ARREPENDIMENTO - Atos 3.19-20
Pr. Paulino Cordeiro | 14-02-2007 14:30:54O ser humano vive cercado de necessidades, muitas necessidades, especialmente num país onde reina a injustiça social. Mas a necessidade mais urgente é de arrependimento.
arrependimento tem sua origem na palavra Grega "metanóia" que quer dizer mudança de rumo, conversão. Esta metanóia leva a pessoa a uma radical mudança de vida, ou seja, passa a obedecer somente à vontade de Deus.
01. PORQUE O ARREPENDIMENTO?
Sem o arrependimento as pessoas se tornam duras de coração, se acham perfeitas e corretas em tudo, tornam-se falsos deuses. Você já viu alguém assim? Porque o arrependimento?
É uma ordem: Arrependei-vos - Atos 3.19 - Mateus 4:17 Jesus disse: ... Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
É necessário para a conversão a Deus: Convertei-vos - Atos 3.19. No transito precisamos fazer conversões senão entramos na contramão, assim acontece no mundo espiritual se não houver conversão ficamos na contramão de Deus.
Jesus veio chamar ao arrependimento: Mateus 9:13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.
Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam - Atos 17.30.
02. BENEFÍCIOS DO ARREPENDIMENTO
O arrependimento conduz a vida abundante: Jo 10.9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
É condição para receber o perdão dos pecados: Atos 3.19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados
Livramento dos tropeços: Ezequiel 18:30 - Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o SENHOR Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. 31 Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel?
Recebemos refrigério (frescor, consolação, alívio): Atos 3.20.
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem - Efésios 4.25-29.
03. A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO
Arrependimento é a consciência de que o pecado é rebeldia a Deus e conduz à morte, é importante porque Deus é puro e não aceita impuros na Sua comunhão. É uma radical mudança de direção, abandona o caminho do inferno e retorna para o caminho do Céu.
Arrependimento é livramento para a salvação: 2 Coríntios 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
Livramento da morte: Lucas 13:3 - ... se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.
O arrependimento é reconhecido pelas atitudes do pecador: Mateus 3:8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento - Filho pródigo.
Irmãos, por causa do arrependimento há júbilo no céu: Lucas 15: 9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
CONCLUSÃO
É necessário arrepender-se, abandonar o pecado, retornar à presença de Deus e desfrutar os tempos de refrigério, consolação.
Arrependimento de pecados conduz a confissão: 1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
2 Pedro 3:9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
Pr. Paulino Cordeiro - 28.01.2007 - noite