O Sangue Libertador - Ex 12.21-24

Pr. Paulino Cordeiro | 14-02-2007 16:16:46

 

Gálatas 5:1 - Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

Todo o poder libertador de Jesus consiste no seu sangue oferecido como sacrifício pelos pecados  da humanidade. Qual o valor e as virtudes do Sangue de Jesus? A partir de hoje você compreenderá porque Deus amou o mundo a ponto de dar o seu único Filho...

 

01. Aspersão com Sangue - EX 12.21-24

O sangue  na bacia era imprestável - só tinha poder quando tirado da bacia e aspergido. Poderiam Ter colocado uma bacia, com o sangue, na entrada da porta? Numa mesa, num pedestal? Seria inválido, a ordem foi aspergir! Se a entrada da casa não fosse aspergida, o anjo da morte mataria os primogênitos.

Este sangue da primeira Páscoa já era um tipo do sangue de Cristo. O sangue derramado no Calvário não ficou lá no chão, mas foi coletado e aspergido no trono da Graça, no Santo dos Santos Celestial. Também não ficou numa bacia, transformou-se numa fonte eterna para aspergir todos os pecadores arrependidos.

 

02. Aspersão com Sangue é para Obediência, Perdão, Proteção, Comunhão.

Infelizmente, muitos crentes não lêem a Bíblia, ou se lêem não têm obedecido, pois não vivem o poder libertador que há no sangue de Jesus, o Cristo (Ungido).

Conforme 1 Pedro 1:2 nós somos: eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

Muitas pessoas continuam escravizadas porque ainda não entenderam que são eleitas, escolhidas para a obediência e aspersão...

Aspersão com sangue é para comunhão e purificação - 1 João 1.7: Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Aspersão com sangue é para Proteção: Quando o inimigo vê o sangue de Jesus no umbral de tua porta ele passa, porque não pode tocar alguém aspergido com o sangue de Jesus - CORPO, ALMA, ESPÍRITO...

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo? (1 Co 6.19)... a porta do teu coração, tua vida, está aspergida com o sangue de Jesus? O Sangue de Jesus não foi deixado numa bacia, está a disposição para ser aspergido nos umbrais dos corações, até aos confins da terra (Hebreus 9:19-28). 

Aspersão com sangue é para Comunhão: Êxodo 24:1-11 (8-11) Você está livre para conversar com Deus e usufruir a Sua companhia, na santa comunhão da Igreja!

Uma das mais importantes aspersões com sangue era feita pelo Sumo Sacerdote. Uma vez por ano ele entrava no Santo dos Santos para fazer expiação, que significa RECONCILIAÇÃO. Entrava com um incensário fumegante, com fogo tirado do altar de sacrifícios, e uma bacia com o sangue de um novilho imolado. Queimar incenso representava a intercessão de Cristo para a remissão de pecados. Jesus está assentado à direita do Pai, intercedendo pelos santos. 

Depois o sacerdote molhava o seu dedo no sangue e aspergia-o sete vezes sobre o propiciatório: Levítico 16:14 Tomará o sangue do novilho e, com o dedo, o aspergirá sobre a frente do propiciatório; e diante do propiciatório, aspergirá sete vezes do sangue, com o dedo.

Quando o sumo sacerdote saía, o povo sabia que Deus havia aceito o sacrifício, e que seus pecados haviam sido perdoados. Israel nunca duvidou disto!  

Amados, nós também temos um Sumo Sacerdote - Jesus, nosso Senhor. Ele é o nosso Sumo Sacerdote, não somente uma vez por ano, mas o tempo todo, até o fim do mundo! Jesus levou Seu próprio sangue para o verdadeiro propiciatório, à presença de Deus, o Santo dos Santos e ofertou-o para a remissão de todos os pecados, de todos os crentes, de todos os tempos. Esta foi a aspersão final! Hb 9.12-14,24.

Jesus levou Seu próprio sangue aos céus por nós! E ele não está ali simplesmente guardado como uma lembrança. É para ser aspergido sobre todos aqueles que vão até Ele pela fé!

 

CONCLUSÃO

Na ceia - 1 Coríntios 11 - Paulo alerta sobre tomá-la indignamente. Eu creio que está nos alertando que se não compreendermos o verdadeiro sentido do sangue (vinho) continuaremos perecendo. Paulo está dizendo: Vocês tomam a ceia mas não acreditam na vitória do sangue de Cristo.

O sangue de Jesus é aspergido sobre nós quando nos abrimos e nos rendemos á pregação do Espírito Santo. Pare de oferecer sangue de animais, o teu sangue (esforço sem unção), permita que o Espírito Santo te batize no sangue de Jesus.

Andar na Luz é ser ungido no sangue: 1 João 1:7 - Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Clame pelo poder e autoridade do Sangue: Eu declaro e quero a vitória que há no Nome e no Sangue de Jesus. Tome posse e tenha a tua consciência e a tua vida purificada no sangue de Jesus.

O sangue de Jesus rasgou o véu, derrubou as paredes, deu a vitória à Igreja e seus santos: Hebreus 10:19 - Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus.

Isaías 61:10 - Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias.

Apocalipse 22:14 diz: Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.  

Pr. Paulino Cordeiro - 04.02.2007 - noite