FILHO MEU – Hb 12.1-13

| 04-01-2008 23:48:30

Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - duração de 28'46'', tamanho de 1,64MB).

Vimos, no sermão anterior, que Jesus em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia (humilhação pública), e está assentado à destra do trono de Deus. Agora, o Espírito  Santo quer fortalecer-nos na luta contra o pecado, exortando-nos sobre a importância da correção e da disciplina que vem do SENHOR

Jesus enfrentou todos os tipos de humilhações, tentações e aflições, mas venceu o mundo, ensinando-nos o caminho da vitória.

 01.  Filho meu, não menosprezes a correção do SENHOR - v.5

O que é correção?

É um treinamento oferecido pelo Pai para formar  um bom caráter, em cada erro que o filho comete, ali está o Pai aplicando a correção mais adequada a cada situação.

Como saber se é uma correção?

O Pai é justo e cheio de amor; quando "arder o lombo", antes de se fazer de vítima, examine a tua consciência e verá que entristeceu ao Pai com algum tipo de rebeldia à Sua Palavra, a Bíblia.

Não despreze a correção que vem do SENNHOR, agradeça ao Pai Celestial e converta-se dos seus maus caminhos (2º Crônicas 7.14).  

02.   Filho meu, não desmaies quando és reprovado - v.5

O que seria desmaiar?

Muitas pessoas desviam-se da Palavra e rebelam-se aos mandamentos de Deus; daí, começam a apanhar a toda hora e de todos os jeitos, rejeitam a correção de Deus; o diabo endurece-lhes o coração e, de rebeldes, começam a julgarem-se vitimas, negam a Deus e à Sua Palavra, a Bíblia.

Quem desmaia na fé torna-se uma pessoa derrotada e escrava de satanás.

Como saber quando está reprovado?

Reprovada é aquela pessoa que vai mal numa prova. Somos constantemente provados por Deus e tentados pelo diabo. A reprovação só acontece quando não estamos vigilantes (1ª Pedro 5.8) para percebermos a provação ou a tentação. Quando não aceitamos uma provação Divina ou caímos numa tentação do diabo, ambas as atitudes são de rebeldia a Deus, e assim acontece a reprovação.

Então, a Palavra diz: Não desmaies quando por Ele és reprovado; e daí, como não desmaiar? É muito simples, todas as vezes que você receber correções de Deus, serão oportunidades para humilhação e arrependimento, curve-se com gratidão diante do Trono de Deus e peça perdão.

03.   O Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe - v.6

Você é filho, filha de Deus?

Você tem certeza de que Deus te ama?

Então, esteja sempre com o "lombo" pronto para receber a correção e até o açoite de Deus. É claro que Deus não tem prazer na nossa dor, mas se não somos espirituais o suficiente para estarmos, sempre, indo a Deus por amor, então, iremos pela dor da correção e do açoite.

Deus tem um grande amor por nós (João 3.16), a ponto de entregar Seu Filho, Jesus, para morrer no nosso lugar. Pelo Sangue de Jesus fomos resgatados da escravidão do pecado e feito filhos de Deus.

Glorifique a Deus, se você está sendo provado, corrigido ou disciplinado, Ele te ama. Lembre-se, sempre, só os filhos e filhas recebem este cuidado.

04. É para disciplina que perseverais; pois que filho há que o pai não corrige?

Nos originais Gr e Hb, corrigir é a função do pai, visando moldar o caráter, treinar os filhos e as filhas, para que sejam vitoriosos na vida.

Os filhos sábios perseveram em tudo o que Deus manda; e o quanto mais perseveram, mais disciplinados e corrigidos são.

Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual - v. 8-9.

Conclusão

Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor - Hebreus 12.12-14.

Pr. Paulino Cordeiro - 30.12.2007 - noite