O RETRATO FALADO DE CRISTO - Apocalipse 1.12-18

Pr. Paulino Cordeiro | 09-03-2007 22:27:53

A vaidade do homem tem criado falsos retratos de Cristo e isto é idolatria. Vemos esculturas e desenhos, que dizem ser de Cristo, idolatrados por multidões. Exixtem aqueles que penduram o "crucifixo" na cabeceira da cama, no pescoço, carregam o tal retrato na carteira e até beijam tais figuras.

O próprio Jesus, porém, nos fornece um retrato muito verdadeiro e muito além daquilo que o homem possa imaginar. Jesus apareceu ao apóstolo João na ilha de Patmos, e assim o apóstolo o descreveu:

01. Sua Cabeça e Cabelos - v.14a

A brancura de Seus cabelos simboliza a sabedoria de Jesus Deus, pois Ele é o ancião de dias - Rei eterno - Dn 7.9: Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.

Ele é eterno: v.17. ... Não temas; eu sou o primeiro e o último.

Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida - Apocalipse 21:6.

02. Seu Rosto: - v.16b ...

O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

O Glorioso rosto de Cristo ilumina: Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo - 2 Coríntios 4:6.

Jesus andou nos caminhos da santidade e obediência, quem segue os Seus caminhos não andará em trevas: João 8:12 - Nos passos de Jesus temos a luz da vida.

Quem segue a Jesus sabe "para onde vai": Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai. - João 12.35.

03. Seus olhos eram como chamas de fogo - v.14b

Fala da Onisciência de Jesus, vê todas as coisas. Esta simbologia mostra Onisciência de Deus e sua Ira contra o que não é Puro e Santo. Fala da justiça de Deus que consome toda a impureza, fazendo justificação e fazendo juízo.

A sua pá, Ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível - Lucas 3.17..

E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana - João 2.25.

04. Sua voz era como a de muitas águas - v.15b

Todos nós sabemos como a vós das águas é forte e se faz conhecida no mundo inteiro. A voz do Dilúvio é conhecida até hoje; lembram-se da voz do Tzunami? E das atuais enchentes que apavoram multidões pelo mundo afora?

A Poderosa voz de Deus é ouvida por todos, mas muitos não obedecem. Chegará o dia em que todos ouvirão e se curvaram diante de Jesus, quando Ele voltar.

Porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! - Mt 25.33-34.

Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas. A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade - Salmo 29.3-4.

05. Da Sua Boca saía afiada espada de dois gumes - v.16b

A palavra de Jesus julga com perfeição: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas - Hb 4.12-13.

A palavra de Jesus tem autoridade - João 7.46: Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem.

06. Na mão direita tinha sete estrelas - v.16a

As sete estrelas simbolizam os pastores das sete Igrejas (v. 20). Aleluia, Jesus tem na Sua mão todos os pastores (anjo = mensageiro) e ninguém escapa do Seu amor e da Sua justiça; a Igreja está inteiramente sujeita ao Senhor Jesus, através dos pastores, seus anjos mensageiros, que são os encarregados para liderarem as ovelhas e alimentá-las com a sã doutrina, extraída exclusivamente da Bíblia. Quem obedece ao Cristo tem segurança total, pois está na Sua poderosa mão.

07. Nas mãos as chaves da morte e do inferno - v.18

...estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

Jesus, após morrer e ressuscitar, assentou-se à direito do Pai e recebeu todo o poder: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra - Mateus 28.18.

O apóstolo Paulo, no poder do Espírito Santo, declara que Jesus derrotou a morte e o inferno: E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo -1 Coríntios 15.54-57.

08. Vestia roupas talares e um cinto de ouro cingia-lhe o peito - v.13

Cinto fala do serviço pastoral, como Rei e Sacerdote: Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos - Mateus 20:28.

O ouro fala de Divindade e Glória - proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos - Apocalipse: 5.12-13.

09. Seus pés eram semelhantes ao bronze polido - v.15ª

Os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha, transmitem a idéia de que estes pés eram brilhantes e ardentes como fogo, como o juízo de Deus.

Na Bíblia, bronze simboliza o Juízo de Deus. Então, podemos entender que Jesus está prestes a voltar, como Ele mesmo anunciou; como Justo Juiz.

Conclusão:

Estes simbolismos de Jesus, na visão, são descritos como Sua presença no meio da Igreja: 1.12-13 - Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros (totalidade das igrejas) de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem (Jesus), com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro...

Este retrato falado é apenas uma amostra da verdadeira pessoa de Jesus. Só aqueles que aceitarem Jesus Cristo como salvador, obedecerem e permanecerem fiéis até à morte terão a satisfação de contemplar o verdadeiro Jesus e ter com Ele a comunhão eterna no Céu.

Pr. Paulino Cordeiro - 04.03.2007 - noite