CRENTE INTELIGENTE – Hebreus 13.1-17

| 20-04-2009 23:03:19

Vivemos o tempo dos confrontos pela inteligência; as arenas de combates são os reality shows, um modismo onde pessoas usando de suas habilidades intelectuais, proporcionam espetáculos humilhantes de auto-superação visando superar seus concorrentes.   

Este incentivo a concorrência e a superação diária seria um estilo de vida inteligente? Certamente que não, pois, uma pessoa verdadeiramente inteligente potencializa as suas habilidades buscando a sabedoria de Deus, sem humilhar aos semelhantes.

Crente inteligente é diferente e, por onde passa, faz a diferença no amor de Jesus. O escritor sagrado está concluindo sua carta com um forte apelo para que os leitores vivam de modo inteligente, sendo agradáveis uns aos outros e a Deus.

01. Desenvolve o amor fraternal - v.1-3

Amor fraternal é desenvolvido exclusivamente entre irmãos, ou seja, entre filhos do mesmo Pai.  O Crente inteligente é constante no amor fraternal e, assim agindo, cresce no amor ao próximo e a Deus.

Hospedar anjos é uma linguagem bíblica referindo-se aos mensageiros da Palavra de Deus, os pastores. Os verdadeiros Crentes sabem quando outro irmão crente pede hospedagem, pois, o Espírito Santo testifica no coração de cada um, portanto, guiados por Deus podemos hospedar até a um irmão "estranho".

Quantos irmãos, pelo mundo afora, estão encarcerados e carentes do nosso amor e intercessão para fortalecê-los?

Disse Jesus em João 13.35: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

02. Honra o matrimonio - v.4

Honrar o matrimônio é preservar-se da condenação eterna, pois, quem permanece em desobediência às ordenanças de Deus atrai para si sofrimentos e amarguras nesta vida e após a morte.

03. Não é avarento - v.5

Crente inteligente não se deixa escravizar pelo dinheiro, sabe que Deus é o provedor de tudo e para todas as suas necessidades. Dá, distribui e ajuda aos necessitados; faz ofertas com alegria, paga o dízimo e vive prosperamente com os restantes 90%.

04. Não se envolve com doutrinas estranhas - v.7-9

Recebe a pregação e conserva a Palavra Viva na sua memória; aceita ser discipulado para crescer na fé; torna-se um fiel seguidor de Jesus e não dá ouvidos às falsas doutrinas, pois, Cristo e suas Palavras são imutáveis.

Crente inteligente tem a sua alma lavada na Graça Redentora (v.9) que há em Cristo Jesus, Deus e sua Palavra é o centro de tudo.

05. Comporta-se de modo digno de Cristo - v.10-12

Assim como os animais, dos quais era tirado o sangue purificador, eram queimados fora do acampamento (Levítico 16.14 e 27), assim, Jesus sofreu a morte na cruz fora da cidade de Jerusalém (v.11-12).

Jesus quebrou todo o ritualismo judaico, tornou-se sacrifício e sumo sacerdote, tendo Ele mesmo apresentado o Sangue purificador ao Pai, no Santo dos Santos do Tabernáculo Celestial.

Comportar-se de modo digno de Cristo significa vivermos com lealdade e santidade, libertos de todos os rituais legalistas, mesmo que isto resulte em perseguições e até tenhamos que perder certos "amigos".

O que vale é um comportamento diário onde manifestamos o caráter de Cristo, sendo que a libertação de todos os laços terrenos nos conduzirá à CIDADE que há de vir, a Jerusalém Celestial (v.14).  

06. Sua vida é um sacrifício de louvor a Deus - v.15-16

Deus, em Jesus Cristo, aboliu os rituais de sacrifício de animais, tendo sido o sacrifício único e eterno para purificar todos os pecadores arrependidos. Agora Ele exige que renunciemos os desejos da carne e que as nossas vidas sejam oferecidas de forma inteligente, que é o modo prático de estarmos confessando e louvando a Deus (v.15).

 A "prática do bem" (v.16) é muito abrangente, pois, fazer o bem podemos entender que é viver na mais completa obediência a tudo o que Deus manda. Ainda reforça a necessidade da constância no amor fraternal, chamando de "mútua cooperação" e que este modo de agir alegra ao coração do Pai.

07. É motivo de alegrias aos seus pastores - v.17

Crentes inteligentes são abençoados e abençoadores, alegrando o coração dos seus pastores.

Obedecei aos vossos guias/pastores e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

Concordo com a Palavra, é penoso pastorear Crentes insubmissos, eles perdem bênçãos e nos entristecemos com isto.

Conclusão

Crente inteligente não é avarento; honra o matrimonio, desenvolve o amor fraternal; não se envolve com doutrinas estranhas; sabe comportar-se de modo digno; sua vida é um hino de louvor a Deus; é motivo de alegrias aos seus pastores.

E daí, eu sou tão inteligente o quanto penso ser?

Inteligência, dentre toda a criação, é um atributo exclusivo da espécie humana; é um sonho de Deus para cada Crente que o SENHOR tem plantado firmemente no coração de cada pastor.

Crente inteligente é discípulo fiel de Jesus e obedece a tudo o que Ele manda.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 19.04.2009 - noite