O CORAÇÃO DO OUVINTE – Lucas 8.4-15

| 10-06-2011 20:49:23

Nesta parábola Jesus mostra exatamente como se comporta o coração (alma/memória) humano em relação à sua Palavra. Este é o sentido da parábola: a semente é a Palavra de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  (tamanho de 2.76mb).

Você já ouviu muitos sermões, recebeu conselhos Bíblicos e, com certeza, já leu a Bíblia. Será que caiu tudo na indiferença e apatia de um coração muito ocupado com as coisas terrenas? Talvez ficou desejoso de obedecer, mas a Palavra morreu no receio e desconfiança de um coração de pedra? Ou as ansiedades da vida e a impaciência abafaram a Palavra?

O desejo de Jesus é que você esteja obedecendo e frutificando com perseverança.

Nesta parábola Jesus checa o coração humano e mostra como ele está em relação à sua Palavra. A palavra de Deus é uma semente que quando acolhida no coração estará gerando o Reino de Deus na vida de quem a recebe.

A semente do abacate já contém dentro de si um abacateiro completo, assim é a Palavra, contém o Reino de Deus e a sua Justiça.

O Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2ª Coríntios 3.17), deixe o Espírito Santo falar com você.

01. Indiferente e apático

A semente que caiu à beira do caminho representa os que ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a Palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos - v. 12.

Como pode o diabo arrebatar a Palavra do coração/cérebro?

O coração do ouvinte indiferente e apático é quando a pessoa não sente atração pela Palavra, é por isso que o diabo rouba facilmente. Como dizem: Entra por um ouvido e sai por outro.

Rouba, já durante o sermão, com muitas distrações (devaneios), até levando a folhar a Bíblia em outros textos, julgando o pastor, seu vocabulário...

Rouba durante a leitura da Bíblia, criticando certos fatos; a linguagem usada pelos escritores sagrados, ou desviando-se em cogitações.

Assim, rapidamente a pessoa não sabe mais o que ouviu ou o que leu...

O coração do ouvinte indiferente e apático é um coração duro e crítico, cheio de "achismos", que dificilmente recebe a Palavra de Deus. Quando recebe é apenas um faz de contas, pois, sua mente não tem espaço e tempo para Deus.

Em plena era da comunicação, podemos comparar o coração/cérebro a uma via Pública, onde transitam todas as influências, se você não cuidar abafam a Palavra.

02. Receoso e desconfiado

A semente que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a Palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam - v. 13.

A semente caída sobre a pedra, recebendo umidade de noite e calor durante o dia, assim, germina rapidamente, mas morre porque não tem onde se firmar.

O coração do ouvinte receoso e desconfiado tem visão superficial dos deveres Cristãos, não é responsável e acha que pode dar um jeitinho na Palavra.

Na hora da provação ou tentação se rebela contra a Palavra de Deus. Na hora da escolha entre o bem e o mal, decide obedecer ao mundo em vez de obedecer a Palavra de Deus. O coração receoso e desconfiado prefere obedecer aos apelos do mundo e negar a Palavra de Deus.

Jesus está dizendo que o discípulo não sobrevive se não aprofundar-se na Palavra, sem raiz morre. Assim como a semente germina sobre a pedra e morre, também a Palavra lançada num coração receoso e desconfiado não surtirá efeitos duráveis. Jesus está ensinando que a Palavra numa mente sem perseverança não surte seus efeitos.

03. Impaciente e ansioso?

A semente que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer - v.14.

Deixa a ira abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal - Salmo 37.8.

O coração do ouvinte impaciente e ansioso não sabe esperar  no Poder Sobrenatural da Palavra de Deus, concentra-se nas coisas do mundo, que por sua vez sufocam a Palavra.

Assim como o espinheiro sufoca a semente germinada e impede produzir frutos, o mundo também impede o crescimento espiritual da pessoa impaciente e ansiosa.

Quantos cuidados do mundo te deixam impaciente e ansioso?

Deus está sendo esquecido por você; teu emprego, amizades, estudos, criticas..., estão sufocando tua vida espiritual?

Você está acumulando riquezas terrenas ou espirituais? Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração - Mateus 6.19-21.

A pessoa impaciente e ansiosa busca os prazeres da vida (Gálatas 5.19-21), mas não acha prazer nas coisas de Deus.

Assim anda o coração do ouvinte impaciente, achando que é Crente, mas na verdade está indo para o inferno.

04. Obediente

A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança - v.15.

Glória a Deus, boa terra! Meu coração tem sido a boa terra?

Tenho retido a Palavra de Deus em meu coração, tenho frutificado?

Reter a Palavra de Deus no coração e frutificar significa ser obediente a Jesus e sujeitar-se ao Poder do Espírito Santo: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

Disse Jesus: Não fostes vós que me escolhestes a MIM; pelo contrário, EU vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda - João 15.16.

Quem é obediente a Palavra de Deus prospera: Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido - Josué 1-8.

O coração obediente ajunta tesouros no céu.

Conclusão

Jesus, o Médico dos médicos, acabou de checar o teu coração. E então, como está ele?

Os corações indiferentes e apáticos; os receosos e desconfiados; os impacientes e ansiosos, estão gravemente enfermos e precisam ser imediatamente internados no Reino de Deus para entrarem num rigoroso regime de obediência.       Diariamente devem praticar o exercício da Palavra, com obediência, assim estarão criando raízes profundas em Cristo e frutificando muito (João 15.5 e Mateus 13.23 = 100%, 60%, 30%).

O coração do ouvinte obediente já é saudável por que está seguindo a prescrição do mestre Jesus, o Médico dos médicos. O ouvinte obediente deve ter muito cuidado para não causar prejuízos a si e a Igreja: Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia - 1ª Coríntios 10.12.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 05.06.2011 - noite.