DESTINOS OPOSTOS – 1º Reis 19.1-14

| 21-09-2009 21:23:25

Elias e Jezabel, seres humanos, ambos cheios de falhas, entretanto, com propósitos e destinos extremamente opostos.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 2.64Mb)

Elias, decidiu santificar-se e colocar sua vida a serviço do Deus Vivo; Jezabel, decidiu opor-se a Deus e a tudo o que era de Deus.

Destinos opostos, serviços opostos, um na contramão do outro.

01. Jezabel invocou aos deuses - v.1-2

Tudo começou quando Acabe, mau caráter, Rei de Israel, tomou por esposa a Jezabel que veio a introduzir idolatrias, orgias e todo o tipo de prostituição no meio do povo de Deus (1º Reis 16.29-33). Esta mulher, que a tudo se rebelava, inicia uma matança dos profetas de Deus (1º Reis 18.4).

Jezabel sentia-se muito poderosa, pois, além de todo o poder de rainha ainda tinha a seu serviço 850 profetas que serviam aos seus ídolos (1º Reis 18.19). Elias estava só, porém, fortalecido e pronto para desmascarar e destruir, pelo Poder de Deus, toda aquela idolatria, pois, veio e matou a todos os profetas de Baal (1º Reis 18.38-40).

Então, ela invocou aos seus deuses: Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles (1º Reis 19.1-2).

  • Zombou do Deus Vivo e de Elias, o Profeta: Mesmo sabendo de tudo o que Deus tinha feito através de Elias, blasfemou e amaldiçoou as si mesma dizendo: Façam-me os deuses como lhe aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.

  • Era prostituta e idólatra: Sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, perguntou: Há paz, Jeú? Ele respondeu: Que paz, enquanto perduram as prostituições de tua mãe Jezabel e as suas muitas feitiçarias? - 2º Reis 9.22.

Tendo Jeú chegado a Jezreel, Jezabel o soube; então, se pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça e olhou pela janela - 2º Reis 9.30.

  • Era rebelde, mandava no seu marido Rei: Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o instigava - 1º Reis 21.25.

Seu destino: Então, voltaram e lho fizeram saber. Ele disse: Esta é a palavra do SENHOR, que falou por intermédio de Elias, o tesbita, seu servo, dizendo: No campo de Jezreel, os cães comerão a carne de Jezabel - 2º Reis 9.36.

Ela invocou aos deuses e eles encomendaram a sua alma para o inferno.

02. Elias, apesar de estar errado, invocou ao SENHOR dos senhores

Ele sentiu medo, fugiu do inimigo, ficou só e depressivo, preferiu morrer, até se amaldiçoou declarando ser um fracassado, porém, Elias sempre invocou ao SENHOR Deus e jamais blasfemou: Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais - 1 Reis 19.3-4.

Elias teve livramento e provisão Divina porque tinha vida diária e muitas experiências com Deus:

  • Elias orou e Deus enviou a seca - Iº Reis 17.1.

  • Elias orou e Deus mandou a chuva - Iº Reis 18.42-46.

  • Deus escondeu e alimentou Elias - vai e te esconde junto ao Ribeiro de Querite - Iº Reis 17.2-9. Na Sua sombra e debaixo das Suas asas - Salmo 91.4; em Cristo Jesus - Colossenses 3.1-3

  • Deus operou milagres por meio de Elias ao ressuscitar o filho da viúva - Iº Reis 17.17-24

  • Deus honrou Elias diante do povo, desceu fogo do Céu e matou a todos os profetas de Baal - Iº Reis 18.36-40

  • Apesar do seu desanimo e depressão Deus o alimenta - Iº Reis 19.5-7.

  • Deus conservou 7.000 homens puros a serviço de Elias - 1º Reis 19.18.

  • Deus o honrou após a sua partida: Disse Eliseu: onde está o Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou - 2º Reis 2.14.

Vemos que Elias era homem de Deus, Profeta, fiel e trabalhador, por isso Deus mandou-lhe provisão com livramento, mesmo estando desorientado e confuso quanto à situação, mas não estava confuso quanto a sua fidelidade ao Deus Vivo.

Conclusão

Jezabel invocou aos deuses, serviu aos deuses e teve um destino maldito: O cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo da herdade de Jezreel, de maneira que já não dirão: Esta é Jezabel - 2 Reis 9.37 (João 10.10-11).  Não toleres a Jezabel, pois, poderás ter o mesmo destino dela (Apocalipse 2.20).

Elias, apesar de estar errado, não se rebelou e invocou ao SENHOR Deus Criador; foi servido por anjos, sustentado e orientado por Deus. Veio Fogo do Céu, manifestou-se a Glória de Deus, houve libertação e vingança de Deus contra Jezabel e seus profetas.

O destino de Elias foi extremamente oposto ao de Jezabel, pela sua fidelidade e sinceridade foi honrado por Deus na terra e arrebato em vida para Céu: Indo eles (Elias e Eliseu) andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho - 2 Reis 2.11.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -20.09.2009 -noite