FILHOS POR ADOÇAO – Rm 8.12-17

| 26-02-2007 15:09:30

 

Adoção, no tempo de Jesus, era o meio pelo qual um homem e uma mulher, casados, usavam para perpetuar o nome da família e deixar sua herança espiritual, cultural e material. Aquele ser humano, abandonado e rejeitado, passava a ter um "ABA", que em Aramaico quer dizer, afetivamente, "papai, paizinho ou, nos dias de hoje, paizão.

E daí? Daí que cabe a cada um de nós respondermos a esta pergunta: Já sou um filho de Deus por adoção?

01. O que devo fazer para ser adotado?

O processo de adoção pelas leis humanas é burocrático, humilhante e doloroso, pois são feitas muitas exigências dos pais adotivos. Por outro lado, a Adoção Divina já tem um modo extremamente simplificado, pois há dois mil anos atrás, no nome e no Sangue de Jesus, foi quebrada toda a burocracia ritualista, basta seguir o protocolo estabelecido.

Crer em Jesus Salvador: João 3:36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Confessar Jesus como Senhor: Mateus 10:32 - Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Renunciar as obras da carne: Rm 8.13 - Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.

Deus deu ao ser humano a capacidade de escolher entre o bem e o mal: Dt 30.19 - Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.           

02. Como saber se já sou Filho de Deus?

Aqui na terra existem Cartórios de Registro Civil onde as pessoas têm seus nomes registrados, fica a disposição para consultar quando for necessário, mas Como saber se já sou Filho de Deus?

Sou guiado pelo Espírito de Deus: Rm 8.14  - Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Não sou escravo do diabo e tenho intimidade com Deus, Aba: Rm 8.15 -  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados (2Tm 1.7), mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

O Espírito Santo de Deus confirma no meu espírito: Rm 8. 16 - O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Tenho o meu nome registrado no Livro da Vida: Apocalipse 21:27 - Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.

Tenho uma herança: Rm 8.17 (1 Pedro 1:4 - para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros) - Mas... Sabei, pois, isto: nenhum incontinente (lascivo, sem moderação), ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus - Efésios 5:5.

E então, já sou mais um filho de Deus?

Conclusão

Muito bem irmãos, acabamos de refletir sobre algumas condições para sermos adotados e feitos filhos do Pai Todo-Poderoso, através de Seu amado filho, Jesus, o Cristo. Entendemos que só é filho de Deus quem está registrado no Livro da Vida.

E daí? Daí que ... E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo - Apocalipse 20:15.

Pr. Paulino Cordeiro - 18.02.2007 - noite