COMO SABER A VERDADE? - João 14.1-6

Pr. Paulino Cordeiro | 13-11-2008 20:51:38

É possível confiar naquilo que as pessoas afirmam ser a Verdade, como saber a Verdade?

Jesus afirma Eu Sou a Verdade, mas como saber a Verdade? Em Verdade, em Verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reno de Deus  - João 3.3.

A Verdade é libertadora, pois quem aceita a Verdade de Jesus é feito nova Criatura e passa a fazer parte do Reino de Deus.          

Disse Jesus: Eu Sou a Verdade, ninguém vem ao Pai senão por Mim! 

1. Jesus é a Verdade libertadora

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará - João 8.31-32.

Existem muitas pessoas que se dizem Crentes, sem ler a Bíblia, mas se a Bíblia é a Palavra de Deus, a Verdade; então, como alcançar a libertação sem a Verdade?

Desperta, ó tu que dormes, é a hora da Verdade!

2.  Jesus é o testemunho da Verdade

Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que é da Verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a Verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum - João   8.37-38.

Pilatos perguntou a Jesus: Que é a Verdade? é o princípio  exato; é a conformidade do que se diz com o que é; é a qualidade pela qual as coisas se apresentam tais como são.

As pessoas estavam confusas, perdidas em vãs filosofias, mas Jesus veio para conduzí-las na Verdade que salva.

3. Em Jesus somos escolhidos de Deus

Deus nos escolheu antes da fundação mundo para a adoção de filhos por meio de Jesus Cristo.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade - Efésios 1.3-5.

4. Jesus é a expressão da Verdade ética (ciência da moral)

Jesus é a Verdade ética do homem, bastará imitá-Lo para que nunca erremos. Jesus viveu numa conduta espiritual e comunitária expressando as verdades do Reino Celestial, e isso foi tão evidente a ponto que a Sua condenação não foi sentenciada pela Lei Romana, mas pelos falsos religiosos. Jesus combina, em Si, a perfeição para que, imitando-O, alcancemos a Vida Eterna - 1ª Coríntios 11.1.

6. Jesus é a materialização do Ser Supremo, o Deus Único

Jesus, sendo o Deus Todo-Poderoso, fez-se homem para libertar as pessoas das falsas religiões e da escravidão maligna.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de Graça e de verdade, e vimos a sua glória, Glória como do unigênito do Pai - João 1.1-3, 14.

Em Jesus Habita corporalmente a plenitude de Deus, e  seguindo a Verdade de Jesus não cairemos em contos de falsas doutrinas.

 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;  porquanto, Nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade - Colossenses  2.8-9.

Conclusão    

 Jesus é a Verdade Libertadora que há séculos vinha sendo profetizada. Jesus é a Verdade que veio e disse: Eu vim para fazer a vontade de meu Pai; libertar os prisioneiros dos poderes malignos; restaurar a Verdadeira visão espiritual; quebrar as cadeias que aprisionam multidões nas trevas espirituais e revelar a Verdadeira Graça de meu Pai. Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir - Lucas 4.16-21.

 Esta verdade já cumpriu-se na tua vida?

 Pr. Paulino Cordeiro - 08.11.2008 - noite