PAZ SEJA CONVOSCO - João 20.19-23

Pr. Paulino Cordeiro | 18-11-2009 23:47:04

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz - Isaías 9.6.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.40Mb)

Paz é um sonho da humanidade, mas, a verdadeira Paz somente o SENHOR pode dar: Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti - Isaías 26.   

01.   Quando estiverem com medo - v. 19-20

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.

Aqueles discípulos      eram prisioneiros do medo, estavam de portas trancadas, entretanto Jesus pôs-se no meio deles e decretou a Paz libertadora: Paz seja convosco!

O medo é uma prisão trancada por dentro, só você pode abrir para obter a libertação.  E como abrir? Reconhecendo que somente Jesus, Aquele que venceu a morte e o inferno, pode ajudá-lo e encorajá-lo para a vitória.

O medo é deprimente e desanimador, porém, a alegria é restaurada quando Jesus está presente.

02.   Nas atividades diárias

As nossas atividades diárias não devem ser um campo de guerra, sim um campo onde devemos semear a Paz de Jesus, com a mensagem da salvação.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai Me enviou, Eu também vos envio.

Jesus formou doze discípulos na sua Paz, agora está ordenando que estes estejam indo além das fronteiras de Israel e gerando um processo multiplicador, ou seja, fazendo discípulos que por sua vez estarão fazendo novos discípulos, até aos confins da terra.

Não espere um chamamento de Deus para estar indo e fazendo discípulos, é uma ordem a ser obedecida por todos. Não importa se você está na família, Igreja, escola, trabalho ou na rua, onde você estiver Deus mostrará oportunidades para fazer discípulos na Paz de Jesus.        

03.   No Poder do Espírito Santo de Deus

E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

A verdadeira Paz e o verdadeiro Poder passam a existir em nós quando recebemos o sopro de Jesus com o Espírito Santo.

Conforme Gn 2.7 com o sopro de Deus Pai iniciou-se a vida no Paraíso. Agora, com o sopro de Jesus, o Filho, inicia-se a restauração da raça humana com a doação do Espírito Santo a todo o que Nele crê.

Pois o enviado de Deus fala as palavras Dele, porque Deus não dá o Espírito por medida. O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus - João 3.34-36.              

As últimas palavras de Jesus: Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos - Atos 1.6-9.

Quando aprendemos a viver na Paz de Jesus e no Poder do Espírito Santo tornamo-nos superiores às coisas terrenas.         

Conclusão

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize - João 14.27.

Paz seja convosco, mesmo que o medo queira aprisioná-los, Jesus estará presente.

Paz seja convosco, nas atividades diárias e não se esqueçam que devem obedecer a uma ordem do SENHOR, não importa onde estiverem, pois, ali será um campo missionário, prestem atenção nas oportunidades.

Paz seja convosco, no Poder do Espírito Santo, pois, Jesus, o SENHOR, restaura a todos com o sopro da vida e capacita para o testemunho.

Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti! - Salmo 122.8.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada -15.11.2009 -noite.