido na terra: A maldade do homem era grande e usava a inteligência só para o que era mau (Gn 6.5); todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra (6.12); a terra estava cheia da violência dos homens, o juízo de Deus recaiu sobre tudo e sobre todos (6.13), porém Noé achou graça diante do SENHOR.

Deus tinha um propósito redentor usando uma arca: preservar a vida de um homem que achou graça diante do SENHOR, porque este homem andava com Deus, era homem justo e íntegro entre seus contemporâneos.  

Vemos que toda a criação de Deus está interligada, se a espécie humana recebe juízo a natureza também é condenada (Gn 6.6-7), se a humanidade recebe libertação a natureza também é liberta (Gn 6.17-20 e Gn 7.21-23.

 Hoje, conforme Romanos 8.19-23 vivemos numa expectativa semelhante a do tempo de Noé. Deus sempre deixou muito claro que cada um colhe daquilo que semeia (Gn 2.17; Gl 6.7).

Só havia um escape para Noé, a Arca da salvação!

Na Arca não entra corrupção: Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

Preste atenção nas condições para achar graça diante de Deus: Você deve ser justo e íntegro entre uma geração perversa e corrupta; andar com Deus.

02. Deus oferece um lugar seguro

A Arca de Noé era algo maravilhoso, era uma verdadeira obra arquitetônica, pois tinha um comprimento de 133,32m; de largura tinha 22,22m; de altura tinha 13,32m e tinha três andares. O triste da história é que só um homem levou a sério e obedeceu às ordens de Deus e por isto foi motivo de zombaria dos outros.

Por que a Arca seria o único lugar seguro?

Deus não propõe alternativas, oferece uma solução: O SENHOR ordenou a sua construção, mas, não abandonou o homem, o próprio SENHOR na Sua grande sabedoria e amor ao homem justo e íntegro, apresentou um plano para a salvação, o projeto da arca (Gn 6.14-16).

O Senhor a destinou a um remanescente fiel (Gn 6.18), mediante uma aliança: Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. Não houve derramamento de sangue, mas, posteriormente selou esta aliança com o Arco de Deus no céu (Gn 9.12-16).

Cuidou pessoalmente para que houvesse segurança total: E o SENHOR fechou a porta após ele (Gn 7.16b), com seus familiares e com todas as espécies de animais que sobreviveram ao Dilúvio.

Ao fechar a porta, mesmo no limiar do juízo, Deus expressa lindamente o seu Amor Paternal para com os filhos justos e íntegros, que andam com ELE.

A segurança da salvação na Arca apontava para a segurança da Salvação de Deus através de Jesus: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus - Romanos 8.1.

Estar em Cristo é manifestar o caráter de Cristo no poder do Espírito Santo (gálatas 5.22-23). NELE vivemos e nos movemos (Atos 17.28) em segurança, na certeza da vida eterna (João 3.36).

03. Deus supre todas as necessidades

Noé, por ser um homem justo e íntegro, foi instruído por Deus como deveria agir para obter a salvação, mesmo tendo recaído juízo e condenação sobre toda a terra. Porque achou Graça diante de Deus, recebeu um projeto da Arca da Salvação e também suprimento para todas as suas necessidades, assim, se tornou herdeiro da justiça que vem da fé - Hb 11.7. 

Noé necessitava da Arca para ser salvo do Dilúvio, ali ele estava seguro, a glória do Deus Todo Poderoso estava com ele, pois andava com Deus. Noé foi obediente em tudo, por esta razoa herdou a salvação através da Arca de Deus.  

Podemos entender que a Arca prefigurava a Salvação de Deus através de seu Filho Jesus, pois, ELE tornou-se o autor da Salvação Eterna para todos os que lhe obedecem (Hb 5.8-9 Rm 5.19).

Na Arca há suprimento para todas as necessidades (Gn 6.21-22); Jesus supre todas as nossas necessidades: ... Porém Cristo é tudo em todos - Colossenses 3.9-11.

Note bem, Deus fechou a porta e todos ficaram seguros (Gn 7.16); todos os que entraram na arca foram salvos, inclusive os animais (Gn 7.23).

Na Arca da salvação, vemos a suficiência de Deus apontando para a suficiência de Jesus como Salvador: Todos os que entram pela PORTA são salvos e têm vida em abundância (Jo 10.9-10).

Agora, abra a porta do teu coração (Ap 3.20) e entre na Arca da Salvação, Jesus.

Conclusão

Porém Noé achou Graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

 Jesus é a Arca da Salvação, pois disse: Eu sou a Porta... Está fazendo uso de todos os seus direitos na Arca?

Já leu a Bíblia que é o manual de passageiro da Arca da Salvação? Já sabe os direitos e obrigações de quem está na Arca da Salvação?

Pela tua justa e integra conduta entre as pessoas deste mundo, você tem achado Graça diante de Deus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 31.07.2011 - noite.