FELICIDADE CRISTÃ EXIGE – Mateus 5.1-12

| 11-08-2008 13:36:41

Multidões buscam a felicidade, buscam alucinadamente, mas serão felizes somente aquelas pessoas que seguirem aos conselhos e exemplos do SENHOR Jesus.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os...

Ao discursar sobre as qualidades que conduzem o ser humano às bênçãos da felicidade, na verdade, Jesus falava de seu próprio caráter e de sua missão.

A felicidade é exigente, exige qualidades!

01. Ser humilde de espírito - v.3

É a pessoa ciente de que precisa crescer espiritualmente, é o oposto de orgulho espiritual. Não podemos confundir humildade com simplicidade.

Trata-se de uma atitude mental, que é o reconhecimento da grandeza de Deus e a necessidade do crescimento espiritual, tendo a perfeição Deus Pai e de Jesus como nosso modelo. Disse Jesus: Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste - Mateus 5.48.

Quem alcança a perfeição da humildade espiritual, alcança a felicidade de apropriar-se do Reino dos céus, ou seja, recebe a alegria da vida eterna com o Pai.

02. Sentir profunda tristeza quando peca - chorar - v.4

Chorar é a mesma palavra usada para lamentar a morte de uma pessoa amada, mas está ligada à humildade de espírito, pois, somente os humildes de espírito terão sensibilidade para arrependerem-se por saberem que causaram tristeza ao Pai.

Felizes os que choram de arrependimento, carentes de santidade, buscando o crescimento espiritual, pois serão consolados.

03. Ser manso - v.5

A mansidão é uma atitude mental, tendo consciência da pequenez humana diante da grandeza do Deus Criador e Todo-Poderoso.

Disse Jesus: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma - Mateus 11.29.

O jugo era um equipamento de madeira colocado no pescoço do escravo para poder carregar pesos, agora o jugo é espiritual e não é obrigatório, só aceita quem quiser ser feliz aqui na Terra e na Eternidade. 

04. Ter fome e sede de justiça - v.6

O ser humano é insaciável por justiça, pois multidões são injustiçadas desde o ventre materno, e nesta busca de justiça muitos têm se perdido e até cometido atrocidades.

O erro da humanidade está em buscar a justiça somente por mãos de homens e não pela Mão de Deus, por isso é que está perecendo na imensidão das injustiças.

Muitas e muitas pessoas estão fisicamente fartas, com estômagos cheios, mas espiritualmente estão morrendo de fome.

É urgente retomar o caminho da Justiça de Deus!

Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas - Mateus 6.33. 

A felicidade da fartura, ficar cheio da justiça, só acontecerá se o Crente buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça.

05. Ser misericordioso - v.7

É a sensibilidade em sentir a miséria humana, com um profundo desejo de aliviá-la. Ser misericordioso é prestar algum tipo de serviço para suprir alguma espécie de miséria humana.

Quem exerce misericórdia para com os miseráveis, alcança a felicidade de receber a misericórdia de Deus Pai.

Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre - Salmos 52.8.

06. Ter coração limpo - v.8

Ter coração limpo é um estado mental, uma atitude espiritual, de não se deixar contaminar pelas imposições do mundo, mantendo-se exclusivamente nas Verdades da Palavra de Deus.

Quem tem o coração limpo é verdadeiramente bem-aventurado, pois, verá o SENHOR face a face.

Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido - 1ª Corintios 13.12.

07. Ser pacificador - v.9

Ser pacificador é o ato de promover a paz entre pessoas em conflito.

Jesus é o Príncipe da Paz (Isaías 9.6) e o Apóstolo Paulo diz que somos embaixadores de Cristo (2ª Coríntios 5.20), portanto se não formos portadores e mensageiros da Paz de Cristo não estaremos qualificados como filhos e filhas de Deus.

Você tem sido pacificador?

Você já tem a felicidade de ser um filho, uma filha de Deus?

08. Passar por sofrimentos - v.10-12

Tem surgido uma geração de "crentes" que vivem num eterno estado de autocomiseração, tudo dói, tudo é difícil, tudo é sofrimento. Posso afirmar que isto não é ser Crente, mas é fruto de uma mente doentia associada a uma miséria espiritual.

Conforme o exemplo dos nossos irmãos iniciadores da Doutrina Apostólica, vemos que passar por sofrimentos é enfrentar todos os tipos de adversidade sem perder a alegria da Salvação, pois, a verdadeira felicidade está no Céu, o Galardão da vida eterna com Deus Pai.

 

CONCLUSÃO:

Jesus, como homem, foi muito feliz, pois, em meio às adversidades, viveu consciente seguindo as exigências para alcançar a felicidade.    

Se O ouvirem e O servirem, acabarão seus dias em felicidade e os seus anos em delícias - Jó 36.11.

As bem-aventuranças são promessas de Benefícios inerentes ao Reino do Céu, pois, os filhos e filhas de Deus sabem o significado e perseveram para alcançarem a felicidade destes benefícios.

Pr. Paulino Cordeiro - 10.08.2008 - noite