LUZ PARA TODOS - João 1.4-14

Pr. Paulino Cordeiro | 27-01-2011 10:35:56

Todos querem um lugar à Luz e existe luz para todos, entretanto esse lugar à Luz deve ser conquistado.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -(tamanho de  6.72mb).

Muitas pessoas sabem que Jesus veio como a Luz do mundo, morreu ressuscitou e está nos céus, mas continuam vivendo nas trevas deste mundo.

Não basta saber que Jesus veio ao mundo; é necessário recebê-LO e NELE crer como o Cristo cheio de glória, de graça e de verdade que salva o pecador arrependido.

01.   A Luz resplandece para todos

Jesus é apresentado como o Verbo, que significa Palavra; então podemos afirmar que Jesus é a personificação da Palavra de Deus (v. 1) que ilumina as pessoas (Salmo 119.105): A Vida estava NELE e a Vida era a Luz dos homens - v.4.

A Luz, que é Jesus, o Verbo/Palavra, vence os poderes das trevas (vence tudo aquilo que envergonha ou avilta): A Luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalecem contra ela - v.5.

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a Luz do mundo; quem ME segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a Luz da vida - João 8.12.

Satanás, que é das trevas, se transforma em anjo de luz para enganar: E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras - 2ª Coríntios 11.14-15.

Você tem conseguido discernir a diferença entre a Luz de Jesus e o transformismo de satanás?

02.   João Batista veio para testificar da Verdadeira Luz

João Batista, anunciado por Deus (Isaías 40.3), veio para quebrar um silencio profético de 400 anos (período de trevas) e encerrar as profecias a respeito de Jesus. Sua missão foi de preparar o caminho, anunciando a Luz Redentora de Jesus para que todos recebessem a Salvação. Foi breve a sua importante missão de anunciar o Salvador da humanidade, pois, isto lhe custou a cabeça (Mateus 14.8).

Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da Luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a Luz, mas veio para que testificasse da Luz, a saber, a Verdadeira Luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem - v.6-9.

03.   Quem está na rebeldia do mundo rejeita a Luz

Multidões têm preferido ficar com o mundo que receberem o Senhor e Salvador do mundo: O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio DELE, mas o mundo não O conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não O receberam. - v.10-11(João 3.16).

A rebeldia é uma rendição ao domínio maligno que cega o entendimento das pessoas para que não recebam a Luz de Cristo: - 2ª Coríntios 4.3-4: Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

04.   A Luz é para todos os que aceitam a salvação de Deus

Receber ao SENHOR é o único jeito que temos para vencer as obras das trevas que envergonham e aviltam o sacrifício de Cristo.

Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai - v.12-14.

Na Luz de Jesus reside o Poder para que as pessoas se tornem filhas de Deus. Jesus e sua Palavra habitam entre nós, a Luz é para todas as pessoas que desejam a libertação do império das trevas.

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados - Colossenses 1.13-14.

Conclusão

Aceite o convite do SENHOR: Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua Luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti - Isaías 60.1-2.

Pois em Deus está o manancial da vida; na Tua Luz, vemos a Luz - Salmo 36.9.

Cristo é a revelação do próprio Deus à humanidade, a mais perfeita manifestação do seu amor, como a Luz que desfaz as trevas.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 23.01.2011 - noite.