FÉ OU OBRAS? - Tiago 2.14-26

Pr. Paulino Cordeiro | 01-02-2009 23:45:08

Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem - v.19.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 1.75).

Esta pergunta tem a finalidade de questionar, não a fé, mas aquelas pessoas que vivem afirmando terem fé em Deus e não apresentam obras que justifiquem a sua fé.

Fé ou obras?

01. O que é Fé

A fé nasce na alma, pelo entendimento, com a exclusiva finalidade de capacitar o Crente para uma vida que agrade ao único Deus Criador e Pai.

Costumo afirmar que fé é a inteligência sobrenatural que move o Crente rumo à eternidade, com Jesus.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus - Efésios 2:8. 

O que é fé? É um presente de Deus, que capacita o Crente para a vida Cristã diária.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam - Hebreus 11.6.

02. O que são Obras

Deus criou o ser humano com capacidade para escolher realizar o bem ou o mal. Esta habilidade, chamada de inteligência, impulsiona a humanidade para a realização de obras segundo a fé de cada um.

Disse Jesus: E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão - Mateus 10.42.

03. Fé somente teórica

Este tipo de fé é uma fraude, está no coração de verdadeiros "lobos vestidos de cordeiros", são pessoas tomadas por todos os tipos de enganos e vão de mal a pior; enganando e sendo enganados.

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta - Tiago 2.14-17.

Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta - Tiago 2.26.

04. Fé operante

É visível na vida de quem tem fé e través da vida de quem tem fé. As pessoas que têm fé, por onde passam, deixam a impressão digital das boas obras, guiadas pelo Espírito Santo de Deus.

Fé operante exala o bom perfume de Cristo, manifesta-se deixando um rastro de transformação por onde passa.

Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? - Tiago 2.18-26.

Conclusão

Fé ou obras? Ambas, são duas amigas inseparáveis do verdadeiro Crente, é a provisão de Deus para o bom testemunho (Hebreus 11.1-2).

Tiago não quis combater a fé, pelo contrário, deixou bem claro que é impossível alguém ter fé e não frutificar. Nota-se que Tiago conhecia muito bem as Palavras do Seu Irmão, o SENHOR Jesus; lembram-se da Parábola da Figueira em Lucas 13.6-9?

A verdadeira fé sempre é acompanhada de obras espirituais (Gálatas 5.22-23) que são materializadas como Fruto do Espírito Santo de Deus Pai.           

Paulino Cordeiro - Pr. da CEFA - Família Abençoada - 01.02.2009 - noite