CAMINHOS DIFERENTES – Salmo 01

| 11-03-2010 14:00:36

As pessoas, quando querem afirmar que todas as alternativas levam à mesma solução, usam a velha expressão "todos os caminhos levam a Roma". Muitos tem adaptado esta velho adágio afirmando que todas as religiões levam a Deus Pai.

Estamos vivendo tempos tenebrosos, dia-a-dia surgem e crescem seitas e religiões (1ª Timóteo 4.1-5). Jesus e seus apóstolos, sempre mencionaram dois caminhos, o dos justos e o dos ímpios; dos fiéis e dos infiéis.

Salmo 1.6: Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

01. O Caminho dos Justos

Justos, segundo a Bíblia, são pessoas que se converteram dos seus maus caminhos, recebendo a Salvação e a Justificação no Sangue de Jesus (Romanos 5.18-19).

Jesus é o Caminho para os justos: E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.4-6.

Comportamento dos Justos: 

Os justos não andam segundo o conselho dos ímpios.

Os justos não andam no caminho dos pecadores.

Os justos não se assentam na roda dos escarnecedores.

Os justos meditam na Palavra (pensam sobre o que lêem na Bíblia) dia e noite.

O senhor conhece o caminho dos justos, pois eles apartam-se do pecado: Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor - 2ª Timóteo 2.19

O que fazer para entrar no Caminho dos Justos?

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação - Romanos 10.9-10.

O que fazer para permanecer no Caminho dos Justos?

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará - João 8.31-32.   

02. O Caminho dos Ímpios

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela - Mateus 7.13-14.

Está escancarada a porta de entrada para perdição e o caminho que conduz para a mesma perdição é espaçoso, ou seja, é prazeroso, atraente e sedutor.

Conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas - Lucas 3.4.

A maioria dos ímpios conhece a Jesus e o seu caminho, mas insistem em pervertê-lo: Então, o consultaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente e não te deixas levar de respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade; é lícito pagar tributo a César ou não? Mas Jesus, percebendo-lhes o ardil, respondeu: Mostrai-me um denário. De quem é a efígie e a inscrição? Prontamente disseram: De César. Então, lhes recomendou Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. - Lucas 20.21-25.

Comportamento dos ímpios:

Os ímpios não subsistem no juízo - v.5: Não serão chamados para a vida eterna com o Pai. Jesus dirá: Afastai-vos de Mim, não vos conheço!

Os ímpios perecem no mau caminho - v.6: Será inútil diante de Deus tudo aquilo que os ímpios fazem, morrerão para a vida eterna.

Os ímpios são como a palha que o vento dispersa - v.4: Os ímpios são levados por cogitações espirituais e por "novidades religiosas" por isto não se firmam na Verdade Sobrenatural de Deus Pai.

Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles), é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores - 2ª Pedro 2.4-10.

Conclusão

Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

O justo faz a sua "lição de casa", obedecendo à Palavra de Deus, não se desviando do Caminho da Salvação por meio de Jesus Cristo e será bem sucedido; todavia, o ímpio, que quer dizer incrédulo, continua no confortável caminho da perdição, será um fracassado e perecerá sem o favor de Deus Pai.

Será que todos os caminhos levam a Deus?

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? - 2ª Coríntios 6.14. 

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 07.03.2010 - noite.