NOVO NASCIMENTO – João 3.1-10

| 04-01-2010 12:46:09

Havia um homem chamado Nicodemos (v.1) e continua existindo multidões como ele, todos necessitando de uma conversa secreta com Jesus.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.12Mb)

Se você ainda não teve uma experiência pessoal com Jesus, então, agora mesmo, preste atenção no que vou explicar, pois é a tua grande oportunidade para entender este mistério que mudará radicalmente a tua vida.

Se você já é Crente, então, agora mesmo, cheque a tua vida com Deus e nunca mais duvide do seu grande amor para contigo.

01. Quem entrará no Reino de Deus? - v.2-4

Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

Nicodemos era doutor da Lei, conhecia as Escrituras e as profecias, mas não conseguia entender o cumprimento das profecias por causa da profunda cegueira espiritual causada pelas tradições.

Conhecia Isaías 9, 53, 61;

Nicodemos, ao procurar o SENHOR Jesus, já estava se humilhando, mas ainda faltava muita transformação, é possível que tenha se convertido posteriormente.

E disse Jesus: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus - Mateus 18.3-4.

Se não vos converterdes: Para entrar no Reino de Deus exige conversão (Gr. Metanoia), ou seja, arrepender-se de tudo o que praticou contra os Mandamentos de Deus; é realizar uma mudança de direção, sair do caminho que conduz para o inferno e andar no Caminho de Deus que leva para o Céu.

Aquele que se humilhar como esta criança: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar - 1ª Pedro 5.6-8.

O que significa se humilhar?

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz - Filipenses 2.5-8.

02. Como acontece o novo nascimento? - v.5-7

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

O que é nascido da carne é criatura terrena e habita na terra, porém o que é nascido do Espírito é assentado nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2.4-7), sendo regenerado pelo poder de Deus, portanto passa a pertencer à família celestial (Efésios 2.19-22).

O novo nascimento realiza uma transformação radical: Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas Leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo - Jeremias 31.33 e Hb 8.10.

Importa-vos nascer de novo!!!

Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de Doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. - Rm 6.1-18.

Como acontece o novo nascimento? É uma escolha onde você decide deixar de ser escravo do diabo e tornar-se servo da Justiça de Deus.

03. O que acontece com a nova criatura? - v.8-10

 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?

Primeiramente o Espírito Santo de Deus passa a habitar na vida do novo convertido como cumprimento das profecias (Joel 2.28; Ezequiel 11.19; 36.26) e, como conseqüência, manifestando o transbordante poder do Espírito Santo Deus (Atos 1.8).

Assim como você conhece a árvore frutífera, também é conhecido o verdadeiro Crente: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado - 1 Coríntios 3.16-17.

A nova criatura produz o fruto do Espírito Santo de Deus: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

O vento sopra onde quer, ou seja, os filhos e filhas de Deus são conduzidos pelo poder do Espírito Santo e manifestam a vontade de Deus através de suas vidas.

Conclusão

Responda as perguntas abaixo:

01. Quem entrará no Reino de Deus?

02. Como acontece o novo nascimento?

03. O que acontece com a nova criatura?

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 03.01.2010 - noite.