O CÉU É O LIMITE - Lucas 9.10-17

Pr. Paulino Cordeiro | 26-10-2009 13:10:59

Para o ser humano comum, o limite é a terra e aquilo que pode realizar ou suportar, mas o Céu é o limite para quem tem fé , ou seja, a ilimitada Graça do Pai Todo-Poderoso está disponível aos seus filhos e filhas.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.04Mb)

Jesus veio como Homem para nos ensinar o poder do Reino de Deus, para nos dar vida além do limite humano. Ele não se impressionava com problemas, na sua fé, tinha certeza que para o Pai não há impossíveis e aquilo que não podia fazer tinha convicção de que o Pai realizava.

Após uma viagem revestida no Poder de Deus, com muitas lutas, milagres e maravilhas, os discípulos estavam extenuados, no limite da suas condições físicas.

Jesus convida e capacita para viver além do limite humano.

01. No limite das forças, mas com um tempo para Jesus - v.10

A viagem fora surpreendente e acompanhada por sinais e maravilhas, mas com muitas lutas, pois estavam em guerra espiritual resgatando vidas - v.1-6.

Tenho certeza, que ao regressarem, eles queriam descansar e estar com suas famílias, mas preferiram ter um tempo com Jesus: Ao regressarem, os apóstolos relataram a Jesus tudo o que tinham feito. E, levando-os consigo, retirou-se à parte para uma cidade chamada Betsaida - cansados, mas com um tempo para Jesus. Eles não disseram: - Jesus, hoje não dá estamos muito cansados!

Está na hora de vivermos além do limite humano, se compartilharmos com Jesus a nossa vida, Ele nos ouve edifica, exorta e consola, é socorro bem presente.

Jesus quer participar de tudo, chamou-os para um retiro em Betsaida e ali eles relataram suas vitórias e suas frustrações. Da mesma forma, Jesus nos chama, diariamente, para um retiro com Ele.

Jesus quer ouvir da nossa boca tudo o que fazemos.

Temos reservado um tempo para estarmos com Jesus?

02.   No limite das forças, mas com um tempo para socorrer ao necessitado - V.11-13

Quando nos retiramos à parte para relatamos a Jesus tudo que temos feito surgem oportunidades para participarmos da obra com Jesus.

Um dia trabalhoso, no deserto, Jesus pregou o Reino e curou as multidões - um dia exaustivo! (cinco mil homens + mulheres e crianças) - v.11.

Após um dia, no limite, o que fazer diante da ameaça das trevas (o dia começava a declinar), despedir a multidão com a barriga vazia e muitos sem serem atendidos? Não, isto não agrada ao Pai Celestial.

É a pura cegueira da limitação humana quando fixamos nossa atenção no problema e não olhamos para a solução do problema. Notem bem a mediocridade da conclusão: Então, se aproximaram os doze e lhe disseram: Despede a multidão, para que, indo às aldeias e campos circunvizinhos, se hospedem e achem alimento; pois estamos aqui em lugar deserto - pobre limite humano! O homem esquece facilmente que Jesus também está no deserto - v.12.

Quando temos comunhão com Jesus, Ele nos desafia a vivermos além do limite racional - daí-lhes vós mesmos de comer - v.13. É claro que Jesus esperava que eles clamassem ao Pai. Jesus estava incentivando-os na fé, pois, deviam apenas apresentar os pães e os peixes a Deus Pai, porém, não entenderam; o seu limite era o razão, queriam comprar comida para cinco mil homens, mais mulheres e crianças que não eram contados.

Muitas vezes fazemos como os doze discípulos, temos a benção nas mãos, mas achamos pouco e não consagramos a Deus para que aconteça a multiplicação. Tem um provérbio popular "pouco com Deus é bastante" - Agora você já sabe, então coloque em prática!

O lindo é que aqueles 12 apóstolos, crentes novos, ainda sendo muito racionais, mesmo assim queriam servir. É provável que não tivessem dinheiro nem condições para transportar o alimento, mas queriam servir e esperavam um milagre de Jesus.

02. Cansado, porém, o Céu é o limite - v.14-17

Jesus, como homem, nunca agiu pela sua força ou inteligência, em tudo dependeu do Pai, estava sempre erguendo os olhos para o Céu. Aprendemos com Jesus que o Céu é o limite.

Notem bem que Jesus, além de estar cansado, tinha consciência de tudo e sabia que estava com um problemão.  Precisava colocar ordem para que não houvesse um tumulto - v.14.

Os discípulos, também estavam cansados, mas obedeceram a Jesus. A obediência a Jesus é o primeiro passo para sairmos do limite humano e presenciarmos o sobrenatural de Deus - v.15.

Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, Ele não questionou as quantidades de pessoas e de alimentos; medidas e valores são coisas e limitações da mente humana, o poder de Deus vai além.

O Céu é o limite: E, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que ainda sobejaram foram recolhidos doze cestos - v.16-17.

Conclusão

Vemos que os discípulos, apesar de vivenciarem as maravilhas e milagres, ainda estavam presos aos costumes, valores e medidas terrenos.

Como está a tua vida, apesar dos afazeres, tem reservado um tempo para estar com Jesus?

Você tem obedecido ao SENHOR Jesus quando Ele manda socorrer ao necessitado?

Você tem erguido os olhos para o Céu, em vez de ficar olhando para o problema, na pobreza da limitação humana?

Somente o SENHOR Jesus pode reverter qualquer situação, por pior que seja.

Ora, ÀQUELE (Deus Pai) que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu Poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! - Efésios 3.19-20.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -25.10.2009 -noite.