FÉ - INTELIGÊNCIA SOBRENATURAL - Hebreus 11.1-6

6 | 09-09-2010 21:37:22

é a firme convicção no poder sobrenatural de Deus, como verdade infalível, dispensando qualquer tipo de prova, pois está acima das coisas naturais.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  5.48M)

A fé é confiança baseada nas promessas de Deus, não se pode medi-la por evidências racionais, daí a incompatibilidade com a ciencia. É associada a experiências com o sobrenatural, porém dá sabedoria para que a vida natural seja bem sucedida. Pode ser compartilhada com outras pessoas através de testemunhos (João 9.2.25), evidenciando a ação do sobrenatural nas pessoas e coisas.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem - v.1.

Quando alinhamos a nossa visão com a visão de Deus, começa o mover do Espírito de Deus e o fogo do avivamento queima todas as impurezas naturais, impulsionando-nos para o sobrenatural. A fé verdadeira está ao alcance dos limpos de coração, pois, disse Jesus: Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus - Mateus 5.8.

01. Conduz ao bom testemunho - v. 2, 4 e 5

A razão diz: Caia fora!

A inteligência sobrenatural diz: Se você tem fé, prossiga que Deus proverá!

Quem tem fé, Independente das circunstâncias, mesmo que tudo esteja contra, crê no poder de Deus: Por que Deus diz: assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para Mim vazia, mas fará o que Me apraz e prosperará naquilo para que a designei - Isaías 55.11.

, Inteligência Sobrenatural é ter a visão de que Deus é maior que os nossos problemas, capaz de alterar coisas, mudar pessoas e amolecer corações para abençoar.

Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho - v. 2.

Abel, Enoque, Noé, Abraão e muitos outros, produziram bom testemunho pela fé que tiveram.

Abel obteve o testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas, mesmo depois de morto ainda fala. Caim obteve o testemunho de ser invejoso e homicida, sendo reprovado por Deus. A Bíblia revela que cada pessoa, de acordo com o seu testemunho, traça o seu destino eterno.

02. Chama à existência as coisas que não existem - v. 3

Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem - Hebreus 11.3. ...o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem - Romanos 4.17.

Inteligência sobrenatural é pensar e ver com os olhos da fé. É olhar para os problemas como se já não existissem mais, pois, Deus é quem tudo soluciona. Fé é confiar no Poderoso Deus que cuida de nós: Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. - Salmo 37.3-6 (1ª Pedro 5.6-8).

Respondeu Jesus ao pai do menino endemoninhado: Se podes! Tudo é possível ao que crê - Marcos 9.23.

03. Oferece a excelência a Deus - v. 4

Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente (as primícias) sacrifício (Genesis 4.4)

Nosso Deus não é do "mais ou menos", Ele simplesmente exige a excelência de cada ser humano que se diz ser Seu filho: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12.1-2.

Oferecendo sempre a excelência, por Deus aprovados seremos!

04. Sem fé é impossível agradar a Deus - 6

O primeiro passo na fé para agradar a Deus é quando cremos e confessamos a Jesus como SENHOR e Salvador; a partir deste momento, pela fé, obedecemos a tudo o que Deus manda fazer.

A Inteligência Sobrenatural se apóia no Poder de Deus: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus - 1ª Coríntios 2.4-5.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Conclusão

A fé dá inteligência superior que liberta dos poderes terrenos e arremessa as pessoas para os lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2.6). Todas as pessoas que aceitam a Jesus como SENHOR e Salvador, se convertem e recebem o Espírito Santo de Deus que passa a capacitá-las, pela fé, a moverem-se no sobrenatural.

Se alguém não tiver fé para conversar com Deus (orar), abra a Bíblia e ore a palavra de Deus, ore as promessas de Deus que o sobrenatural vai manifestar-se.

A fé também é desenvolvida na comunhão com outros filhos de Deus: Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedido por meu Pai, que está nos céus (Mateus 18.19).

Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé - Habacuque 2.4.                 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 05.09.2010 - noite.