TIPOS DE CRENTES – Mateus 25.1-13

| 02-06-2009 20:53:36

Nesta parábola, Jesus está comparando a vida Cristã a uma solene procissão nupcial, onde as pessoas saem com suas tochas de fogo ao encontro do noivo.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.16Mb).

A parábola não está focada na noiva, mas, no noivo, nas bodas e nos participantes das bodas. A questão é: quem seguirá a tradição e poderá participar das bodas?

Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo - v.1.

Jesus está chamando atenção para a necessidade de preparativos na caminhada terrena para que um dia possamos festejar com Ele no Céu.

Todos nós temos a mesma intenção de irmos para o Céu, mas nem todos tomam os devidos cuidados nesta caminhada rumo ao Céu.

01. Crente imprudente

Notemos bem, Jesus afirma que o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.

A noiva não aparece na parábola, mas sabemos que, segundo a Bíblia, a noiva é uma figura da Igreja do Cristo. O foco está nas virgens, ou seja, em indivíduos para deixar bem claro que a salvação exige cuidados pessoais.

Virgindade, no sentido Cristão, é um estado de pureza e santidade, portanto a virgem imprudente logo deixará de ser virgem, o Crente imprudente se distrai e cai da santidade e obediência a Palavra de Deus.

As néscias (imprudentes e tolas), ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo - v.3. Não levar azeite foi uma atitude pessoal das virgens imprudentes. Está implícito que as imprudentes tinham consciência do risco e, mesmo assim, caminharam para a desventura. Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição - Pv. 1.32.

O azeite é o combustível que mantém a tocha acesa, fala-nos da provisão de Deus para que andemos na Unção do Espírito Santo. As virgens imprudentes não levaram azeite consigo, isto é, os Crentes imprudentes não guardam a Palavra de Deus no coração. O imprudente não alimenta constantemente a tocha da fé com a leitura e a obediência a Palavra de Deus.

Os imprudentes desejam participar do Reino de Deus, mas não andam na Sua presença pela obediência: Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço - v.11-12.

02. Crente prudente

As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.

Vemos que as prudentes, ao contrário das néscias, levaram azeite de reserva para não correrem riscos na procissão para as bodas.

A Palavra de Deus é o azeite que alimenta a chama da fé: Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo - Romanos 10.16-18 (Mateus 4.2-4).

Chegou o Noivo, e as que estavam apercebidas (prudentes) entraram com Ele para as bodas; e fechou-se a porta - v.10.

Somente o Crente prudente entrará na vida eterna, e para isto é necessário viver abastecido com o Azeite da Graça de Deus em Cristo Jesus.

Este azeite é obtido na Comunhão Santa, perseverando em obediência a todos os mandamentos de Deus Pai (Provérbio 2.1-8).

Conclusão

Não importa quando o Noivo virá, devemos preocupar-nos com o nosso estado espiritual para quando Ele vier. Devemos nos livrar de todo o embaraço para que o SENHOR Jesus nos encontre santos e puros.

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora - v.13.

Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento - 2ª Pedro 3.8-9.

Jesus não está preocupado em encher templos, quer vidas cheias da Palavra e do Seu Espírito. Isto acontecendo, você será instrumento do Espírito Santo de Deus para ganhar outras vidas.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 31.05.2009 - noite