CONSELHOS À IGREJA – Ap 2.1 - 3.22

| 19-11-2007 12:43:30

Já compartilhamos os elogios e as censuras de Jesus, agora estejamos atentos aos Seus CONSELHOS. Então, o que seria um CONSELHO? É um aviso, uma opinião que se dá sobre o que convém fazer, com um fim construtivo.

Passados quase dois mil anos, estas Igrejas locais não existem mais, as cidades não existem mais, hoje, naquela região acha-se a Turquia.

Jesus é o Deus que tudo vê; via a Igreja daquele tempo e vê a Igreja de hoje. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à Igreja! 

01.  À Igreja em Éfeso - 2.5

Significado: Éfeso, significa desejável.

Conselho: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

Lembra-te, arrepende-te e volta à prática: É um forte apelo à memória, despertando-os para perceberem que estavam apenas sobrevivendo, pois, tinham abandonado o primeiro amor, tinham muitas qualidades, porém, não estavam ganhando vidas para Jesus.  Dá a entender que os crentes de Éfeso apenas eram vistos como diferentes, mas não estavam influenciando outras pessoas a ponto de ganhá-las para o Reino de Deus. Vemos que a Igreja em Éfeso não mudou e foi removida, lá predomina o islamismo.    

02.  À Igreja em Esmirna - 2.10

Significado: Esmirna, significa mirra, um dos presentes dado ao Senhor Jesus, pelos reis. A mirra é um pequeno arbusto encontrado nos desertos da África. É necessário esmagar os galhos para extrair a sua perfumada resina.

Conselho: Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte...

Estes Crentes são uma figura da Verdadeira Igreja, que juntamente com toda a Igreja do Senhor Jesus, sofreram tribulação e martírio sob o domínio de dez imperadores, de Nero a Diocleciano. A matança de Cristãos foi terrível; em uma só catacumba de Roma foram encontrados ossos de 174.000 pessoas (Milenium Champlin vol 6, pg 397). Foi por isto que Jesus aconselhou-os a permanecerem fiéis até à morte, pois, seriam quebrados ao longo da história e deveriam estar prontos para exalarem o perfume de Cristo.  

03. À Igreja em Pérgamo - 2.16-17

Significado: Pérgamo pode significar casamento, uma igreja mundana; falsas doutrinas circulavam dentro dela, crentes de Pérgamo estavam casados com o mundo.

Conselho: Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas...

Deus é puro e não aceita imoralidades na Sua presença:

Alguns Cristãos eram fiéis, mas a maioria queria estar na Igreja praticando as coisas do mundo, filosofias dos pagãos, ignorando a exigência de santidade, pois escrito está: Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte - Ap 21.8 

04. À Igreja em Tiatira - 2.25

Significado: Tiatira significa sacrifício, dificuldade.

Conselho: tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.

Era uma Comunidade que crescia em todas as boas obras, porem, tolerava a mentira, idolatria e prostituição, incentivados por Jezabel, falsa profetisa. O espírito de Jezabel provoca a ira de Deus, a ponto de serem percebidas as pragas e maldições sobre as pessoas: Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras - Ap 2.23.

05. À Igreja em Sardes - 3.2-3

Significado: Sardes significa remanescente, o que escapou.

O espírito de Jezabel regia o culto a Baal, pervertendo o povo de Deus a práticas abomináveis,  como a prostituição e a alimentação com carnes sacrificadas a ídolos.

Conselho: Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.

Aquela Comunidade estava quase morta (consolida o resto que estava para morrer), era necessário voltar a ser (vigilante) obediente à Palavra recebida e era urgente o arrependimento, pois viviam apenas de aparências, eram sepulcros caiados, bonitos por fora e podres por dentro.

06. À Igreja em Filadélfia - 3. 11

Significado: Filadélfia significa amor fraternal

Conselho: Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Os Crentes daquela cidade estavam bem firmados, com fé, na Palavra e viviam o amor fraternal (João 13.34-35). Jesus aconselha: Conserva o que tens. Conseguir um destaque é uma vitória momentânea, mas manter-se em destaque é uma vitória permanente. Os Crentes em Filadélfia eram um exemplo diário, de amor ao  Deus Vivo, a todos os seus conterrâneos.

Porquê um alimento é mantido em conserva? Para não apodrecer!!!!!

A Comunidade que não se coloca em conserva, segundo a Palavra de Deus, também apodrece!!!!!!!

07.  À Igreja em Laodicéia - 3.18-20

Significado: Laodicéia, significa que é de Laodice. Laodice, significa justiça pública, justiça do povo, uma justiça da tradição.

Conselho: Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.  Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

A Comunidade Cristã em Laodicéia, literalmente "se achava" feliz, rica e poderosa, mas espiritualmente era infeliz, miserável, pobre e cega; é por isto que Jesus afirma "aconselho-te que de Mim compres", pois, os tesouros espirituais são superiores aos terrenos. Tinham o ouro terreno mas não tinham o tesouro celestial; tinham o colírio para os olhos, mas eram cegos espirituais; fabricavam roupas, mas andavam em nudez espiritual; em fim, "se achavam" muito felizes, mas eram infelizes.

Jesus oferece a solução: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.   

Porque você está esperando? Abra!

Conclusão

Acabamos de receber os mais lindos conselhos do SENHOR Jesus, a decisão é nossa, segui-los ou ...

Cuidado com o ditado popular: "Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia"  Este ditado é uma astúcia do diabo, pois, a Bíblia contem os mais sábios conselhos, a exemplo dos que acabamos de receber, e são de Graça.

As sete Igrejas locais, mencionadas por Jesus, representam a totalidade da Sua Igreja, pois, Ele dirige-se à IGREJA QUE ESTÁ EM Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, portanto escreve ao Corpo de Cristo.

Cada Igreja local enfrenta situações diferentes, é por isto que Jesus se reporta a cada uma de maneira diferente, mas, podemos facilmente perceber que estes decretos dados às igrejas formam um conteúdo único, direcionado à Igreja de todos os tempos. 

Qual tem sido a nossa atitude, seguir a sabedoria dos conselhos do SENHOR Jesus ou a estupidez da auto-suficiência?

OBS.:: Um resumido contexto histórico, conforme Champlim, de cada cidade poderá ser verificado no sermão Elogios à Igreja. 

Pr. Paulino Cordeiro - 18.11.2007 - noite