RECOMPENSAS ETERNAS - Romanos 6.22-23

Pr. Paulino Cordeiro | 21-02-2011 13:01:04

Há muitas religiões e filosofias que dão opiniões sobre o destino eterno dos humanos, mas devemos entender que os pensamentos de Deus são mais elevados do que todas as crendices e opiniões de pessoas (Isaías 55.8-9).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -(tamanho de 2.34mb).

Deus já tem definido qual será a recompensa de cada ser humano, pois, recompensará com justiça segundo as obras de cada um. As recompensas eternas não dependerão de riqueza, de raça, de cultura, de religião ou de outros deuses.

Vejamos como Deus recompensará a cada pessoa! 

01. Tipos de recompensas - Rm 6.23 (Daniel 12.2)

Todo e qualquer trabalho, por menor que seja, é digno de alguma recompensa. Deus para manifestar o seu grande amor e justiça, certamente recompensará a cada um segundo as suas obras.

 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Morte eterna: o salário do pecado é a morte, separação eterna de Deus, condenação ao lago de fogo.

Vida Eterna: O dom gratuito de Deus é a Vida Eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor, é o resgate do paraíso, é a vida eterna com Deus.

O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira. Tão certo como a justiça conduz para a vida, assim o que segue o mal, para a sua morte o faz. Abomináveis para o SENHOR são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer - Provérbios 11.18-20.

02. Como é a morte eterna? - 2ª Tessalonicenses 1.1-12

...é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder - v. 6-9.

 A morte eterna é algo terrível, a Bíblia descreve como um sofrimento incalculável; tais pessoas sofrerão a ausência total de Deus e da sua misericórdia, pois é um estado de condenação sem recurso.

 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo - Apocalipse 20.13-15.                                                                      

03. Como é a Vida Eterna? - Rm 6.22

 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a Vida Eterna.

 Precisamos entender que o direito a Vida Eterna passa por um processo de libertação (Colossenses 1.13) que conduz a uma constante transformação (2ª Pedro 1.19), gerando crescente santificação (Gálatas 5.22-23; 1ª Pedro 2.1-2) e, por fim, a Vida Eterna.

 Como é a Vida Eterna com Deus Pai e Jesus?

 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram - Apocalipse 21.4.

 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o SENHOR Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos - Apocalipse 22.5.

04. Do que dependerá a recompensa de cada um?

Sabemos que as pessoas obedientes a Palavra de Deus recebem a recompensa da Vida Eterna, entretanto as rebeldes recebem a condenação eterna.

a) Para a Vida Eterna

 Dependerá de uma decisão pessoal, ou seja, aceitar a Salvação de Deus por meio de Jesus Cristo, rejeitar o pecado e passar a obedecer a todos os Mandamentos de Deus, descritos na Bíblia (Romanos 10.9-10).

 Essa decisão pessoal estará gerando um registro no Livro da Vida: O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos - Apocalipse 3.5.

 Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida - Apocalipse 2.10b.

b) Para a morte eterna

 Basta rejeitar a Salvação de Deus por meio de Jesus Cristo e permanecer rebelde a sua Palavra (Romanos 6.23a).

 O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus (morte eterna) - João 3.35-36.

 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo - Apocalipse 20.15.

Conclusão

 Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra - Salmo 58.11.

 Qual será a sua recompensa eterna?

 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado - Marcos 16.16. 

 Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

 Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 20.02.2011 - noite.