Exemplo de Paulo - Atos 26.13-32

Pr. Paulino Cordeiro | 26-02-2009 9:42:47

Muitos questionam, como testemunhar vida Cristã se vivemos entre pessoas zombadoras, prepotentes e incrédulas?    

Se alguém não tiver coragem para comunicar a promessa da Salvação aos perdidos é provável que nem seja um Verdadeiro Crente.

O Apóstolo Paulo foi um Crente convicto, cheio do Espírito Santo, e o seu exemplo Cristão alcançava tanto aos pequenos como aos grandes da terra.

Você ousaria dizer o que Paulo disse: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo - 1ª Coríntios 11.1.

01. Exemplo do Crente fiel - v.13-23

Na presença do Rei Agripa, o Apóstolo Paulo não se intimidou, mas, anunciou com intrepidez o motivo da sua vida com Cristo.

O Crente fiel testemunha com entusiasmo, objetividade e precisão, evidenciando a sua obediência à Voz de Deus (v.13-19).

O Crente fiel dá o testemunho das suas lutas e do seu trabalho no Reino de Deus: Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer - v.22 (v.20-23).

02. Reação do incrédulo ante o exemplo Cristão - v.24

Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!

A reação de Festo é a reação de todos os incrédulos. Vivemos o tempo da incredulidade e da apostasia, muitos, até conhecedores da Palavra, diante da nossa fé e do nosso testemunho, exclamam como Festo: Você está louco!

O que aos olhos do mundo é loucura para nós é Salvação Redentora: Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens - 1ª Coríntios 1.25.

Certamente, a Palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus - 1ª Coríntios 1.18.

03. Exemplo Cristão abre o entendimento - v.25-32

Nosso testemunho pode parecer loucura para alguns, mas a Palavra é viva e produz entendimento que nem sempre é para salvação: Paulo, porém, respondeu: Não estou louco, ó excelentíssimo Festo! Pelo contrário, digo palavras de verdade e de bom senso. Porque tudo isto é do conhecimento do rei, a quem me dirijo com franqueza, pois estou persuadido de que nenhuma destas coisas lhe é oculta; porquanto nada se passou em algum lugar escondido. Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas - v.25-27.

Vemos que o Rei Agripa respondeu com o entendimento de que Paulo desejava a ele a mesma experiência com Cristo: Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão - v.28.

 Paulo respondeu afirmando a amplitude do Plano da Salvação: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias - v.29.

Novamente, a mesma fé: não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou.

Você teria autoridade para dizer o mesmo em casa, no local de estudos, no local de trabalho ou com os amigos?

Você não tem conseguido agir com autoridade, ser um exemplo, um modelo, por quê?

Como posso mudar a trajetória da minha vida, apesar de... e servir de exemplo?

Paulo não queria que as pessoas reconhecessem a sua grandeza, mas, queria colocar no coração das pessoas a Grandeza de Deus.

Reflita honestamente: você se acha grande ou tem o Grande Deus na tua vida?

Conclusão

Paulo ousa desfilar como modelo Cristão: Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós - Filipenses 3.17.

Se a experiência da nossa salvação não for tão forte a ponto que desejemos a todos, certamente não estamos vivendo a Salvação em Jesus Cristo.

Paulo apresentou-se como Modelo ao Rei Agripa e por isto quase houve Salvação. Não importa quem aceita a Salvação, mas, sim que testemunhemos sempre de Jesus Salvador.   

Constantemente, pessoas ao nosso redor, tomam decisões a respeito do Cristianismo baseadas no nosso testemunho.

As pessoas têm presenciado a Salvação de Jesus na minha vida?

Paulino Cordeiro - Pr. da CEFA - Família Abençoada - 22.02.2009 - noite