CARÁTER CRISTÃO, COMO CONSTRUIR? – 1ª Tm 11-16

| 10-04-2007 18:10:56

O que é caráter? Índole, marca, propriedades espirituais, morais e intelectuais que distinguem as pessoas entre si.

O que é caráter Cristão? Você já viu o sol nascer? No início parece ser uma gigantesca gema de ovo, depois brilha, cada vez brilha mais e mais, até ser pleno dia, assim é a formação do Caráter Cristão; o Espírito Santo vai transformando "a minha vontade" e cada vez mais e mais eu vou manifestando "a vontade de Deus Pai" em Jesus, o Cristo.  

01.  Tem um padrão a ser seguido - v.12

Deus respeita o indivíduo mas existe uma "forma" na qual todo o convertido deve ser encaixado, que é o caráter e o exemplo de Cristo.

Na Palavra: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade - 2ª Tm 2.15.

No procedimento:  Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras - Tiago 3.13.

No amor: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros - Jo 13.35.

Na fé: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem - Hb 11.1.

Na pureza: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento - Fp 4.8.

02.  Exige dedicação, esforço - v.13

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele -  Mateus 11.12.

Aplica-te à leitura: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra - 2ª Tm 3.16-17.

Aplica-te à exortação: Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a - Atos 13.15.

Aplica-te ao ensino: E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo - Atos 5.42.

03.  Exige cumprir deveres - v.14-15

Deus criou o ser humano inteligente, com a capacidade de escolha, é por isto que todo a sociedade humana deve ser norteada por direitos e obrigações.

Não te faças negligente para com o dom que há em ti: Recebemos habilidades preciosas de Deus, cabe a nós fazer bom proveito dos talentos que recebemos ou enterrá-los (Mt 25.14-25).

Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto: Recebemos de Deus a Sua poderosa Palavra, como filhos da obediência devemos ser cuidadosos e esforçados para que alcancemos sucesso completo.

Conclusão

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes - v.16.

Notem bem a conclusão de Paulo a Timóteo:

- Tem cuidado de ti mesmo: Você é templo do Espírito Santo!  Pratique as obras do Espírito e não as da carne.

- Tem cuidado da Doutrina: Medite na Palavra e seja cuidadoso para fazer tudo segundo Ela manda, esforça-te!

- Fazendo assim: Vivendo em santo comportamento e piedade salvarás a ti e aos teus ouvintes.

                    Pr. Paulino Cordeiro - 08.04.2007 - noite