ALEGRIA DO PASTOR - Filipenses 2.1-8

Pr. Paulino Cordeiro | 18-05-2011 23:28:14

Paulo estava sentindo alegria com o crescimento espiritual dos Filipenses, mas, sua alegria ainda não era completa, lhes faltava desenvolver maior unidade.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  (tamanho de 2.61mb).

Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento - Filipenses 2.1-2.

Seu pastoreio seria pleno de alegria quando a Igreja estivesse agindo em unidade nas atitudes mentais, em unidade no Amor de Cristo e em unidade nas ações.     

01. Unidade nas atitudes mentais

...penseis a mesma coisa... (Romanos 12.15-16; 15.5).

Paulo espera ter grande alegria vendo os Filipenses desenvolverem unidade no modo de pensarem a respeito dos alvos espirituais. O conselho é que todos tenham a mente de Cristo (1ª Coríntios 2.16) e pensem conforme as grandezas do Reino de Deus (Filipenses 4.8-9).

A unidade para se alcançar os alvos espirituais vem deste conselho: Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros - Filipenses 2.3-4.

Alcançaremos unidade nas atitudes mentais se permitirmos que o Espírito de Deus adestre a nossa mente, conforme a Bíblia, de forma que pensemos no bem estar da Igreja Local, com humildade e sem vaidade partidarista (ambição egoísta) ou autoglorificação.

Você tem dado liberdade ao Espírito Santo de Deus, se alimentado da Palavra de Deus para obter unidade nas atitudes mentais?

02. Unidade no amor de Cristo

...tenhais o mesmo amor... (Romanos 12.9-10; Mateus 11.29).

Paulo, através de seu pastoreio, desejava ardentemente que a Igreja aprendesse imitar a Cristo, pois afirma: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo - 1ª Coríntios 11.1.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz - Filipenses 2.5-8.

...tenhais o mesmo amor...

Vejamos como o Apóstolo João agiu para viver no amor de Cristo: Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado. Nisto conhecemos que permanecemos NELE, e ELE, em nós: em que nos deu do seu Espírito. E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele - 1ª João 4.12-16.

O combustível que move a Igreja de Deus é o amor.

Você tem buscado a unidade no amor de Cristo?  

03. Unidade nas ações

...unidos de alma... Pleno acordo nas ações, agindo como Cristo agiu; pois, a conformidade dos Crentes com a Palavra de Deus gera unidade no que realizam. As coisas vão acontecendo em perfeita concórdia e harmonia; tudo vai bem e todos têm a mesma diposição mental para fazer as coisas.                                

Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo - Filipenses 2.15-16 (Mateus 5.14 vós sois a luz).

Tudo o que o Povo de Deus realiza deve refletir a unidade da Igreja como Corpo de Cristo: Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo - 1ª Coríntios 12.27. Também, tudo deve ser para a Glória de Deus: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus - 1ª Coríntios 10.31.

 Conclusão

Para concluir Paulo afirma para as ovelhas do seu pastoreio deviam viver em completa unidade, tendo o mesmo sentimento. Isto significa que a alegria de Paulo seria transbordante se a Igreja estivesse agindo em unidade, todos compartilhando uma única atitude mental em Cristo.

A tão desejada alegria de Paulo deve ser também a motivação de todos os Pastores e ovelhas, pois, a Verdadeira Igreja, edificada em Cristo, deve viver em unidade nas atitudes mentais, em unidade no amor de Cristo e em unidade nas ações.

Esta unidade absoluta só acontece quando permitimos que o Espírito Santo de Deus molde nosso caráter, operando em nós desenvolvimento espiritual para que possamos renunciar os instintos egoístas e facciosos.

Temos trabalhado no Reino de Deus visando obter plena alegria de ver a Igreja unida e próspera, ganhando muitas vidas para o SENHOR.  Buscamos esta unidade da Igreja por que a alegria de Deus está na unidade da sua grande Família.    

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada -15.05.2011 - noite.