SALVOS - Efésios 2.8-13

Pr. Paulino Cordeiro | 13-01-2010 11:38:42

Estar salvo, no sentido comum, significa estar livre de perigos, de enfermidades, não sofrer danos, alcançar a felicidade, ser resgatado de um cativeiro, libertação de vícios e outros riscos.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 2.80Mb)

Estar salvo, no sentido espiritual, significa Redenção no nome e no Sangue de Jesus, livramento do pecado e da morte eterna e, conseqüentemente, muitos livramentos na vida terrena.

01. Pela Graça de Deus - v. 8-9

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

A palavra Graça aparece dezenas de vezes na Bíblia para designar a disposição de Deus em fazer o bem ao seu povo, apesar da imperfeição de cada pessoa. Portanto, a salvação não está em nós, mas é a manifestação do amor de Deus; é um presente espiritual conseqüente de uma atitude humana espiritual que se chama fé.

Como desenvolver fé para receber a Graça da salvação?

Porém que se diz? A Palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação... E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. - Romanos 10.8-11, 17.

A Graça de Deus é manifesta na medida da disposição que existir em nosso coração para recebermos a Graça.

 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã - Mateus 15.28.

 02. Em Cristo Jesus para boas obras - v. 10

...não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura DELE (de Deus), criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Recebemos a Graça da salvação de Deus e livramentos, não pela beleza das nossas obras, mas é pela nossa fé e santidade que somos habilitados para as belas obras.

Somos uma obra maravilhosa, pois somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus para boas obras.

Deus não olha para nós como seres inferiores, porém vê a cada pessoa como se fossem seus filhos. Depois da rebeldia no Paraíso, que foi uma triste decisão, os humanos ficaram maus e rebeldes. Agora, no Tempo da Graça, precisamos tomar a decisão de crermos no Cristo Redentor e sermos recriados para as boas obras. 

Que boas obras são estas?

As más obras são todas as pragas e maldições decorrentes da rebeldia. Se as más obras são conseqüência da rebeldia, então as boas obras são manifestas pela obediência e santidade conforme a Palavra de Deus, em Cristo Jesus.

Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos - Romanos 5.17-19.

03. Para pertencer à família de Deus - v. 11-13

Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

Para deixar bem claro que hoje pertencemos a Família de Deus, o Apóstolo Paulo faz uma serie de apelos, visando fortalecer o nosso amor a Deus e crescermos na fé, com gratidão:

  • Lembrai-vos de que estáveis sem Cristo.
  • Lembrai-vos de que estáveis separados da Comunidade de Deus.
  • Lembrai-vos de que estáveis estranhos às alianças da promessa.
  • Lembrai-vos de que estáveis sem esperança e sem Deus.
  • Lembrai-vos de que no Sangue de Jesus fostes aproximados a Deus.

Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito - Efésios 2.19-22.

Conclusão

Eu estou salvo, pela fé, no nome e no Sangue de Jesus?

Vivo pela Graça de Deus?

Vivo em Cristo Jesus para as boas obras?

Vivo como verdadeiro membro da Família de Deus?

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!

 

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 10.01.2010 - noite.