DEUS TEM CUIDADO DE VOCÊ – 1ª Pedro 5.6-7

| 16-08-2010 22:02:50

Para com Deus, um mínimo de lealdade e submissão vale mais que toda a inteligência e cultura da humanidade na rebeldia.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 5.93Mb)

O princípio do sucesso para o Crente é permanecer submisso no seu lugar que é exatamente embaixo da poderosa mão de Deus, pois, assim, NO SEU TEMPO, concederá aquilo que desejamos.

Deus cuida de você, mas, somente se você concordar com Seus cuidados.

Deus tem cuidado de você?

01. Para ser humilde

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus... lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós - V. 6.7.

A pessoa que não se humilhar sob a Poderosa Mão de Deus, também não deve esperar ser abençoada, pelo contrário, sobre ela recairá a ira de Deus. Só quem é humilde estará sempre pronto para obedecer e esta é a condição básica para que se manifestem as riquezas de Deus Pai.

É tempo de humilhação, Deus tem cuidado de você!

A Bíblia, de Genesis a Apocalipse, exemplifica que humilhar-se sob a Poderosa Mão de Deus é ser perseverante na obediência aos SEUS Mandamentos. Esta perseverança na obediência deve ser voluntaria, motivo de alegria e não de tristeza.

Lembram-se da Parábola dos Dez Talentos? O Reino de Deus é comparado a um homem que se ausentando confiou seus bens a três servos, todos receberam tarefas segundo a sua capacidade, entretanto, somente dois foram bem sucedidos (Mateus 25.14-30). Agora, lembram-se das lindas palavras dirigidas aos dois obedientes e das terríveis palavras dirigidas ao rebelde e crítico?

Os servos humildes e obedientes ouviram esta palavra: Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor - Mateus 25.21 e 23. Lembram-se de Abraão? (Genesis 22.1-18).

O servo rebelde e crítico ouviu esta palavra: E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes - Mateus 25.30. Lembram-se de Acã? (Josué 7.1-26)

O Apostolo Pedro roga que todos estejam com a vestidura da humildade para que tenham uma vida comunitária feliz e na Graça: Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça - V. 5.

Através dos tempos Deus cuidou dos nossos irmãos na humilhação que é a submissão e obediência aos Seus Mandamentos. Devemos permitir que Deus nos conduza em tudo e que Jesus seja o nosso amigo inseparável no ir e vir; na família; na Igreja; no sentar-se e no levantar-se; no trabalho; nos estudos; no lazer e até enquanto dormimos.

 Deus tem cuidado de você, tens experimentado a Graça e a provisão do SENHOR?

02. Para ser exaltado

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, EM TEMPO OPORTUNO, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Deus tem cuidado de vós, humilhai-vos para que em tempo oportuno Ele vos exalte, ou seja, apenas precisamos nos submeter confiantes em Deus que em tempo oportuno aquela gloriosa esperança acontecerá.

Deus quer obediência, apenas faça a tua parte, Ele sabe cuidar de cada pessoa EM TEMPO OPORTUNO, nunca queira fazer com que as coisas aconteçam no teu tempo.

Deus é tremendo, Ele tem um tremendo bom humor, apesar de nossos azedumes e instabilidades, Ele sempre está sorridente esperando TEMPO OPORTUNO para nos exaltar.  Ele renova a cada instante as suas misericórdias preparando-nos para a exaltação, pois, no caso contrário seriamos consumidos pela sua ira.

O mais profundo desejo de Deus é de te exaltar e não é uma exaltação temporária ou apenas terrena; Ele quer exaltar cada pessoa para a condição de filhos e filhas e tê-los Consigo eternamente: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu NELE antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ELE, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ELE nos concedeu gratuitamente no Amado - Efésios 1.3-6.

Jesus, enquanto na terra, recebeu uma coroa de espinhos (Mateus 27.29), mas, como foi humilde e obediente até o fim (Filipenses 2.8) o Pai O exaltou como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Mateus 28.18) e assentou-se a direita do Pai (Romanos 8.34). Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES - Apocalipse 19.16.

Bem-aventurado (feliz) o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam - Tiago 1.12.

Jesus disse: Não temas as coisas que tens de sofrer... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida - Apocalipse 210.

Seja fiel, o SENHOR tem cuidado de você para te exaltar!

Conclusão:

Deus é fiel e justo, Ele tem cuidado de você, e você, tem sido obediente para que EM TEMPO OPORTUNO Ele te exalte?

Disse Jesus: Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando - João 15.14.

Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória - 1ª Pedro 5.4.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 15.08.2010 - noite.