A FAMÍLIA DE JESUS - Lucas 8.19-21
Pr. Paulino Cordeiro | 30-11-2009 22:18:48Deus criou o ser humano para viver em família. Temos uma família sanguinea que é terrena e passageira, mas também podemos decidir entre duas grandes famílias espirituais, a de Jesus ou a da perdição.
(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - tamanho de 3.40Mb)
Nesta passagem, vemos que Jesus não interrompe a pregação da Palavra para dar atenção aos seus familiares, mas aproveita para dar um profundo e verdadeiro ensino sobre a Sua família espiritual.
Naquele tempo os irmãos de Jesus ainda não eram convertidos, mas, com certeza, entenderam a mensagem da salvação, inclusive um deles chamado Tiago, tornou-se escritor sagrado, deixando uma poderosa Epístola que leva o seu nome.
01. Ouve a Palavra de Deus
Na época de Jesus, poucas pessoas tinham acesso as Escrituras Sagradas, era-lhes fundamental ouvir com muita atenção para memorizar e assim poder estudar e meditar na Palavra de Deus.
Você é da Família de Jesus? Então você ouve a Palavra de Deus!
Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado - v.18.
E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo.
Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a Sua voz, e as Suas Palavras, até aos confins do mundo - Romanos 10.17-18.
Jesus disse que os da Família Celestial ouvem a Palavra de Deus; esta afirmação implica em uma serie de cuidados para que tenhamos em verdadeiro relacionamento com Deus Pai, pois entendemos que o ato de ouvir é acompanhado de outras atividades:
Ler: Felizes aqueles que lêem e aqueles que ouvem as Palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo - Apocalipse 1.3.
Estudar: Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim - At 17.11. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim - João 5.39.
Memorizar: Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas Palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas - Deuteronomio 6.5-9.
Meditar: Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido - Josue 1.8.
Ao afirmar "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus", Jesus está ditando uma das Suas maravilhosas regras de ouro para uma vida vitoriosa.
02. Pratica a Palavra de Deus
A Família de Jesus não fica estacionada na teoria, porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos de Deus a quem temos de prestar contas (Hebreus 4.12-13).
Quando pertencemos a Família de Jesus passamos a praticar tudo aquilo que a Palavra de Deus nos manda fazer; assim, estaremos sendo verdadeiramente Crentes Espirituais.
Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas Palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa - Lucas 6.46-49.
Você é da Família de Jesus? Sim? Então está construindo na Rocha e fazendo tudo como Ele manda.
Veja bem o que Tiago, o irmão de Jesus, falou ao Crente praticante da Palavra de Deus: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração - Tiago 4.7-8.
Conclusão
Devemos amar muito aos nossos familiares, mas nunca devem ser mais importantes do que Deus. Haverá momentos em que deveremos abandonar a família e ficar só com Jesus: Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim não é digno de Mim - Mateus 10.37.
A Palavra de Deus é inegociável, você será bem sucedido se ouvi-LA e pratica-LA, caso contrário será um fracassado aqui na terra e na eternidade.
Devemos amar a Deus sobre todas as coisas: Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento - Mateus 22.37.
Não podemos perder de vista que temos uma família maior e que viveremos juntos, eternamente com o Pai (Efésios 2.19-20)
Deus coloca pastores para abençoar vocês, se não entenderem a voz de Deus, busquem com eles. Deus quer usar os pastores, por isso são chamados de ministros de Deus.
Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 29.11.2009 -noite.