DEUS QUER TE ABENÇOAR – Isaías 55

| 09-07-2007 11:59:45

Muitos do povo de Deus, após a libertação do exílio, ainda permaneciam na Babilônia, sem a direção de Deus, fora da Aliança.

Deus fala pela boca do profeta exortando de forma figurada, fazendo propostas muito atraentes  "comprar sem dinheiro", "vida abundante",  "uma Aliança Perpétua", mas tem uma condição: Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto - v.6.

Na verdade, este povo desgarrado e desorientado está sendo conclamado para viver a Graça do Reino de Deus.

Podemos entender que Isaías está profetizando um tempo de Graça , para aquele povo e para o futuro, através de Jesus Cristo: Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede - João 6:35.

01. Deus quer te abençoar, dando sustentação espiritual - v.1-2

No exílio, muitos se afastaram da Lei, sofreram as influências do paganismo, preferiram ficar na Babilônia buscando satisfação naquilo que não agradava a Deus.

O convite é figurado, Ele fala de necessidades materiais, oferece o sustento, sem preço. Em Jerusalém era comum o vendedor, gritando nas ruas, para vender a água que saciava a sede. A oferta inicial é água de graça, mas termina com  um banquete e finos manjares, "comei o que é bom e vos deleitareis".

O apelo é feito para comprar sem dinheiro, os clientes são "vós que não tendes dinheiro"; é algo incomum! Também lança um questionamento: Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?

Esta representação maravilhosa, cheia de Graça e Amor, retrata o Banquete da Salvação oferecido pelo nosso Deus, o Bom Pastor, que oferece o que é bom para as Suas ovelhas, contrastando com aquilo que a Babilônia oferece, que são os prazeres do mundo. Deus quer a todos na sua Mesa Real!

A salvação é Graça recebida por fé, sem dinheiro e sem preço. Tudo o que é necessário é que as pessoas tomem para si o que Deus lhes oferece.

Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares - v.2b.                    

02. Deus quer te abençoar, firmando uma Aliança perpétua- v.3-7

O nosso Deus é Deus de Alianças! Agora fala de uma Aliança superior, pois é eterna que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. Nosso Deus, também, é Deus de promessa e cumpre o que promete.

Deus prometeu a Davi: Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre - 2Samuel 7.16. Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão - Romanos 15:12.

Irmãos, depois de Davi, filho de Jessé, todos os reis foram chamados filhos de Davi, também, Jesus foi chamado Filho de Davi e Raiz de Jessé.

Agora, entenda o que quer dizer inclinais os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e vossa alma viverá. A aliança não é somente com a nação de Israel, é firmada com todas as pessoas que recebem, com boa vontade, a Graça do Reino de Deus. Assim, Jesus está entronizado como Príncipe e Governador dos povos - v.4.

Sabemos que a nação de Israel rejeitou e continua rejeitando a Jesus como Redentor, por isso Deus rejeitou a nação de Israel e constituiu uma Nação formada por todos os salvos na face da terra. Esta Nação se chama Reino de Deus e Jesus é o Senhor.

Nesta Nova Aliança, é anunciado o fim do ritual, pois, é para "todos vós, os que tendes sede" e "vós, os que não tendes dinheiro"; anuncia algo superior, sem preço, é a revelação do tempo da Graça.

Esta Nova Aliança tem uma condição, devemos aproveitar a oportunidade: Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar - v.6-7.

03. Deus quer te abençoar, cumprindo a Sua Palavra - v.8-13

O que eu acho lindo de Deus, neste texto, é que tendo nos feito inteligentes, nos faz raciocinar, estabelecendo um comparativo entre a autoridade Dele e do homem, visando abrir o nosso coração para a fidelidade da Sua Palavra.

Deus está lançando um questionamento: Quem é você, na tua auto-suficiência,  para pensar que sobrevive sem a minha benção? (v.8-9). Assim como as colheitas dependem da minha ação sobre a natureza, assim você depende da minha fidelidade naquilo que prometo! (v.10-11);

Assim como foi glorioso o retorno da Babilônia, como se os desertos se transformassem num lindo jardim e batendo palmas para os vitoriosos, assim é quando saímos do mundo, uma vida seca se transforma num lindo jardim, bem regado, cheia de vida no poder do Espírito Santo (v.12-1

Conclusão

Esta profecia já se cumpriu com a vinda de Jesus. Ela já se cumpriu na tua vida? Deus quer te abençoar! Você tem sede, tem fome da Graça do Reino de Deus? Então, porque está indeciso?

Comprar sem dinheiro, significa que foge dos padrões terrenos, pois, é sobrenatural, o preço da Graça foi pago na cruz do calvário: Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei...

Deus quer te abençoar, confesse a Jesus como Senhor e Salvador (Romanos 10.9-10) Ele quer ser teu amigo verdadeiro (João 15.14).

 

Pastor Paulino Cordeiro - 07.07.2007 - noite