NUNCA MAIS ANDARÁS VAGUEANDO - Jeremias 4.1-4
Pr. Paulino Cordeiro | 19-10-2009 21:04:46Andar vagueando é andar errante, sem saber por onde anda nem para onde vai, por fora da benção.
(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - tamanho de 3.52Mb)
O povo de Deus havia andado vagueando no deserto por 40 anos, devido a sua rebeldia e dureza de coração, agora estava vagueando espiritualmente e prestes a vaguear em terra longínqua, como escravos na Babilônia.
Proclamai isto às nações, fazei-o ouvir contra Jerusalém: De uma terra longínqua vêm sitiadores e levantam a voz contra as cidades de Judá. Como os guardas de um campo, eles cercam Jerusalém, porque ela se rebelou contra Mim, diz o SENHOR. O teu proceder e as tuas obras fizeram vir sobre ti estas coisas; a tua calamidade, que é amarga, atinge até o próprio coração. Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra - Jeremias 4.16-19.
Nunca mais andarás vagueando, se...
01. Se removeres as tuas abominações
Abominação é aquilo que causa repulsa a Deus, atitude que é execrável, detestável.
Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para Mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando.
O que havia no comportamento daquele povo que Deus tanto detestava? - Falta de amor, rebeldia aos Mandamentos de Deus, idolatrias, hipocrisia, religiosidade, prostituição, não viviam a verdadeira comunhão com Deus e com os irmãos.
Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus. A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei - Lucas 16.15-17.
Se removeres as tuas abominações, nunca mais andarás vagueando!
02. Se jurares pela Vida do SENHOR
Jurar, no sentido Bíblico, é o ato de prometer, fazer voto ou afirmar solenemente, tomando por testemunha o próprio Deus.
Se jurares pela Vida do SENHOR, em verdade, em juízo e em justiça, então, Nele serão benditas as nações e Nele se glorificarão.
É Mandamento de Deus que não jures em vão, então por que Deus manda jurar pela Vida Dele? - Jurar pela Vida de Deus é uma atitude de submissão e dependência de Deus, só os rebeldes juram em vão.
É muito comum, na Bíblia, a expressão "tão certo como vive o SENHOR Deus" para fazer as pessoas entenderem que tal coisa procede de Deus ou é da vontade de Deus, isto é jurar corretamente.
Embora digam: Tão certo como vive o SENHOR, certamente, juram falso. Ah! SENHOR, não é para a fidelidade que atentam os teus olhos? Tu os feriste, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a disciplina; endureceram o rosto mais do que uma rocha; não quiseram voltar - Jeremias 5.2-3.
Se jurares pela Vida do SENHOR, nunca mais andarás vagueando!
03. Se não semeares entre espinhos
A semeadura é feita pelo agricultor e o seu sucesso estará intimamente ligado ao cuidado que dedicar na hora de semear, ou seja, se preparar bem o solo obterá sucesso, porém, se lançar as sementes entre espinhos será um fracasso.
Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos. Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração (alma/mente)... para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.
A semente é a Palavra de Deus e o campo é alma/cérebro do ser humano, mas acontece que aquele povo estava com sua cabeça cheia de coisas abomináveis, detestáveis a Deus e queriam receber os Seus favores; daí a ordem "Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos.
Aquele povo acreditava e vivia dentro de uma grande "lixeira espiritual", praticavam cultos detestáveis a Deus, como idolatrias (Colossenses 3.5), necromancia (1º Samuel 28.8) e até acreditavam em reencarnação (Hebreus 9.27).
Se não semeares entre espinhos, nunca mais andarás vagueando!
Conclusão
Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos? - v.14.
Aquele povo se dizia de Deus, mas vivia atolado no lamaçal do paganismo. E hoje, a situação da Igreja está melhor ou pior; e a situação do Crente?
Aquele povo ouvia a voz profética, mas não obedecia e acabaram vagueando em terras distantes, como escravos na Babilônia. Babilônia é sinônimo espiritual de domínio do pecado e prostituição, é o império das trevas em ação.
NUNCA MAIS ANDARÁS VAGUEANDO!
Se removeres as tuas abominações.
Se jurares pela Vida do SENHOR, isto é, se andares na verdade, no Juízo e na Justiça de Deus.
Se não semeares entre espinhos.
Que o SENHOR tenha misericórdia de ti e te dê a Paz de Cristo.
Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -18.10.2009 -noite.