SOU O TABERNÁCULO DE DEUS – 2ª Co 5.1-10

| 01-12-2008 21:46:19

Sabemos que, quando for destruído este Tabernáculo em que vivemos, que é o nosso corpo terreno, Deus tem um lugar para morarmos, na Sua Casa Celestial (João 14.1-3).

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - duração de 32'50'', tamanho de 1,87MB).

Essa Casa não foi feita por mãos humanas, mas por Deus, e será eterna no Céu. Por isso, enquanto vivemos neste Tabernáculo terreno, gememos, esperando o nosso Tabernáculo Celestial, onde teremos Vida Eterna. Assim, habitaremos eternamente com o Pai, mas isto só acontecerá se, no dia Juízo, formos achados em obediência e não em rebeldia à vontade de Deus.

Na Velha Aliança ou Antigo Testamento, Deus habitava no meio do povo através do Tabernáculo de Moisés; mas, Jesus veio como Salvador e Tabernáculo (João 14.6) e voltou para o Pai como Rei Eterno, porém, cumpriu a promessa de enviar o Espírito Santo, e transformou cada Crente no Tabernáculo de Deus (1ª Coríntios 3.16-17).

Jesus foi o Primeiro Homem a tornar-se o Tabernáculo de Deus aqui na terra; também, foi o Primeiro Homem que recebeu corpo Celestial, Glorificado, para habitar eternamente com o Pai. Por causa do Seu grande amor, concedeu essa mesma condição a todas as pessoas que crerem Nele como Salvador (João 3.1-13).          

01. Sou o caminho - Átrio - Corpo Humano

O Átrio era a parte externa do Tabernáculo, chamado de Caminho, onde eram oferecidos animais inocentes para morrerem no lugar dos pecadores. Estes animais eram colocados no Altar de Bronze, pelos sacerdotes, como sacrifícios perfeitos e agradáveis a Deus.             O Altar de Holocaustos simbolizava a cruz do Calvário (Hb - 9.15 - 22; Hb 10.1-10).

O Atrio  aponta para o Sacrifício de Jesus e se nos identificarmos com o Cordeiro de Deus crucificado, teremos o perdão dos pecados, seremos purificados pela Sua Palavra e estaremos crescendo na santificação, com passos certos no Caminho da Vida eterna.

Como, idefentificar-se com Jesus? Só há uma maneira, colocar o corpo no Altar de Sacrifícios e crucificá-lo com Jesus, o Cordeiro de Deus.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12.1-2.

As questões do Átrio, do Corpo, são racionais, bem do tipo "toma lá dá cá"; se submetermos nosso corpo ao sacrifício racional,  receberemos o favor de Deus, o perdão e a purificação dos pecados (1ª João 1.7-9). Caso contrário permaneceremos na ira de Deus (João 3.36).

Deus tem sido glorificado no meu meu corpo e através dele?

02. Sou a verdade - Santo Lugar - Alma humana

Sabemos que o Santo Lugar apontava para Cristo como a Verdade  que restaura a nossa comunhão com Deus e Sua Igreja, mas, também, é a nossa provisão ( Jo 6.35-38 e 48-58); apontava para Cristo como a Verdadeira luz do mundo (João 8.12; Mateus 5.14-16); também, havia queima de incenso no Altar de Ouro puro, simbolizando a intercessão de Cristo (1ª João 2.1; Hb 7.25; Rm 8.34)

A verdade é que se não recebermos a Jesus como SENHOR da nossas almas, as coisas irão de mal a pior. Ele quer ter comunhão conosco:  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo - Apocalipse 3:20.

Na minha alma, e através da minha alma o Espírito Santo de Deus tem recebido liberdade para manifestar a Comunhão Santa; a Luz de Jesus e a oração segundo a vontade de Deus, expressa na Bíblia?

A alma é o lugar da verdade, seja ela bendita ou maldita, ali habitará, seja para bênção ou para maldição. Deus quer que a alma seja o lugar da única Verdade, o Espírito Santo, nas pessoas do Pai e do Filho.

Quem tem habitado na minha alma?

Não vivam conforme os ditames deste mundo, mas busquem a Deus acima de tudo, pela Bíblia, e assim, terão uma alma (alma=inteligência, pensamento, lugar do livre arbítrio) completamente transformada e sábia, para que possam experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2; Filipenses 4.8).

03. Sou a vida - santíssimo lugar - Espírito humano

O Sumo Sacerdote, para chegar na presença de Deus, no Santíssimo, necessariamente teria que passar pelo átrio, lugar de perdão e purificação; pelo Santo Lugar, onde exercia a comunhão com Deus, com os demais sacerdote e intercedia por si e pelos outros, à Luz da Verdade; finalmente, atravessava uma cortina para entrar no Santíssimo Lugar, onde habitava o próprio Deus, a Vida.

No Santíssimo, Deus manifestava a Sua Glória. Deus manifesta a Sua Glória na nossa vida quando a nossa vida está em Cristo - Hebreus 9.11-14 e 23-29; 1ª Jo 1.7.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.João 4.23-24.

Deus não tem forma humana, é espírito, e nos nos fez à Sua Imagem e Semelhança porque deu-nos um espírito sobrenatural que vem Dele e volta para Ele. Quando aceitamos a Sua Salvação, por meio de Jesus, aí recebemos o Espírito de Deus, que vem e toma para Si o nosso espírito, alma e corpo.

João afirma que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

Nunca o Sumo Sacerdote poderia entrar no Santíssimo sem que primeiro passasse pelo Atrio (sacrifício e purificação), e pelo Santo Lugar (Comunhão, Luz da Verdade e Oração); assim acontece ao Crente de hoje, nunca será um verdadeiro adorador sem que esteja com o corpo e alma consagrados ao Deus Vivo.

Conclusão

A expressão "ninguém vem ao Pai senão por Mim", indica a eternidade de Jesus, pois, Ele e o Pai são um; Ele sempre esteve no Pai e o Pai Nele.

Ninguém chega na presença de Deus só por inteligência ou por obras, exige consagração total como Tabernáculo de Deus: O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo - 1ª Tessalonissenses 5.23.

Pr. Paulino Cordeiro - 30.11.2008 - noite