QUERO TE ABENÇOAR - Malaquias 3.6-12

Pr. Paulino Cordeiro | 19-06-2011 13:50:27

A disposição de Deus é só para abençoar, entretanto, por ser Ele justo, quando a pessoa decide rebelar-se aos seus Mandamentos, certamente sofrerá maldiçoes (Deuteronômio 30.19).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.25mb).

Malaquias, quer dizer meu mensageiro, viveu mais ou menos no século quinto a.C. e nesse tempo parecia que Deus tinha esquecido o seu povo, pois, sofriam de pobreza e de massacres por estrangeiros, mas, na verdade era o povo que estava esquecido de Deus.

O profeta Malaquias é mensageiro para falar daquilo que Deus estava sentindo. Não é Malaquias que fala; podemos notar que Deus simula uma conversa com seu Povo através de um monólogo: Porque Eu, o SENHOR, não mudo...

Deus declara que quer abençoar o seu povo, porém, isso só será possível com quebrantamento de coração e obediência aos Mandamentos.

01. Convite para a benção

Porque EU, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda - v. 6-9.

Deus destaca a sua imutabilidade "não mudo" e condena quem quebra a aliança. O povo estava agindo como Jacó (roubou a benção de Esaú) que significa usurpador. Então a expressão "Filhos de Jacó" é o mesmo que chamá-los de Ladrões.

O povo estava com o coração endurecido, Deus apela tornai-vos para mim, mas já sabia a resposta: em que havemos de voltar?  Em que roubamos? Cara de pau aquele povo, não é? Achando-se muito bom!

Mas o convite de Deus é: volte para mim, converta-se, não roube; tudo pertence a mim, quero somente dez por cento e as ofertas.

Roubará o homem a Deus? Muitas pessoas são fiéis no dizimo, mas se esquecem que também podem roubar nos demais 90%, pois muitas vezes desviam parte do seu dinheiro para corrupção, prazeres da carne...

Volte para MIM, quero te abençoar, você não percebe que está escolhendo a maldição? (v.9 e Deuteronômio 30.19).

Veio Jesus e ordenou: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! - Mateus 22.1 e 23.23.

Deus não quer somente dízimos e ofertas, quer o exercício da justiça, da misericórdia e da fé, ou seja, quer o cumprimento de todos os seus Mandamentos.

Deus está dizendo: Eu quero te abençoar, volte para Mim!

02. Promessas de bênçãos

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos - v. 10-11 (experimente a minha fidelidade - Provai-me)

Entregue todos os dízimos e ofertas e veja o que acontece! Você se lembra que no dilúvio as janelas dos céus se abriram para encher a terra de água?  É isso mesmo, as janelas dos céus se abrirão e derramarão chuvas de bênçãos na tua vida!   V.10b

E Deus promete mais: Repreenderei o devorador - provavelmente era um tipo de gafanhoto que destruía toda a agricultura. O povo daquele tempo tinha subsistência exclusivamente agrícola. Deus está mostrando que o inimigo ataca as fontes de sustento na tua vida.

Hoje o inimigo continua sendo o mesmo, só que ele se moderniza e seu alvo é devorar empregos, famílias, e a felicidade daqueles que não obedecem a Deus.

Mas não se esqueça que Deus está dizendo: Eu quero te abençoar e repreenderei o devorador. A tua vide não será estéril: O teu salário e o teu emprego serão abençoados.

Deus cumpre o que promete, mas, exige fidelidade: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor (Mateus 25.21).

Meus irmãos, entregar dízimos e ofertas é um sinal daquele que é redimido no sangue do Senhor Jesus; é uma demonstração de gratidão, obediência e confiança em Deus.

03. Sinal da benção

Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos - v. 12.

Que lindo quadro o de Atos 2.46 - eles comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Mas a sua alegria era grande não só porque comiam juntos, mas, depositavam tudo o que tinham no altar de Deus, isto lhes trazia grande felicidade.

O dizimo e a oferta, movidos pelo amor a Deus, traz grande alegria ao coração do cristão, pois, Deus ama a que dá com alegria (2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria). Aquele que não aprende a obedecer e doar priva-se de uma das maiores alegrias da vida Cristã que é a provisão de Deus (Lucas 6.38 dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também).

Deus promete que todas as pessoas te chamarão de feliz - você é feliz com Deus? Neste momento está se sentindo muito infeliz porque tem sonegado dízimos e ofertas; entregou menor ou nem entregou um centavo sequer?

 Deus está dizendo: Provai-me nisto, entregue dízimos e ofertas, agarre esta benção meu filho, minha filha e seja feliz!

Você tem direito a todas as benções materiais e espirituais, se obedecer aos Mandamentos, não abra mão disto!

Conclusão

Meu irmão, minha irmã, Deus está dizendo: Quero te abençoar, volte para MIM de bolso, corpo e alma generosos; experimente a minha fidelidade; você será feliz.

Dízimo não é ordenança só para o Antigo Testamento, Jesus confirmou este Mandamento no Novo Testamento, e afirmou: Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra - Mateus 5.17-18.

Deus quer te abençoar!

Você quer as bênçãos de Deus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.                        

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 12.06.2011 - noite.