ORDENANDO OS PASSOS - Cl 2.6-10

Pr. Paulino Cordeiro | 10-01-2008 18:53:49

Você já viu uma pessoa tonta, andando? - É horrível, passos incertos e inseguros; tropeços e tombos; não sabe de onde veio e nem para onde vai. Não desperta um forte desejo de ajudá-la?

A pior tonteira é a espiritual, só tem uma maneira de  estarmos ordenando os nossos passos: receber a Jesus como SENHOR e Salvador e seguir aos Seus mandamentos: Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai NELE - v.6.

Atualmente, com tanta perdição, como poderia alguém estar salvo? Como pode uma pessoa obter a perfeição? Deus, através da sua Palavra, assegura que em Cristo somos salvos e aperfeiçoados.

01.   Como ordenar os passos?

A primeira atitude é receber a Cristo como SENHOR e Salvador, isto é, permitir que Jesus governe a minha vida (andar nEle). Se tenho um SENHOR, então sou  servo e não posso esquecer de que o servo faz somente a vontade do seu SENHOR.

Estar radicado (enraizado) em Jesus - v.7 e João 15.5.

Estar edificado em Jesus - v.7 e Mateus 7.24-25.

Estar confirmado na fé - v.7 e Hebreus 11.6.

Tal como foste instruído, cresça em ações de graças - v.7 e  Filipenses 4.6.

Saber que em Jesus habita toda a plenitude Divina -v.9.

Ser aperfeiçoado em Jesus Cristo - v.10 e Hebreus 13.21.

Sujeitar-se à autoridade de Jesus, Ele reina sobre todos, pois, é o cabeça de todo principado e potestade - v.10 e Mateus 28.18.

02.   Como evitar a tonteira espiritual?

Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo - v.8.

O Espírito Santo, usando Paulo, lança um alerta geral: CUIDADO!!!!!!

Cuidado!!! Vigie e ore sem cessar, o diabo está com armadilha pronta - 1ª Pedro 5.8

Enredar: É o ato de aprisionar com uma rede. O maligno tem muitas redes armadas ao teu redor. Você está vendo estas armadilhas? CUIDADO!!!!

Filosofia: É a busca da sabedoria, seguindo a razão humana. Deus deixou mandamentos e a verdadeira sabedoria vem pelo conhecimento e obediência da Sua Palavra. CUIDADO!!!!   

Vãs sutilezas: Argumentos delicados, visando embaraçar alguém. CUIDADO!!!!   

Tradição dos homens: É um método rebelde e mentiroso, visando ocultar as verdades contidas na Bíblia e ditadas por Deus. CUIDADO!!!!   

Conclusão

Se quisermos ter uma vida equilibrada, andar com passos firmes e vitoriosamente, devemos fugir de toda a filosofia mundana que sutilmente lança redes para impedir o crescimento dos Crentes. Devemos evitar o domínio de todas as tradições do mundo, pois, a única e verdadeira tradição é a que procede de Deus, a Sua Palavra que é a Bíblia.

Quem quiser viver sem tonteiras espirituais seja obediente, tenha fé e siga a Cristo: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me - Lucas 9.23.

Pr. Paulino Cordeiro - 06.01.2008 - noite