DOUTRINAS DE DEUS – Lucas 12.1-9
| 22-03-2009 21:59:24Devemos entender que a vontade de Deus é perfeita, mas o nosso coração é enganoso e tende a desviar-se da perfeição.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? - Jeremias 17.9.
As pessoas a quem Jesus dirigiu estas palavras estavam vivendo um grande engano. Será que hoje o coração do homem não está mais corrupto?
A doutrina dos homens escraviza e mata, mas a doutrina de Deus liberta e dá vida eterna.
O Fermento dos fariseus, a hipocrisia, é doutrina ruim que causa danos a Igreja do SENHOR Jesus, corrompe os bons costumes. Hipocrisia é fé enganosa que cresce no meio da Igreja para corrompê-la, assim como o fermento cresce na massa para corromper a farinha e dar outra aparência. Os fariseus tinham uma doutrina ruim e falsificavam a verdade conforme seus interesses.
Jesus quer lançar luz no nosso entendimento!!!
01. Doutrina da Onipresença de Deus - v. 2-3
Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. Porque tudo o que dissestes às escuras será ouvido em plena luz; e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos eirados.
Encobriam a verdade através da religiosidade e aparência exterior, achando que podiam esconder de Deus os seus pecados, falcatruas e obscenidades.
Você já ouviu aquele ditado popular de que "não há crime perfeito"? Sim, crime é sinônimo de pecado e o pecado é fruto da imperfeição. Jesus está afirmando de que nada escapa da presença de Deus, mesmo as coisas mais ocultas, o universo é o Seu quintal.
Lembre-se de que, no show da vida, você sempre terá um expectador, o Deus Onipresente!
02. Doutrina da Onipotência de Deus - v.4-5
Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei Aquele (Deus) que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a Esse (Deus) deveis temer.
Suas falsas doutrinas, farisaicas e hipócritas, amedrontavam o povo, mas Jesus alerta que devemos temer a Deus Onipotente que tem poder para matar e mandar p/o inferno.
As pessoas estão tomadas de medo pelos poderes terrenos e malignos, tentam proteger suas vidas diante de tais perigos, sendo que, na sua maioria, estão correndo um risco muito maior que é a condenação eterna.
Quando o medo te cercar lembre-se de que o Deus que tudo pode está presente para te socorrer.
03. Doutrina da Onisciência de Deus - v. 6-7
Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais.
Os pardais não são valiosos, os cabelos caem, mas nada escapa do conhecimento de Deus.
Jesus expõe uma escala de valores para deixar bem claro que os olhos de Deus estão sobre nós e que para Ele temos grande valor.
Como é consolador saber que o Deus Todo-Poderoso conhece os meus pensamentos, todas as minhas necessidades e que para Ele eu sou de grande valor.
04. Doutrina da confissão - v. 8-9
Digo-vos ainda: todo aquele que Me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas o que Me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
Devemos confessar a Jesus como Senhor diante dos homens, pois, o Pai só nos recebe através de Seu Filho que nos dá Espírito Santo.
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração (mente; inteligência), creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração (mente; inteligência) se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação - Romanos 10.9-10.
Conclusão
Jesus, com Palavras bem diretas, procurou abrir o entendimento daquela gente esclarecendo que tudo passa pelo filtro da Doutrina de Deus; Ele não é homem para ser enganado.
Jesus está dizendo: Deixem de ser fantoches do diabo e de todo as suas obras de engano, andem na Verdadeira Doutrina e abandonem toda a hipocrisia e suas falsidades, vocês são de grande valor para meu Pai, pois, morri na cruz por todos vocês.
Paulino Cordeiro - Pr. da CEFA - Família Abençoada - 22.03.2009 - noite