CORAÇÃO QUEBRANTADO – 1º Samuel 1.1-20

| 31-12-2008 16:46:30

E assim o fazia Elcana de ano em ano: quando Ana subia à casa do Senhor, assim a outra (Penina) a irritava: pelo que chorava, e não comia - V.7.

Aquele choro já durava vários anos, mas vemos que Ana depositava sua confiança no Deus de Israel: Ela pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.  E votou um voto ... v.10-11.

Eli, o Sumo Sacerdote, havia se equivocado imaginando estar Ana embriagada, mas, após perceber o seu quebrantamento profetizou conforme a vontade de Deus: Então respondeu Eli, e disse: Vai em paz: e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste - v.17.    

Ana sabia que restava-lhe somente um escape, comprometer-se com Deus, o Redentor dos quebrantados, e, chorando, votou consagrar a primícia do seu ventre ao SENHOR.

E você, que já perdeu a esperança e vive dizendo "se Deus quiser"? Pare com esta encenação, O SENHOR quer comprometimento, quer voto!

01.    Coração quebrantado resiste às provocações

 A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre. E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do SENHOR, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia - v.6-7.

 Ana sofria provocações de Penina, que era sua inimiga na mesma casa  (Hebr. Envergonhar, causar vexame), por causa de sua esterilidade, sendo que isso nos costumes judaicos era considerado maldição de Deus.

 Ana sofria provocações, ano após ano, com a alma angustiada, mas não desistia, continuava louvando e adorando a Deus, com sua família, no templo.

 Você tem percebido provocações por onde passa e até dentro de sua casa,   Pessoas "queridas" querendo te expor ao vexame e vergonha?

 Sente humilhação por estar findando outro ano e ainda não ter mudado de vida, superando os fracassos?

 Você tem enfrentado estas situações com coração quebrantado na presença de Deus?

 Deus pode mudar a tua sorte:    Confia os teus cuidados ao SENHOR, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado - Salmo 55.22.

 Muitas pessoas, servas das trevas, vivem para provocar, destruir sonhos, causar vexames, aparentemente estão vencendo, mas os filhos e as filhas de Deus têm a vitória completa: Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida. Ele retribuirá o mal aos meus opressores; por tua fidelidade dá cabo deles - Salmo 54.4-5.                   

2.   Coração quebrantado recebe provisão para perseverar

A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril. Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?- v.5 e 8.

Ana estava profundamente triste por não gerar filhos e porque Penina se aproveitava disto humilhando-a, mas, para não desfalecer, Deus confortava-lhe o coração com as declarações de amor do marido Elcana.

Ana estava cercada pelo favor de Deus, mas a angústia e a amargura estavam roubando-lhe a alegria de viver, chorava e não comia (v.7). Embora o amor do marido lhe oferecesse grande segurança, mesmo assim sentia-se totalmente derrotada, pois, ela queria usufruir, como esposa, de todo o favor de Deus e ter filhos.

Este sentimento de derrota era o poder das trevas querendo roubar-lhe a vida com o marido e com Deus.

Será que esta síndrome de Ana não está rondando a tua vida para impedir o sucesso e as grandes bençãos de Deus?

Saia da autocomiseração, veja o quanto você tem recebido de Deus, diga para Ele o que está sentindo, derrame seu coração no altar de Deus.

Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração; não te escondas da minha súplica.   Atende-me e responde-me; sinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado, por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio; pois sobre mim lançam calamidade e furiosamente me hostilizam - Salmo 55.1-3.                      

3.      Coração quebrantado faz voto com Deus

 Levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha - V.10-11.       

 Ana sofria, ano após ano, mas pela primeira vez orou conforme a vontade de Deus, sendo, naquele momento, interpretada pelo Sumo Sacerdote Eli como bêbeda, mas imediatamente ele percebeu a verdade e proferiu uma benção profética: Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste - v.17.

 Ana, estava profundamente amargurada, confusa e frustrada, mas ousou fazer um voto ao Deus que tudo pode.

 Você tem algum problema que te parece impossível resolvê-lo?

 Derrame-se, chore na presença do único Deus que tudo pode, faça um voto e verás que a vitória será dada.

 Não desista, sonhe segundo coração de Deus que teus sonhos serão realizados.

 Fazei votos e pagai-os ao SENHOR, vosso Deus; tragam presentes todos os que o rodeiam, àquele que deve ser temido.  Ele quebranta o orgulho dos príncipes; é tremendo aos reis da terra - Salmo 76.11-12.                     

Conclusão 


         Disse Jesus: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor - Lucas 4.18-19.

 E então, você continua achando que o teu sofrimento é um estigma, vai ser sempre assim e não tem solução?                       

            Pr. Paulino Cordeiro - 28.12.2008 - noite