EXISTE MAIS DE UM EVANGELHO? - Gálatas 1.6-12

Pr. Paulino Cordeiro | 17-01-2011 12:12:27

Do Grego, Evangelho significa boas novas ou boas notícias. A Bíblia toda, com 66 livros, contem as boas novas ou boas notícias da Salvação de Deus.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -(tamanho de  4.76mb).

Pessoas desonestas, falsos pastores e falsos mestres, fazem do Evangelho de Cristo um rentável negócio, pervertem a Verdade; assim, andam anunciando outro evangelho e vivem a extorquir dinheiro de pessoas ingênuas e de outras que são tão desonestas quanto eles, pois, pretendem comprar favores de Deus.

Tais pessoas ainda não receberam a verdadeira transformação são malditas, como define o Apóstolo Paulo (anátema); por isso, enquanto servem ao reino das trevas, falsificam o Evangelho de Deus

01.   Dois tipos de Evangelho

Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo - v. 6-7.

Somente o evangelho de Cristo é verdadeiro, mas, pessoas mal intencionadas se dizendo serem cristãs distorcem a Palavra para induzirem a erros. Esta armadilha, através de seitas evangélicas, tem atraído multidões.

Como pode haver dois tipos de evangelhos? Sim, existe!

Temos o Evangelho revelado pelo poder do Espírito Santo de Deus, que é a Bíblia e temos o outro evangelho (de natureza diferente) que são as Bíblias adulteradas segundo os interesses dos homens.  

02.   O outro evangelho - v. 9-10

Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.

O outro evangelho, pelo fato de procurar agradar aos homens, é do jeito deles, tem a "cara" deles, é teatral para convencer na força de muitos argumentos mentirosos. O outro evangelho faz coceiras nos ouvidos de quem quer as riquezas de Deus, mas não quer o Deus das riquezas.

Se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema (maldição/maldito).

E Jesus lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane - porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos - Mateus 24.4 e 24.

Quem não lê a Bíblia e não tem comunhão com pessoas que lêem a Bíblia, facilmente passa para o outro evangelho e cai em grande maldição.

Cuidado, o outro evangelho está muito atuante, é o desespero dos poderes das trevas, pois, o seu fim está próximo!

As pessoas que pregam o outro evangelho, para seduzir adeptos, são servas de quem? Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo - v.10.

O outro evangelho, perturba, transtorna e é anátema, ou seja, é maldição e devemos rejeitá-lo - v. 7-8.

03.   O evangelho de Cristo - v. 11-12

Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o Evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.

Paulo não está negando as bênçãos e ensinos recebidos através de irmãos como Ananias (Atos 9.17), apenas afirma que a origem da Palavra não está no homem, mas em Jesus que revela a vontade de Deus através de seus servos, no poder do Espírito Santo.

O Evangelho de Cristo salva o pecador porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16, Marcos 16.16).

O Evangelho de Cristo revela a justiça de Deus: A justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé (Romanos 1.17).

O Evangelho de Cristo transforma: Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna - Romanos 6.22 (Lucas 8.2-3).

O Evangelho de Cristo é para receber e obedecer: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando - João 15.13-14 (Hebreus 4.2).

Conclusão

Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho!

Em que tipo de evangelho você tem crido?

Conhece o evangelho que recebeu?

Se já recebeu o Evangelho de Cristo, permaneça nele (João 15.5-7).

Se você está no outro evangelho, venha para o Evangelho de Cristo: O Espírito e a Noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a Água da vida - Apocalipse 22.17.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 16.01.2011 - noite.