GRAÇA SALVADORA - Tito 2.11-14
Pr. Paulino Cordeiro | 12-07-2010 16:00:04A Graça Salvadora manifesta-se na vida das pessoas que aceitam a educação que liberta da ignorância espiritual e suas paixões mundanas.
(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - tamanho de 5.13Mb)
O que praticamos hoje determina o nosso futuro (Josué 3.5), ou seja, as coisas não acabam num túmulo, as nossas obras determinarão um destino eterno: Céu ou Inferno (João 5.28-29).
Toda a educação humana tem um fim libertador de algum tipo de ignorância; por esta razão existem as escolas e universidades profissionalizantes; assim, a Graça Salvadora de Deus se manifesta por meio de Jesus Cristo, com a finalidade libertadora, visando formar um povo exclusivamente Seu e zeloso de boas obras.
A Graça Salvadora de Deus, por meio de Jesus, visa uma radical transformação de caráter, é um treinamento ético espiritual (Hebreus 12.11-16). Esta transformação ocorrerá somente na vida daquelas pessoas que decidem aceitar a Jesus como seu Salvador; assim, recebem o Espírito Santo de Deus (2ª Coríntios 3.16-17) que passa a educá-las transformando o seu caráter (Gálatas 5.22-23).
01. Que educa para renegar a impiedade e as paixões
A Graça, nesta passagem, revela-se como um favor de Deus, por meio de Jesus, a todas as pessoas que desejam receber uma educação que as capacita para detestarem a impiedade e as paixões.
Somente quem crê em Jesus e arrepende-se dos seus pecados poderá renegar (detestar) a impiedade e as paixões. Crer e arrepender-se são duas atitudes que conduzem o ser humano ao novo nascimento (João 3.3, 36) e, assim, recebe o Espírito Santo de Deus, manifestando-se a Graça Salvadora que educa para as boas obras.
Impiedade (Judas 15-18) nasce na mente e conduz a muitos vícios e ações pervertidas, é inimiga de Deus (Romanos 1.18). O apóstolo Paulo define impiedade como fortalezas e sofismas, estabelecidas na alma, que são destruídas somente pelo Poder de Deus levando todo o pensamento cativo a Cristo (2ª Coríntios 10.4-6).
Paixões mundanas (Efésios 2.3; 1ª Pedro 4.2; 1ª João 2.15-16) são os ardentes maus desejos em ação para satisfazer a vontade da carne.
Todas as pessoas são consideradas, por Deus, responsáveis pelos seus desejos e obras, até enquanto dormem, pois, os sonhos são conseqüência da vida que leva.
02. Que educa para viver de modo sensato
"Vivamos no presente século" é um convite para andarmos na educação segundo a Palavra de Deus, aqui na terra, depois virá vida eterna ou sobrenatural onde nada poderá ser mudado.
Aqui, o convite da Graça Salvadora é para aceitarmos a educação que nos ensina a vivermos de modo sensato, sóbrio, vigilante, prudente e equilibrado no Poder do Espírito Santo.
Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com Ele - 1ª Ts 5.8-10.
03. Que educa para viver de modo justo
A Graça Salvadora nos educa para vivermos de modo justo, isto é, fornecendo evidências de recebemos a retidão de Cristo, fugindo das paixões e seguindo a justiça (2ª Timóteo 2.22).
Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus - Romanos 3.21-26.
A educação que recebemos na Lei moral de Deus é formada e guardada na alma (Salmo 119.11), sendo observada na vida diária de modo que controle e guie todas as nossas ações e relações, tanto com Deus como com pessoas (2ª Coríntios 3.2-3 carta).
04. Que educa para viver de modo piedoso
Piedade é um modo de vida, guiada pelo Espírito Santo, que comunica o mais profundo amor e reverencia a Deus e aos Seus Mandamentos. A educação na piedade vem pela Palavra de Deus, contida na Bíblia, pela comunhão com o próprio Deus e Sua Igreja.
Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados - 2ª Timóteo 3.12-13.
Cuidado, não se deixe levar pela falsa piedade que é a religiosidade. A religiosidade veste uma bela capa de cordeiro, mas, por dentro existe um lobo feroz, explorador de pessoas fracas e ignorantes.
Eis a diferença entre piedade e religiosidade: Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã - Tiago 1.25-26.
Conclusão:
As pessoas que sujeitarem-se a esta Graça Salvadora e receberem a educação Bíblica, como estilo de vida, certamente serão bem sucedidas em tudo o que fizerem (Salmo 1.1-3). Esta Graça Salvadora educa o verdadeiro Crente para crescer na santificação que conduz a vida eterna.
Assim vivendo estaremos aceitando a Salvação de Deus por meio de Jesus Cristo, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
Aceite a Graça Salvadora e receba, pela Bíblia, a verdadeira educação espiritual que conduz as boas obras e a vida eterna.
Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.
Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 11.07.2010 - noite.