Sermão 93 – Qual tem sido a minha escolha? – Dt 29.29 a 30.20

| 24-12-2006 16:06:06

 

No livro de Deuteronômio, vemos Deus falando através de Moisés Bênçãos e maldições. Deus deixa muito claro que aquilo que um homem ou uma mulher escolher, Deus respeitará.

  • Olhe, como exemplo, para o capítulo 28, a benção ou a maldição. Deus faz uma proposta muito clara, não engana, nem pode ser enganado!!

  • Dt 29.29 - Devo me ocupar com as coisas reveladas, ou seja, a com a Palavra de Deus que está a meu alcance. As coisas ocultas pertencem a Deus.

  • Dt 30.19 - Deus deu ao homem a capacidade de escolher entre o bem e mal, a benção e a maldição, a vida e a morte.

  • Senhor, qual tem sido a minha escolha?

 

- Benção quer dizer: Graça, favor, benefício, dom do Céu.

- Maldição quer dizer: Praga (você lembra das pragas no Egito, contra o faro e seu povo e das maldições que recaíram sobre os mexeriqueiros e murmuradores no deserto?), execração (horror, aversão, ódio), abominação, imprecação.

  • O Senhor Deus Todo Poderoso, quer que eu escolha a benção, a vida, mas se eu escolher a maldição? Resta sobre mim a ira de Deus, como temos aprendido na Bíblia toda!!

  • Vamos aprender mais um pouquinho sobre benção e maldição?

01. Escolhendo a maldição, o que me acontece?

Jo 3.36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Dt 30.17-18a - Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, 18 então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás ... - Gn 2.17 ... certamente morrerás.

a. Teu coração se desviar = planejar coisas contra a Palavra de Deus.

b. Não quiseres dar ouvidos = não obedecer à Palavra de Deus.

c. Fores seduzido = cair nos encantamentos e prazeres do mundo.

d. Te inclinares a outros deuses = se desviar da verdade, às vezes até usa a Palavra mas para fortalecer idéias contrarias a Deus.

e. Servires a outros deuses = toda e qualquer ação que é contra o Deus Todo Poderoso é servir a outros deuses.

f. Certamente perecerás - Gn 2.17 = perdição completa.

02. Escolhendo a benção, o que me acontece?

Jo 3.16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Dt 30.1-14 - Quando escolho a benção, Deus cumpre as Suas promessas de grande misericórdia.

a. V.1-3 - Se recordar da Palavra do Senhor... Tornares ao Senhor ... deres ouvido à Sua Voz ... então o Senhor mudará a minha sorte!!!

b. V.5 - O Senhor me fará bem...

c. V.6 - O Senhor circundará o meu coração... o que é isso?

d. V.7 - O Senhor derrotará os meus inimigos... o que é isso?

e. V.9-10 - O Senhor me dará abundância... se der ouvidos à voz do Senhor.

f. V.11-14 - O Senhor Deus não pede coisas impossíveis para me abençoar... "14 Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires".

Conclusão

Irmãos, qual tem sido a escolha, o corredor da morte ou O Caminho da vida?

Dt 30.19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, 20 amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade...

Pr. Paulino Cordeiro - Curitiba 08/10/2006 - noite