ARREPENDIMENTO - Atos 3.19-20

Pr. Paulino Cordeiro | 30-06-2011 16:00:02

O ser humano vive cercado de necessidades, muitas necessidades, especialmente num país onde reina a injustiça social, mas a necessidade mais urgente é de arrependimento, pois, a humanidade está sendo sufocado por remorsos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.39mb).

Arrependimento tem sua origem na palavra Grega "metanóia" que quer dizer mudança de rumo, conversão. Esta metanóia leva a pessoa a uma radical mudança de vida, ou seja, passa a obedecer somente à vontade de Deus.

Não confunda arrependimento com remorso: Remorso é um angustiante senso de culpa por mal ou crime praticado (Mateus 27.3-5 Judas Iscariotes). Arrependimento é tristeza por ter pecado e ofendido a Deus, buscando o perdão e tomando decisão de não voltar ao pecado (2ª Coríntios 7.10).

01. POR QUE O ARREPENDIMENTO?

Sem o arrependimento as pessoas se tornam duras de coração, se acham perfeitas e corretas em tudo, tornam-se falsos deuses. Você já viu alguém assim? Porque o arrependimento?

É uma ordem: Arrependei-vos - Atos 3.19 - Mateus 4.17 Jesus disse: ... Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

É necessário para a conversão a Deus:

Arrependei-vos e convertei-vos... - Atos 3.19.

No transito precisamos fazer conversões senão entramos na contramão e sofremos acidentes, assim acontece no mundo espiritual, pois, se não houver conversão para o Caminho da Salvação, ficaremos na contramão de Deus e sofreremos o terrível acidente da queda para o inferno.

Jesus veio chamar ao arrependimento:

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento - Mateus 9.13.

Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam - Atos 17.30.

Você entendeu porque é urgente arrepender-se de todos os pecados contra os Mandamentos de Deus?

02. BENEFÍCIOS DO ARREPENDIMENTO

Quando a pessoa decide por uma mudança total de atitude e de vida, sujeitando-se a ação divina, através da Palavra, é levada a reconhecer os malefícios do pecado e a sentir tristeza por ofender a Deus. Decide abandonar o pecado e confiar no perdão de Deus, através de Jesus Cristo e passa a receber os benefícios do arrependimento.

Vida abundante: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância - João 10.9-10.

É condição para receber o perdão dos pecados: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados - Atos 3.19.

Livramento dos tropeços: Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o SENHOR Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade (crime, pecado, perversidade) não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Ezequiel 18.30-31.

Tempos de refrigério (frescor, consolação, alívio): Atos 3.20.

Recebemos o refrigério de Deus quando, pelo arrependimento, abandonamos o pecado: Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.  Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.  Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem - Efésios 4.25-29.

Todas as pessoas querem os benefícios do Reino de Deus, entretanto estes benefícios são somente para os pecadores arrependidos.

03. A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO

Arrependimento é a consciência de que o pecado é rebeldia a Deus e conduz à morte, é importante porque Deus é puro e não aceita impuros na Sua comunhão (Apocalipse 21.8). É uma radical mudança de direção, abandona o caminho do inferno e retorna para o caminho do Céu.

Arrependimento é livramento para a salvação: Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte - 2ª Coríntios 7.10.

Livramento da morte: ...se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis (morrereis) - Lucas 13.3 (João 3.16).

O arrependimento é reconhecido pelas atitudes do pecador: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento - Mateus 3.8 (Lucas 15.18-19 Filho pródigo).

Por causa do arrependimento há júbilo no céu: E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende - Lucas 15.9-10.

Arrependimento é tão importante porque sem esta atitude não há perdão de pecados e sem perdão de pecados ninguém entra na presença de Deus.

Conclusão

É necessário e vital arrepender-se, abandonar o pecado, retornar à presença de Deus, desfrutar os tempos de refrigério e consolação.

Arrependimento de pecados conduz a confissão de pecados: Se confessarmos os nossos pecados, ELE é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça - 1ª João 1.9.

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça (morra), senão que todos cheguem ao arrependimento - 2ª Pedro 3.9.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.             

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 26.06.2011 - noite.