DEUS É TREMENDO - Salmo 111

| 13-06-2007 12:34:42

 

"Tremendo" é quem faz outra pessoa tremer, por medo ou por reverencia, que causa temor, que é extraordinário.

Deus é temendo: Deus é O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens - Salmo 11.4.

As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes - Salmo 12.6. Imagine-se estar na presença da maior celebridade ... exigiria uma serie de preparativos ... e tudo com muita alegria, muito prazer e até uma certa tensão.

Muito bem! o Senhor dos senhores manda avisar que Ele está aqui, está no coração daqueles que O amam!

Ele é tremendo, curve-se diante Dele, bata palmas para Ele!

01.Santo e Tremendo é o seu nome

Grandes são as obras do SENHOR, consideradas por todos os que nelas se comprazem. Em suas obras há glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre. Ele fez memoráveis as suas maravilhas; benigno e misericordioso é o SENHOR. Dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança. Manifesta ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações. As obras de suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os seus preceitos. Estáveis são eles para todo o sempre, instituídos em fidelidade e retidão. Enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança; Santo e Tremendo é o seu nome - Salmo 111.2-9.

Se Ele é Santo, exige santidade: Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus -  Levítico 20.7. Hoje, as pessoas estão confundindo santidade com ser bonzinho.

Se Ele é Tremendo, exige temor! Os povos perderam a noção de temor a Deus, temor às autoridades. As pessoas estão ficando, a cada dia, mais irreverentes, mais indisciplinadas e perdidas.

O ser humano estava irremediavelmente perdido, mas Deus é tremendo, "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (ver João 3.16 e 36).  

Quando nos achegamos a Ele encontramos o Salvador amigo e amoroso: "Benigno e Misericordioso é o Senhor", mas Ele também é Santo e Tremendo.

O temor a Deus faz com que o pecado seja feio e vergonhoso: Daniel 9.4 e 8 pediu perdão de Deus pecados.

Só reconheceremos a desgraça do pecado quando reconhecermos que o nosso Deus é Santo e Tremendo.

02.Compartilhando o temor a Deus

Deus fez o ser humano sociável, necessita de uma vida comunitária, morre se ficar isolado, precisa compartilhar sua fé, sua vida e até a vida dos outros. Deus deixa princípios bem definidos para a nossa vida comunitária (Salmo 1)

Compartilhando na Igreja: Aleluia! De todo o coração renderei graças ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembléia - Salmo 111.1.

Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! - Salmo 107.31.

Anunciando a todos: Falar-se-á do poder dos teus feitos tremendos, e contarei a tua grandeza. Divulgarão a memória de tua muita bondade e com júbilo celebrarão a tua justiça - Salmo 145.6-7(Marcos 16.15).

Precisamos falar aos outros sobre o Deus Tremendo ... falar ... falar ... falar sobre o doador da vida eterna, falar sobre o tremendo poder de Deus na Igreja.

03.Tremendo Senhor e Maravilhoso Salvador

Santo e Tremendo, duas palavras que descrevem a Jesus, o Cristo, ressuscitado. Santo porque foi tentado, mas nunca pecou e, também, é Maravilhoso por sua obediência vicaria, pois morreu no nosso lugar e foi obediente até a morte e morte de cruz (Filipenses 2.8).

Deus "enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança; santo e tremendo é o seu nome"

Deus é Santo e Tremendo, é puro e não aceita impurezas na Sua presença, por isto é que ordenou: Sede santo porque Eu Sou Santo!

O homem não tem capacidade para purificar-se, então Deus enviou a redenção através de Seu Filho Jesus e estabeleceu Sua Aliança no Sangue do próprio Filho, para purificar todo o pecador arrependido (1ª João 1.7). 

O segredo do calvário é que Deus desceu não para salvar seu Filho, mas para moê-Lo em nosso lugar. Jesus não morreu por causa das torturas, agonizou pelo peso dos nossos pecados.

João 3.36: Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Quem rejeita o Salvador e seus mandamentos está debaixo da ira de Deus!

Se você aceita o Salvador, a Vida Eterna te espera!

Conclusão

Deus! Deus! Deus! Santo e Tremendo é o Seu Nome!

Deus é Santo e Tremendo! somos um povo privilegiado. Temos vivido em santidade e temor?

Deus enviou o Seu Filho Amado para resgatar-nos. Temos permitido a Obra de Deus na nossa vida? Temos compartilhado com os outros sobre os milagres de Deus na nossa vida?

Paulino Cordeiro - Pastor - em 13.05.2007 - noite