OBJETIVOS DA MISSÃO - 2ª Timóteo 4.1-5

Pr. Paulino Cordeiro | 10-08-2010 16:52:34

Porque fui enviado a este mundo, qual seria a minha missão?

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 5.62Mb)

Entendo que tenho uma missão muito bem caracterizada, existe um plano sobrenatural para que eu seja útil, a partir da casa onde moro e ir alcançando vidas além do horizonte. Não sou Crente Cristão por obra do acaso, tenho uma missão e você também, e que missão seria esta?

A Graça de Deus Pai nos alcançou por meio de Jesus Cristo e, assim, recebemos a missão de estarmos sendo mensageiros desta Graça às outras pessoas.

Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus... - 2ª Timóteo 4.1.

Jesus comissionou os seus discípulos, ordenando o IDE e Paulo, da mesma forma, comissionou Timóteo para uma missão que tinha um objetivo bem definido.

01. Pregar a Palavra

Pregar significa anunciar publicamente, proclamar em voz alta. Esta palavra era usada para indicar a ação do arauto que anunciava solenemente a guerra ou a paz.

A expressão "conjuro-te" tem a forma de uma solene exortação para que Timóteo não vacilasse na constante pregação da Palavra da Salvação. A ordem vem seguida da palavra "insta" que quer dizer mostra-te urgente para não perder nenhuma oportunidade.

Então Timóteo está sendo comissionado para pregar Toda a Escritura porque é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra - 2ª Timóteo 3.16-17.

02. Corrigir

A ordem é para que com a pregação perseverante da Palavra as falsas doutrinas sejam rebatidas; trata-se de uma correção despertando o entendimento nas pessoas para que tomem a decisão acertada. A Palavra de Deus nem sempre agrada aos ouvintes, pois, ela rebate as falsas doutrinas.

Paulo tinha em mente a ordem de Jesus para que os Crentes estivessem indo e fazendo discípulos: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século - Mateus 28.19-20.

Fazer discípulos é andar juntos; a verdadeira correção só acontece quando alguém se sujeita a correção de alguém que tem maior sabedoria no Espírito Santo e mais conhecimento da Verdade.

A ordem é corrige, faça discípulos e frutifique!

03. Repreender

Repreender significa advertir com seriedade. Os Crentes daquele tempo viviam sob a influência de muitas correntes filosóficas e religiosas, portanto era necessário repreender constantemente o pecado e a má conduta.

Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam - 1ª Timóteo 5.20.

04. Exortar

Timóteo está sendo convocado, por Paulo, para que esteja ao lado das pessoas exortando-as no sentido de comunicar-lhes bons conselhos, para que não caiam na lábia dos falsos mestres.

Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações - 1ª Timóteo 1.3-7.

Conclusão:

Você é Crente Cristão, sim?

Então Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. - 2ª Tm 4.3-5.

Caso você ainda não seja Crente Cristão, confesse a Jesus Cristo como Senhor da sua vida (Romanos 10.9-10) e passe a fazer o que Timóteo fez.

Se você citar a nossa autoria (Pr. Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 08.08.2010 - noite.