QUEM É DEUS? – Deuteronômio 32.4, 15, 18, 30, 31

| 02-08-2010 18:35:20

Não há Santo como o SENHOR; porque não há outro além de Ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus - Oração de Ana 1º Samuel 2.2.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 4.79Mb)

A rocha é a sustentação de tudo o que existe no Planeta Terra e da própria Terra. Até os prédios, para resistirem às ações da natureza, tem seus fundamentos lançados sobre a rocha. A parte rochosa interna é chamada litosfera e a parte externa, o revestimento orgânico é chamada biosfera, sendo que nada poderia existir se não fosse esta estrutura rochosa da Terra.

Agora você entende porque Deus é Rocha?

Tudo está fundamentado em Deus, por Deus e para Deus: Porque DELE, e por meio DELE, e para DELE são todas as coisas. A ELE, pois, a glória eternamente. Amém! - Romanos 11.36.

01. É a Rocha da Perfeição - Deuteronômio 32.4

Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

O caminho de Deus é perfeito; a Palavra do SENHOR é provada; Ele é escudo para todos os que nele se refugiam - Salmo 18.30 (2 Samuel 22.31). 

Só alcançaremos a verdadeira felicidade se estivermos firmados na Rocha da Perfeição: Bem-aventurado (feliz) o homem que não anda no conselho dos ímpios (descrentes na Lei de Deus), não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (zombadores). Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. - Salmo 1.1-3.       Se você tem buscado a perfeição não se esqueça de que somente Deus é a única fonte, pois, Ele é a Rocha da Perfeição!

02. É a Rocha da Salvação - Deuteronômio 32.15

O povo havia sido sustentado por Deus durante quarenta anos e agora, bem de vida, estavam dando coices como animais revoltosos, ignorando a Rocha da Salvação: Mas, engordando-se o meu amado, deu coices; engordou-se, engrossou-se, ficou nédio (lustroso de gordura) e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação.

Que o Cântico de Davi seja o nosso cântico: Vive o SENHOR, e bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja o meu Deus, a Rocha da minha salvação! -2º Samuel 22.47. 

Deus é a Rocha da nossa Salvação e seu filho Jesus é a Pedra Angular da nossa edificação espiritual: Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito - Efésios 2.19-22.

Deus é a Rocha da nossa Salvação, por meio de Jesus Cristo: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação - Colossenses 1.13-15.

Exaltado seja o meu Deus, a Rocha da minha salvação!

03. É a Rocha da Criação - Deuteronômio 32.18

Outra lamentação no Cântico, agora fala de um povo de memória curta: Olvidaste (esqueceste) a Rocha que te gerou; e te esqueceste do Deus que te deu o ser.

Paulo, no Discurso ao Deus desconhecido, revela a majestade do Deus Criador: pois NELE vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque DELE também somos geração - Atos 17.24-28.

Deus é a Rocha da Criação: Pois, NELE, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio DELE e para ELE. Ele é antes de todas as coisas. NELE, tudo subsiste (NELE está a estabilidade das coisas) - Colossenses 1.16-17.

Você tem sido grato ou tem se esquecido da Rocha da Criação?        

04. É a Rocha da Vitória - Deuteronômio 32.30-31

Apesar de toda a infidelidade humana, Deus é a Rocha da Vitória, adestra os fieis para serem mais que vencedores: Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o SENHOR lhos não entregara? Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos o atestam - Dt 30-31 (Isaías 30.29 e 44.8-10). 

O Salmo 91, tido como anônimo, talvez seja de Davi, mas expressa verdades e sentimentos do Cântico de Moisés: O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido - Salmo 91.1-7.

Deus é a Rocha da Vitória, firme-se bem NELE que certamente você obterá sucesso em tudo o que fizer.

Conclusão:

Jesus veio e confirmou estas verdades através desta Parábola: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas Palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas Palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína - Mateus 7.24-27.

Onde você está firmado, na Rocha ou na areia?

Quem é Deus?

Ele é a Rocha onde, por meio de Jesus, devemos fundamentar a nossa vida espiritual, emocional e material (1ª Tessalonicenses 5.23)

Se você citar a nossa autoria (Pr. Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 25.07.2010 - noite.