O SENHOR PELEJARÁ POR VÓS - Êxodo 14.13-31

Pr. Paulino Cordeiro | 22-01-2009 11:20:06

O ser humano necessita ser comandado. Deus comandava Moisés e Moisés comandava o povo, tudo andava muito bem quando todos obedeciam.

Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios (inimigos), que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis - v.13-14.

A incredulidade do Povo de Deus, mediante o Pastoreio de Moisés, foi tratada, porém, a incredulidade dos Egípcios causou-lhes o sepultamento no fundo do Mar Vermelho.

A incredulidade é o pior inimigo do ser humano, conduz ao fracasso e à destruição. Aquele povo estava medroso, incrédulo e rebelde, então, Deus faz uma demonstração de poder para conceder-lhes nova oportunidade.

O SENHOR pelejará por vós!!!

01. Pondo palavra de comando na boca do Líder - v.15

Moisés vivia um momento difícil, pois, tinha sob seu Pastoreio um povo que há quatro séculos vivia sem liderança; um povo que havia se conformado com a escravidão e, por comodismo, até preferia a escravidão.

O povo estava incrédulo e rebelde, Moisés não via um escape e clamou a Deus: Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Sabemos que Moisés, o Pastor daquele povo, imediatamente ordenou a marcha para a vitória.

Sabemos que multidões estão em rebeldia porque não há lideres que clamem a Deus, pois, quando clamamos ao SENHOR recebemos a palavra de ordem vinda do Trono Celestial.

A boca do Líder deve falar a vontade de Deus e não a sua vontade. A vontade de Deus conduz à vitória, porém, a vontade do homem conduz ao fracasso.

02. Mostrando ao Líder como conduzi-los à Vitória - v.16

Deus ordena a Moises: E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Vemos com freqüência, em toda a Bíblia, Deus orientando e capacitando homens e mulheres para conduzir Seu povo à vitória.

O povo de Deus deve obediência e submissão aos seus líderes: Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros - Hebreus 13.17.

Temos visto muitas pessoas fracassarem na vida por causa da sua rebeldia e por desprezarem os conselhos dos seus pastores.

Quando você estiver num "beco sem saída", lembre-se de que Deus te colocou sob o pastoreio de um homem santo que pode e deve conduzir-te a uma saída para a vitória.

O verdadeiro pastor é submisso a Deus e sabe como e quando abençoar às suas ovelhas.

Quantas bênçãos você já perdeu por não ter ouvido ao teu pastor?

03. Preparando os caminhos e dando livramento - v.17-31

Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se - v.19-20.

Pela obediência de Moisés, fazendo tudo conforme o SENHOR ordenou, a Glória de Deus se manifestou com grande livramento, de forma que os Egípcios não podiam alcançá-los.

Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda - v.21-22.

Deus é fiel e justo, dá livramento para o Seu Povo através do Seu Pastor: Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos. Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derribou os egípcios no meio do mar - v.26-27.

Quando Deus abre caminho para o Seu Povo, não adianta o inimigo tentar impedir, pois, o próprio Deus protege-nos pela frente e pela retaguarda.

Você tem se mantido firme no Caminho do SENHOR?

Conclusão

Você já saiu da escravidão do Egito (abandonar o pecado)?

Já atravessou o Mar Vermelho (andar no Caminho que Deus abre)?

O que mais te causa pavor?

Se você tem um Pastor obediente a Deus, não há o que temer, obedeça ao SENHOR dos Exércitos e apenas marche pelo Caminho que Deus abriu através do teu Pastor!

Saia da escravidão e, movido pela fé, marche que Deus guarda a tua frente e a tua retaguarda.

Paulino Cordeiro - Pr. da CEFA - Família Abençoada - 18.01.2009 - noite