FONTE DE FELICIDADE - Salmo 32.1-7

Pr. Paulino Cordeiro | 18-07-2011 21:08:58

As pessoas têm desesperadamente procurado a felicidade, vemos as multidões nesta alucinante marcha procurando encontrar momentos felizes.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.85mb).

Procuram no dinheiro, na riqueza, na fama, no emprego, no casamento, na família e de muitas maneiras, mas a Bíblia, a Palavra de Deus, revela onde e com certeza podemos encontrar e manter a felicidade.

Esta felicidade não se compra, nem poderemos adquiri-la por artifícios humanos. Os amigos de Jó queriam que ele se arrependesse de pecados que não havia cometido, prometendo a sua restauração espiritual, física e financeira, mas foram duramente repreendidos (Jó 13.3-5). Esta felicidade está somente ao alcance de Crentes autênticos como Jó, Rei Davi e outros exemplos Bíblicos.

O pecado, que é a falta de conformidade com as Leis de Deus, torna as pessoas muito infelizes, mas, temos a nossa disposição o caminho de volta à felicidade pelo arrependimento e busca de perdão de Deus e das pessoas.

01.  Perdão como fonte da felicidade do Crente

Multidões, alucinadamente, correm em busca da felicidade. Muitas são as fontes, usam todos os recursos imagináveis, legais e ilegais, mas só existe uma única fonte que jorra a felicidade; o perdão, conforme a Palavra de Deus.   

a) Bem-aventurado/feliz o que é perdoado - v.1-2

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura - Hebreus 12.14-16.

b) O Senhor dá o perdão - Daniel 9.9-10:

Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele e não obedecemos à voz do SENHOR, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas.

c) Deus concede perdão através de Jesus - Atos 5.30-31.

O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.

d) Jesus dá bom ânimo ao pecador e perdoa - Mateus 9.2

E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.

Muitas pessoas são tremendamente infelizes e esparramam infelicidade por onde passam. Isso acontece porque ainda não aprenderam a vivenciar a felicidade do perdão. A felicidade do perdão é para todos nós, basta tomarmos posse e tratarmos os pecados cometidos contra Deus e contra o próximo (Mateus 25.38-40).

02.   Perdão como o caminho para a felicidade do Crente

Os antigos guiavam-se pelo Cruzeiro do Sul, pela Estrela D'alva, pelo Sol. Atualmente, podemos seguir caminhos com precisão, sendo orientados por mapas, bússolas, GPS (Sistema de Posicionamento Global). Mas para o caminho da felicidade, através do perdão, dispomos de um único recurso, que é agir conforme manda a Palavra de Deus, a Bíblia.

a) A Bíblia manda não se calar acerca do pecado - v.3-4

Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio (Romanos 2.5-11)

b) A Bíblia manda confessar o pecado a Deus e ao próximo - v.5

Se confessarmos os nossos pecados, ELE é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça - 1ª João 1.9. (Provérbio 28.13)

Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo - Tiago 5.16.

c) A Bíblia manda deixar o caminho do ímpio - Isaías 55.7

Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.

Portanto, para uma vida próspera e feliz, material, emocional e espiritual, temos uma única solução, nunca deveremos calar acerca do pecado; deveremos confessar e deixar o caminho do pecado. Cuidado, há caminhos que parecem caminhos de vida (Provérbio 14.12), mas na verdade são caminhos de morte! Jesus disse (João 14.6): EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida!

03.   Como achar a felicidade através do perdão

Tenho visto pessoas que vivem fazendo o que acham que as outras pessoas acharam e neste "achismo" apenas acham a infelicidade. A verdadeira felicidade vem pelo perdão de Deus e das pessoas.

a) Pedir a Deus enquanto está perto - v.6 (Provérbio 3.13)

Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade - Salmos 145.18.

b) Suplicar a Deus a tempo de poder achá-LO - Isaías 55.6-7

Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.

c) Refugiar-se no Senhor (Tu és o meu esconderijo) - v.7

Dele (Jesus) todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que NELE crê recebe remissão de pecados - Atos 10.43.

d) A felicidade do perdão é por fé (Atos 15.9)

Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. Os que estavam com ELE à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz - Lucas 7.48-50.

A verdadeira felicidade está na fonte do perdão, Jesus.  Somente Ele é quem nos capacita, no poder do Espírito Santo, para reconhecermos os nossos pecados e acharmos a felicidade do perdão.

O sacrifício de Jesus, lá na rude cruz, foi perfeito e com o Seu sangue nos purifica de todo o pecado. O sangue de Jesus tem poder e só nele é que nós achamos a felicidade do perdão.

Conclusão

A verdadeira felicidade está na fonte do perdão, Jesus.

Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem. Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá. Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração - Salmo 32.8-11 (Isaías 43.25).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 17.07.2011 - noite.