CONSTRUINDO A MINHA VIDA - Lc 6.39-49

Pr. Paulino Cordeiro | 15-11-2010 20:37:07

Uma casa bem construída será motivo de grande alegria para muitas vidas, inclusive para gerações futuras, entretanto uma mal construída será aborrecimento e tropeço para muitas vidas.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  4.59M) 

Na construção de uma casa temos três mãos de obra especializadas: o engenheiro, o mestre de obras e o pedreiro com seus serventes. Na construção da nossa vida espiritual, também temos a obra especializada do Pai, do Filho e do Espírito Santo com os seus anjos.

A construção da nossa vida será um fracasso se não estiver debaixo da autoridade destes construtores sobrenaturais.

Jesus Cristo é Deus feito homem como modelo da VISÃO, do CARATER e da SABEDORIA na construção da nossa vida Espiritual Cristã.

01. Com a Visão de Cristo - Lucas 6.39-42

Conforme a oração de Jesus em João 17.17, a restauração de nossa visão vem pela Palavra de Deus, pois é a única verdade que abre a visão para o mundo espiritual. Só a Palavra de Deus pode limpar a nossa visão.

No mundo espiritual estamos cercados de "guias cegos" conduzindo multidões de "cegos". A visão panorâmica do mundo espiritual é assustadora, pois vemos esses "guias cegos", com suas fábulas, fórmulas e crendices, seduzindo multidões para a perdição eterna.

O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre - v. 40.

"O discípulo não está acima do seu mestre", ou seja, Jesus está dizendo que se você estiver sendo orientado por um mau pastor, padre, bispo, apóstolo, presbítero ou outro mestre qualquer que seja com certeza tudo irá de mal a pior, porque esses falsos mestres se colocam acima de Jesus.

"Todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre"; essa é a missão e o desejo de Jesus, verdadeiros mestres construindo outros verdadeiros mestres para restaurar a visão da sua Igreja.

O falso mestre usa a Palavra só para tirar proveito pessoal, suas ovelhas não passam de uma mercadoria lucrativa, arrancando-lhes toda a "lã" e às vezes até a sua "pele" (2ª Coríntios 2.17 e Lucas 6.41-42).

Só a Palavra de Deus constrói uma visão correta, quem não lê a Bíblia é um guia cego, pois não vê os próprios pecados e vive condenando o próximo.

Quem não ouve e não pratica as palavras de Jesus é um guia cego, se perderá e conduzirá outras pessoas para o abismo; quem não aprende com Jesus e diz ser Cristão Crente, está se colocando acima do Mestre Jesus. Precisamos estar com os olhos fitos em Jesus, só assim estaremos construindo nossa vida com a visão de Cristo.

02. Com o Caráter de Cristo - Lucas 6.43-45

O Apóstolo Paulo aos Gálatas, no Poder do Espírito Santo, descreve com precisão o Caráter de Cristo a ser construído em cada Crente: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

Na ilustração das árvores e seus frutos, Jesus está dizendo que o caráter Cristão não vem de aparência exterior e piedosa, vem do interior, assim como a seiva da planta é responsável pela sua aparência e seus frutos.

Quem é convertido e nascido do Espírito produz testemunho de Cristo e ganha vidas para o Reino de Deus, no poder do Espírito Santo. Sua vitalidade não vem de uma aparência piedosa, mas de um coração sincero e obediente a todos os Mandamentos de Deus Pai.

Se você enxergar um espinheiro carregado de cachos de uva, não acredite, mantenha distancia, com certeza é uma aberração com veneno mortífero. Assim é a obra das pessoas que não têm o caráter de Cristo, podem parecer boas, mas é pura enganação para destruírem vidas.

O falso crente não consegue enganar nem a si mesmo. Fique atento, não olhe só para a aparência exterior, olhe para o caráter (frutos) e assim você saberá quem é Crente de verdade.

Quem é nascido de Cristo reproduz o caráter do próprio Cristo e o Fruto do Espírito sem fingimento.

O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração - v.45.

03. Com a Sabedoria de Cristo - Lucas 6.46-49

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?

É tolice dizer que Jesus é o teu SENHOR e Salvador se não fizer o que Ele manda. É uma mentira dizer que é Crente se não obedecer a Palavra de Deus.  O caráter do verdadeiro Crente é firmado pela sua obediência a Palavra de Deus e assim o Espírito Santo tem liberdade para nele reproduzir o Caráter de Cristo. Jesus se agrada com discípulos obedientes e se entristece com os bajuladores, que são os crentes falsos.

Jesus, ao comparar a construção de uma casa com a construção da nossa vida espiritual, deixa muito claro que devemos ouvir e praticar a Palavra contida na Bíblia ou, caso contrário, um dia a casa cairá. 

Quem ouve e pratica é sábio e está construindo a sua vida com a sabedoria de Cristo, está no caminho do céu, que é a vida eterna, por meio de Jesus Cristo; sua obra não falhará, nem se abalará e a vitória será certa.

Quem ouve e não pratica, é tolo, está construindo sua vida para a ruína que é a condenação eterna; é um fracassado, vive num mundo de ilusões e amarguras, é uma pessoa arruinada.

Conclusão

Qual é o melhor, ouvir a Palavra e praticar os ditames do mundo ou ouvir e praticar a própria Palavra de Deus?

Qual é o melhor, construir a minha vida com a Visão de Cristo ou do mundo?

Qual é o melhor, construir a minha vida com o Caráter de Cristo ou com caráter do mundo?

Qual é o melhor, construir a minha vida com a Sabedoria de Cristo ou com sabedoria do mundo?

Irmãos, nosso único escape é construirmos nossas vidas fundamentadas no exemplo de Cristo, com a Palavra de Deus.

Sem Jesus não dá!

Olhe para quem está do teu lado e diga: Sem Jesus não dá!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 14.11.2010 - noite.