CARÁTER CRISTÃO – Mt 25.1-12

| 02-04-2007 15:32:03

 As dez virgens tinham a mesma esperança: Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo - v.1.

As dez virgens representam a Igreja aparente, ou seja, representam todos os crentes que vão à Igreja, participam dos estudos nos lares, lêem a Bíblia, entregam dízimos, dão ofertas, fazem caridades, participam da Santa Ceia, oram em nome de Jesus, etc.

Note bem, num primeiro momento, as dez virgens estão em igualdade de comportamento, aparente, até pegaram as suas lâmpadas e saíram ao encontro do Noivo.

Aparentemente, noivas maravilhosas, representam a Igreja que auto-intitula-se avivada, correm para lá e para cá esperando a vinda de Jesus. Pelas suas atitudes parecem muito ativas, emocionam-se e causam grandes emoções; enchem templos com milhares de pessoas. É um grande frenesi arrebatador à espera do Maravilhoso Noivo. 

Jesus deixa bem claro que há noivas de verdade e que, também, há noivas falsas, parecem mas não são. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes - v.2.

Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas - v.5-6.

Vemos que todas as virgens dormiram, mas somente cinco dormiram na presença de Deus e estavam prontas para o Noivo, as demais ficaram fora.

Apocalipse 22:15  Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.   

01. O caráter das virgens néscias - v.3

Néscia quer dizer estúpida, insensível, apática. As néscias representam todos aqueles que querem Jesus, mas não querem ser de Jesus, estão sempre postergando os compromissos da fé.

As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo - v.3. As pessoas que vivem só de aparências não buscam a provisão Divina.

As virgens néscias "tomaram as suas lâmpadas", isto representa a aparência exterior, mas não levaram azeite para as lâmpadas. Uma lâmpada é sempre uma lâmpada, mas é do seu interior que vem a luz, se tiver azeite, assim deve ser o Crente, pois, só será a verdadeira luz se o Espírito de Deus habitar nele.

As virgens estúpidas pensavam tirar proveito das demais: E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando - v.8.  

Meus irmãos a comunhão é vital para o Cristianismo, mas deve nascer de dentro para fora, é uma experiência pessoal, ninguém é recebido por Jesus se não buscar a santidade pessoal. Cada um deve buscar o "azeite", a unção do Espírito Santo não pode ser emprestada por pessoas, é doação de Deus Pai. Os estúpidos na fé são secos, não têm o azeite que representa o Espírito Santo e Sua Unção.

Notem bem a auto-suficiência das estúpidas: Tentaram buscar solução com seus próprios recursos: E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta- v.10. Notamos que elas apenas estavam entre as pessoas santas, mas não sendo santas esperavam conseguir a salvação por meio de recursos terrenos.

Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço - v.11-12.

Que palavra dura de ouvir: Não vos conheço!!

Esta frase de Jesus lembra-nos o que está escrito em Mateus 7.22-23; 25.30.

02. O caráter das virgens prudentes - v.4

No entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas - v.4.

Prudente quer dizer cauteloso, previdente, sábio, sensato.

As prudentes representam a verdadeira Igreja do Senhor Jesus; são obedientes e tomam todos as cuidados, pois Jesus voltará como Justo Juiz e só receberá os puros.

A tônica das prudentes foi que, além das lâmpadas, levaram azeite. Este azeite retrata a sabedoria do crente na busca do caráter cristão diário para que não caia nas ciladas do diabo e seja luz.

O azeite ao queimar produz a chama que ilumina; o verdadeiro crente tem o caráter moldado no fogo do Espírito, é luz e não envergonha o nome de Jesus.

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo - 1Ts 5.23

Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! - v.6. Meia-noite é o momento das mais profundas trevas; o mundo jaz no maligno; vivemos tempos de profundas trevas, somente os prudentes estarão prontos para Jesus. As trevas encobrem a humanidade, você está pronto para  ver Jesus?    

... chegou o noivo, e as que estavam apercebidas (prudentes) entraram com Ele para as bodas; e fechou-se a porta - v.10. Crentes penetras não entram, fora ficam!!!   .                                                                                     

Conclusão

Irmãos, eis a igreja visível formada por todos aqueles que se dizem ser cristãos, já notaram a diferença, há crentes estúpidos na fé e há crentes sábios no poder da Palavra e do Espírito Santo.

Os estúpidos pensam que podem dar um jeitinho para entrar no Céu, não buscam o caráter de Cristo.

Os prudentes buscam a provisão diária na leitura da Bíblia, na oração, na comunhão, nas boas obras; buscam o Reino de Deus e sua Justiça em primeiro lugar (Mt 6.33).

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora - v.13.

 

Pr. Paulino Cordeiro - 01.04.2007 - noite