PERDIDO OU SALVO? - Efésios 2.1-10

Pr. Paulino Cordeiro | 07-10-2010 20:35:14

Nenhuma pessoa gosta de ser considerada "perdida", pois, isto inclui a idéia de exclusão, contrariando o anseio inclusivo de toda a humanidade.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  3.95M)

O texto exposto apresenta a situação humana antes da salvação e o que acontece quando recebe a Salvação de Deus por meio de Jesus. O Apóstolo Paulo testemunha do que aconteceu na sua vida quando era guiado pelas filosofias deste mundo, contrastando com a Graça da Salvação.

Todas as pessoas são predestinadas a Salvação de Deus (Ef 1.5), entretanto a escolha é pessoal (Rm 10.9), Deus respeita a decisão de cada uma. Recebe a ira de Deus quem escolhe o "curso deste mundo" e recebe a Graça de Deus quem aceita a Salvação proposta por meio de Jesus Cristo.  

01.   O ser humano que vive perdido - v. 1-3

Com certeza, alguma vez você já se achou perdido, especialmente na vida espiritual e certamente sentiu-se muito mal. A pessoa perdida, mesmo tendo boa visão, não enxerga direito; mesmo que tenha diplomas acaba se conduzindo de maneira tola.

Assim vive quem não recebe a Salvação de Deus por meio de Jesus Cristo:

a) Está morto nos delitos e pecados: "estando vós mortos nos vossos delitos (culpas) e pecados (rebeldias)": Refere-se a uma morte moral, correndo o risco da morte eterna, é uma vida sem santidade.

b) Segue os ditames do mundo: "segundo o curso deste mundo": Este mundo é tenebroso e jaz no maligno (1ª João 5.19). Deus manda que as pessoas não tomem a forma deste mundo (Romanos 12.2).

c) É rebelde e escravo do diabo: "segundo o príncipe da potestade do ar (Efésios 6.12), do espírito que agora atua nos filhos da desobediência": Se este mundo jaz no maligno, então este príncipe é o próprio satanás que é rebelde e pai da mentira (João 8.44), induziu Adão e Eva à rebeldia, sendo que agora atua na vida dos rebeldes, que são os filhos da desobediência.

d) É filho maldito: "segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos... filhos da ira (2ª Pedro 2.14 filhos malditos)": A desobediência é fazer a vontade da carne, seguindo as sugestões do diabo plantadas no pensamento é o seu caráter, são contra o Caráter de Cristo e por isto são filhos malditos.

02.       O ser humano que vive na salvação de Deus - v. 4-10

Deus não faz acepção de pessoas (Efésios 6.9), todas são predestinadas para serem salvas através de Jesus e dependem da Sua Graça para receber a Salvação; é por esta razão que o Apóstolo Paulo afirma: Porque pela Graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie - v. 8-9. Paulo, também escreveu a Tito a respeito da salvação, dizendo: Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tito 3.5).  

a) Recebe a Misericórdia de Deus e participa da Sua Natureza:

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados - v.1 (Efésios 4.20-25).

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; - v. 4-6.

b) Serve para manifestar as riquezas de Deus:

...para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus - v.7.

c) Continua realizando as obras de Cristo:

Pois somos feitura DELE, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas - v. 10.

Conclusão

Perdido ou Salvo?

E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas - 2ª Coríntios 5.15-17.

Estamos no mundo, mas não pertencemos ao mundo, pois, os verdadeiros Crentes pertencem a um plano espiritual elevado, acima do regime que governa o mundo.

É muito bom e tranqüilizante ter a certeza da salvação, pois, só assim somos úteis no Reino de Deus e aptos para cumprirmos a missão de enviados do Senhor Jesus, o Cristo. E como enviados de Jesus devemos resgatar muitas vidas do poder satânico. Glórias a Deus por ter providenciado a nossa salvação em Jesus!

PERDIDO OU SALVO?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 03.10.2010 - noite.